GP dos Países Baixos: Ferrari explicou erro nas boxes…

Por a 7 Setembro 2022 15:25

Todos assistimos à falha da Ferrari na troca de pneus no F1-75 de Carlos Sainz durante a corrida de Zandvoort, e como sempre há uma boa explicação, que em nada diminui o enorme falhanço cometido. 

Quem explicou foi o chefe de estratégia da Ferrari, Inaki Rueda, porque é que a paragem nas boxes de Sainz em Zandvoort correu tão mal.

Carlos Sainz rodava em terceiro nas voltas de abertura da corrida de Zandvoort quando a Ferrari o chamou para as boxes para trocar o seu conjunto inicial de pneus macios por médios, mas o ‘serviço’ provou estar longe de ser simples – o espanhol ficou parado durante 12,7 segundos devido ao pneu traseiro-esquerdo não estar pronto quando chegou à sua boxe.

De acordo com Inaki Rueda, enquanto a chamada para Sainz – que chegou atrasada em resposta ao ‘pitting’ da Red Bull, de Sergio Perez, e para proteger do ‘undercut’ contra o duo da Mercedes Lewis Hamilton e George Russell – não causou problemas ao piloto, a conversa foi outra para os mecânicos: “A chamada para as boxes tem normalmente dois fatores: um é a chamada [de] nós para o piloto, e o outro é a nossa chamada para a nossa equipa de mecânicos”, explicou Rueda. “A chamada para o piloto neste caso veio na altura certa. Carlos não teve qualquer problema em vir para a boxe. Ele sabia que estava a entrar e teve tempo suficiente para fazer o pit lane.

“A chamada para a equipa das boxes costuma vir por volta dos 23 a 24 segundos [antes da paragem das boxes], mas neste caso, porque estávamos a reagir ao que fez Perez, veio mais tarde. Demos apenas 17 segundos à nossa equipa das boxes para reagir.

“A nossa equipa de boxes precisa deste tempo para sair para o local e estar pronta quando o piloto chegar.”

Como tal, a combinação de uma janela mais pequena de tempo de reacção para os mecânicos, e o apertado pit lane de Zandvoort, tudo combinado deixou Sainz mais cerca de 10 segundos mais do que o habitual: “Neste caso, Carlos chegou um pouco mais cedo do que o habitual. O montador de pneus da frente-esquerda conseguiu, mas o de pneus da retaguarda-esquerda não conseguiu passar e teve de dar a volta…

“Para piorar a situação, em Zandvoort temos uma faixa de rodagem muito estreita, e isto significou que o montador de pneus traseiro-esquerdo teve de contornar toda a equipa de paragem na boxe para chegar à sua zona. Foi por isso que que todas as outras três esquinas tinham terminado antes de termos um pneu traseiro-esquerdo para ser montado no carro”.

Para piorar tudo, Sainz foi atingido com uma penalização de cinco segundos mais tarde na corrida por uma ‘libertação insegura’ à frente de Fernando Alonso, durante um período de Safety Car.

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