GP Espanha F1: Lewis Hamilton na frente
Lewis Hamilton na frente foi o mais rápido no primeiro treino livre do GP de Espanha de F1 numa sessão marcada por novo novo problema na unidade motriz da Honda de Fernando Alonso, logo no arranque do treino.
Os dois Mercedes de Hamilton e Valtteri Bottas ficaram ambos na frente, com o finlandês apenas a 0.029s do seu colega de equipa, logo seguidos dos dois Ferrari, com Kimi Raikkonen, que terminou a 0.935s de Hamilton, ligeiramente na frente de Sebastian Vettel.
As equipas ficaram bem agrupadas, com os dois Red Bull logo a seguir, mas o melhor deles, o de Max Verstappen, apenas a 1.185s do melhor Mercedes, numa sessão em que se viu uma surpreendente Haas, com Kevin Magnussen e Romain Grosjean em sétimo e oitavo, isto mesmo depois do dinamarquês ter tido problemas nos minutos finais da sessão. A encerrar o top 10 ficaram Nico Hulkenberg e Carlos Sainz.
Recorde-se que a Mercedes levou para Barcelona várias atualizações para o seu W08, tanto na aerodinâmica como para o motor. Já a Ferrari ficou para já bem atrás da Mercedes, com Vettel a ter problemas com a caixa de velocidades do seu Ferrari. Quanto a Alonso, viu o motor do seu McLaren-Honda ‘explodir’, a que se seguiu um enorme vazamento de óleo na unidade motriz japonesa, com o espanhol a dirigir-se rapidamente para o hotel, abandonando o circuito. Os dois Force India ficaram fora do top 10, e más notícias também para a Williams com Felipe Massa apenas em 14º.
Tempos
1 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 1:21.521 |
2 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +0.029s |
3 | Kimi Räikkönen | FERRARI | +0.935s |
4 | Sebastian Vettel | FERRARI | +1.079s |
5 | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | +1.185s |
6 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | +1.563s |
7 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | +2.149s |
8 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +2.237s |
9 | Nico Hulkenberg | RENAULT | +2.472s |
10 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | +2.483s |
11 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +2.667s |
12 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +2.803s |
13 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +2.879s |
14 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | +3.097s |
15 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | +3.121s |
16 | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | +3.445s |
17 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | +3.661s |
18 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +4.398s |
19 | Sergey Sirotkin | RENAULT | +4.772s |
20 | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA |
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As actualizações na Haas não devem ser muito grandes, dada a pequena diferença entre Magnussen e Grosjean, surpreendente foi ver Vandoorne na frente de Massa. Alonso, com mais um incentivo para Indianapolis.
Quanto às novas regras de identificação, sinceramente, gostei. Acho que quem interpretou melhor as regras, foi a Ferrari, aquele estilo retro está perfeito. Com os carros em andamento, não consegui ver os números nos Touros e na Force India, só quando estavam na box. Na equipa indiana, se em vez de usarem um tom rosa, tivessem usado o preto, sobressaía mais.
Grande upgrade que a Mercedes faz com o carro – a frente é totalmente novas e parte dos flancos também. Muito à frente da concorrência pelo menos no que a aerodinâmica diz respeito. O Red Bull como sempre é tão negro que pouco dá para ver. Mas mais uma vez parece que foram muito tímidos. E assim nunca lá chegarão.