GP dos Países Baixos F1: Verstappen ‘safo’ por Tsunoda

Por a 5 Setembro 2022 18:25

Max Verstappen venceu o Grande Prémio dos Países Baixos e era o homem mais rápido em Zolder, mas a estratégia quase o deixava numa situação difícil perante os dois Mercedes.

Depois de ter esmagado a oposição em Spa-Francorchamps, o holandês esperava mais dificuldades no circuito do seu país e, na verdade, a sua pole-position na qualificação de sábado deveu-se mais ao erro de Charles Leclerc no segundo sector, que perdia a melhor posição da grelha de partida por apenas 0,021s, que a uma superioridade do piloto da casa.

Para além disso, os Mercedes também não estavam distantes, tendo Lewis Hamilton se quedado pelo quarto posto da tabela de tempos devido ao despiste de Sérgio Pérez na última curva da sua derradeira volta lançada Q3, que precipitou o aparecimento de bandeiras amarelas, obrigado o heptacampeão do mundo a levantar o pé.

Verstappen arrancava da primeira posição, mas teria ainda de dar o seu melhor para se impor perante o seu público, ávido de celebrar um sucesso do seu piloto.

O arranque correu bem ao Campeão do Mundo, que mantinha Leclerc no seu encalço, ao passo que Carlos Sainz, que arrancava de terceiro, conseguia conter o ataque de Hamilton, apesar de um ligeiro toque entre os dois.

Porém, o monegasco da Ferrari conseguia manter-se na esteia do piloto da Red Bull, tendo por diversas vezes acesso ao DRS, isto apesar de ter arrancado com pneus macios usados, contra novos do mesmo composto do comandante da prova.

Poderíamos estar perante um duelo entre os dois protagonistas da temporada, como sucedera em Spielberg, o que prometia uma tarde de emoções fortes.

No entanto, a partir da sétima volta Leclerc começou a perder terreno para Verstappen, deixando de ser uma ameaça para este, estando os dois separados por mais de quatro segundos, quando a Ferrari chamou o seu piloto às boxes para realizar a sua primeira troca de pneus.

O monesgaco deixava de ser um fator na luta pela vitória, mas outro desafiador da hegemonia do holandês emergia.

A Mercedes, com um carro que consegue gerir muito bem os pneus, continuava teimosamente em pista com Hamilton e George Russell, parecendo encaminhar-se para realizar toda a corrida com apenas uma paragem nas boxes, ao passo que Verstappen já tinha assumida uma estratégia de duas paragens, ao passar pela boxe na décima oitava volta das setenta e duas previstas.

A consequência desta divergência estratégica seria que o holandês, depois da sua segunda paragem, teria de perseguir os dois Mercedes e ultrapassá-los em pista se quisesse vencer perante o seu público.

O inglês pararia apenas na vigésima nona volta, regressando à pista na quinta posição a dezanove segundos de Verstappen, uma paragem em Zolder vale cerca de vinte segundos, mas com pneus duros novos, o que lhe permitia recuperar face ao piloto da Red Bull.

Hamilton começou rapidamente ganhar terreno ao líder, mas tinha ainda Pérez pela frente, que não lhe estenderia uma passadeira vermelha para que o passasse.

Quando chegou à traseira do Red Bull número onze, o inglês estava já a apenas dezassete segundos de Verstappen, mas a ultrapassagem ao mexicano custou-lhe quase três segundos, distando 19,9s do Campeão do Mundo, quando despachara o colega de equipa deste.

Aqui a Red Bull poderia ter chamado Verstappen às boxes para montar um novo jogo de pneus médios – os Mercedes já tinham feito um ‘stint’ de cerca de trinta voltas com este composto sem grandes problemas e com bastante gasolina a bordo. Poderia perder um lugar para Hamilton, mas com borrachas oito voltas mais novas e com a vantagem de performance de que gozava face aos carros do construtor germânico, a ultrapassagem não seria uma impossibilidade.

No entanto, os estrategas da formação de Milton Keynes preferiam jogar pelo seguro e manter o seu piloto na estratégia inicial.

Porém, Hamilton continuava a sua cavalgada e na quadragésima sétima volta estava já a apenas treze segundos do líder e no segundo lugar, depois da paragem de Russell e Leclerc. Isto implicava que Verstappen tivesse de recuperar mais de sete segundos e passar em pista o piloto da Mercedes, quando parasse, o que poderia não ser uma formalidade, se abusasse dos seus pneus.

Porém, na volta seguinte, as pretensões de Hamilton sofreriam um revés, quando Yuki Tsunoda parava em pista com a suspeita de um problema no diferencial do seu AlphaTauri.

Com o carro de Faenza imobilizado, a corrida foi neutralizada com um Safety-Car Virtual, o que permitia a Verstappen realizar uma passagem pelas boxes sem perder o comando.

A vantagem estratégica da Mercedes esfumava-se. Os homens da formação de Brackley chamaram os seus pilotos para realizar uma troca de pneus, esperando que, ao montar médios, contra os duros do holandês, pudesse dar a Hamilton e a Russell uma vantagem de performance, que, no entanto, nunca se materializou de forma definitiva.

A prova sofreria novo volte de face, na quinquagésima sétima volta, quando Valtteri Bottas parava na reta da meta com problemas de motor no seu monolugar.

O Safety-Car entrou em pista, dando às equipas novas oportunidades estratégicas. A Red Bull resolveu parar os seus pilotos, percebendo que, mesmo concedendo posição em pista, com macios usados perante pneus já com muitas voltas, a sua vantagem seria de tal forma evidente que Verstappen rapidamente recuperaria o comando.

A Mercedes, manteve inicialmente os seus pilotos em pista, deixando-os nas duas primeiras posições. Com pneus mais usados, mas com posição em pista, os estrategas de Brackley esperavam poder contrariar a equipa de Milton Keynes.

Contudo, Russell resolveu pedir à Mercedes para parar e trocar de pneus, tendo esta acedido ao seu piloto, o que deixou Hamilton desprotegido no comando, com Verstappen no seu escape.

Assim que a corrida foi retomada, o holandês, com uma manobra perfeitamente medida, suplantou o seu rival pouco depois da linha de meta, recuperando o comando.

Nas onze voltas seguintes Verstappen deixou tudo e todos para trás, vencendo pela segunda vez consecutiva “o seu Grande Prémio”.

Lewis Hamilton, com pneus duros com mais voltas que os macios de Russell e Leclerc, ver-se-ia ultrapassado por estes dois pilotos, que terminavam nas restantes posições do pódio por esta ordem, vendo a bandeira de xadrez num desapontante quarto lugar.

Sérgio Pérez, sem o andamento do seu colega de equipa ficava em quinto, ao passo que Sainz, com uma prova para esquecer, uma paragem nas boxes que lhe custou doze segundos, terminaria em oitavo depois de receber uma penalização de cinco segundos por ter deixado a sua boxe de forma insegura.

MOMENTO: Safety-Car Virtual

Sem a entrada em cena do Safety-Car Virtual, causado pela paragem de Tsunoda, Verstappen poderia vencer, mas teria de ter um final de prova de ataque, não sendo líquido de que pudesse suplantar os dois pilotos da Mercedes.

A neutralização da corrida anulou a vantagem estratégica da Mercedes, abrindo caminho para uma vitória segura do piloto da Red Bull, que na verdade, era o homem mais rápido em Zandvoort, pelo menos em situação de corrida.

FIGURA: Fernando Alonso

O espanhol dizimou completamente o seu colega de equipa e apenas uma distração com Pérez o impediu de ascender à Q3 e, muito provavelmente, de bater Norris na luta do Segundo Pelotão.

No entanto, na corrida, com uma performance perfeita e ajudado por uma boa estratégia, Alonso conseguiu emergir do meio do pelotão para se impor na luta atrás das ‘três grandes’, evidenciando o que a Alpine perderá em 2023 e a Aston Martin ganhará, com a contratação do bicampeão mundial.

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can-am
can-am
1 ano atrás

Mesmo sem as vissicitudes tipicas duma corrida, penso que o Max tinha carro para ir buscar o Hamilton e o seu carro “de súbito” tornado competitivo com as mudanças nos regulamentos by FIA.

#99
#99
Reply to  can-am
1 ano atrás

Tsunada disso.

kkk
kkk
1 ano atrás

A teoria da conspiração…
Todos contra o calimero…
Enfim…

alexis
alexis
Reply to  kkk
1 ano atrás

Quem tem um nick que são as iniciais da Ku Klux Klan não é minimamente credível a comentar seja o que for sobre alguém de cor.

kkk
kkk
Reply to  alexis
1 ano atrás

É um site de automóveis e kkk é a marca dos turbos a equiparam os primeiros F1, conforme Wikipedia.
Renault RE30 – Wikipedia
Se alguém está a falar de uma coisa com conatação racista é você não sou eu.
Acho que a mania da perseguição racista está a ficar doentia,

alexis
alexis
Reply to  kkk
1 ano atrás

É uma desculpa muito, mas mesmo muito esfarrapada, os turbos triplo K não eram exclusivos dos Renault eram e são utilizados em todo o tipo de carros e camiões, Juha Kankkunen também é conhecido por KKK e até me podia dizer que era fã do Kankkunen, mas o seu “ódio” pelo Hamilton associado ao seu nick leva-me a pensar outras coisas e como eu sou livre de pensar o que quiser…Como diz o ditado “quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”.

RedDevil
RedDevil
Reply to  alexis
1 ano atrás

Qualquer criatura com algum gosto pelo desporto motorizado e minimamente informada sabe o que significa KKK…
O sr. não deve saber mas houve uma altura na F1 (anos 80) em que se referia muitas vezes estes nomes… KKK… Garret… IHI…
No fundo, o sr. é um “histérico preconceituoso”… como todos os “anti-racistas”…

alexis
alexis
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Excelente comentário, então o que está a dar é ser “racista” porque os “anti-racistas” são “histéricos preconceituosos “, muito bom mesmo, ser racista é muito fixe, as coisas que se “aprendem” por aqui. Se não diferencio as raças sou um “histérico preconceituiso”, se diferenciar as raças e for racista, sou o quê? Por aqui se vê porque certos partidos políticos cresceram tanto, enfim…

917/30
Reply to  alexis
1 ano atrás

Aproveitas-te da cor da pele de LH para tentar colar o rótulo de racista a todos os que não gostam dele. De tão evidente que é essa táctica que não enganas ninguém, mete isso nessa cabecinha doente e psicótica! Jogas muito baixo, és um nojo!

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
alexis
alexis
Reply to  917/30
1 ano atrás

Olha o castradinho, covarde, racista e xenófobo saiu da pocilga e veio chafurdar cá para fora, passas a vida a pores-te a jeito e depois vais pedir clemencia aos “Senhores do AutoSport”, não é eunucozinho??? Como é que um dejecto nojento como tu pode chamar nojo aos outros??? Não passas de um covarde escondido atrás de um teclado a insultar tudo e todos que não tenham a tua opinião, a verdadeira Fina flor do entulho. Agora que os rios estão secos porque não saltas de uma ponte??? Já não há o risco de criares um desastre ambiental e poluíres a… Ler mais »

917 /30
917 /30
Reply to  alexis
1 ano atrás

Sixela, sua rameira nojenta, não passas de uma fangirl histérica que gosta de chamar racista a quem não gosta do teu queridinho…volta para o bordel de onde nunca devias ter saído sua cobardolas. p.s. tens cá uma moral para falar de insultos… és tão hipócrita!

Last edited 1 ano atrás by "Toto, it’s called a motor race, OK? We went car racing!"
alexis
alexis
Reply to  917 /30
1 ano atrás

Já uma vez fiz aqui o teu sinistro perfil psicológico que é assustador ao nível de um sociopata que também é psicopata, na altura até mencionei que tinhas todas as características de quem sofreu de bulling e é obvio que foste muito abusado (provavelmente por negros daí o ódio) e aí desenvolveste uma sociopatia, a psicopatia já nasceste com ela como todos os psicopatas, também te aconselhei a tratamento mas pensando bem não te trates, pode ser que a patologia se desenvolva no bom sentido e te leve a comprar um x-ato e a encostá-lo no pescoço e aí o… Ler mais »

917 /30
917 /30
Reply to  alexis
1 ano atrás

Essas tuas fantasias…sinceramente não sei se ria ou se tenha pena de ti…p.s. fizeste perfil psicológico ? lol a única coisa que “fazes” são os camionistas quando estás “a atacar” à beira da estrada sua rameira.

Last edited 1 ano atrás by "Toto, it’s called a motor race, OK? We went car racing!"
RedDevil
RedDevil
Reply to  alexis
1 ano atrás

Já está na histería outra vez…
A diferença entre os “racistas” e “antiracistas” é pouca ou nenhuma… não consigo destrinçar os dois tipos de estupidez…

alexis
alexis
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

A julgar pelos seus comentário, eu também não.

Pity
Pity
1 ano atrás

Não, o Verstappen não correu em Zolder, mas sim em Zandvoort, e também não foi safo por Tsunoda, mas sim pelo Bottas. Este é que foi determinante para a vitória do Verstappen, pois foi quando montou pneus macios, enquanto Hamilton manteve os médios.

gtman
gtman
Reply to  Pity
1 ano atrás

Onde se deu a mudança de estratégia foi com o VSC aí o Verstappen economizaria 10 s na paragem e o Hamilton “teve” que mudar de pneus quando não era necessário pois o MB estava mais rápido em duros que o RB de médios. Se os homens da MB adivinhassem paravam só com o SC…..já o Tsunoda adivinhou que a RB estava em dificuldades e estacionou num sítio curioso na altura conveniente. As equipas B são proibidas, excepto para a RB. Como o negócio com a Porsche não está nada bem encaminhado deveriam ser obrigados a vender a Alpha Tauri… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  gtman
1 ano atrás

Apesar de não haver santos na F1, nem todos os dirigentes se chamam Briatore, e nem todos os pilotos se chamam Nelson Piquet (Jr)

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
1 ano atrás

Então porque é que mandaram o Tsunoda para a pista com o carro avariado?… ele já sai da box em marcha lenta… foi mais que óbvia a intenção… inclusivamente o sítio onde parou foi para “virtual safetycar” que era o que mais convinha…

917 /30
917 /30
Reply to  gtman
1 ano atrás

Você nem sabia que o Russell tinha tomado a iniciativa de mudar para softs mas é mestre a inventar teorias que estão entre a “estupidez e a má-fé”…p.s. espero que tenha visto o link com o team radio do Russell a pedir os softs.

manuel moita
manuel moita
1 ano atrás

A F1 está uma lástima e ninguém põe não nisto a farça com o Japonez e mau demais mais uma pazada de Lama sobre a F1 só visto só não vê quem ainda acredita no Pai Natal

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Eu até costumo gostar dos artigos do novo recruta Jorge Girão, mas este aqui parece um daqueles delírios do JLA. E o último parágrafo podia ter sido escrito pelo RPMS.
Já agora, Zolder fica uns quilómetrozinhos mais a sul. A F1 não corre lá desde 1984.

2020
2020
1 ano atrás

Zolder?…. Isto é Holanda não é Bélgica… ” Ou será o mesmo”? … Se calhar… :)))))

2020
2020
1 ano atrás

Nas férias estiveram todos na praia… Só mexeram no carro do holandês que surgiu a nadar muito mais que todos os outros… Alguém pode vasculhar o que este carro tem ” Bem ou mal”…. E ninguém estrebuxa.

Honda Power
Honda Power
1 ano atrás

O AS devia de criar uma nova categoria de notícias… “histórias da carochinha”… assim todas essas histórias dos “e se…”, já teriam sentido. Podiam até dizer que o Bottas se vingou da Mercedes e que ofereceu a vitoria ao Max e ninguém levava a mal. Assim só fazem figuras ridículas.

*RPMS*™
Reply to  Honda Power
1 ano atrás

Lol… Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

917 /30
917 /30
1 ano atrás

Tanta idiotice junta…as hamiltonetes são mestres em teorias da conspiração para justificar as derrotas! Sobre essas teorias Gary Anderson disse: “It’s absolute b******s.”, “Like so many conspiracy theories, it’s just total rubbish.” Fala quem sabe!

Last edited 1 ano atrás by "Toto, it’s called a motor race, OK? We went car racing!"
howell
howell
1 ano atrás

Aquela corrida em Zolder que ninguém viu… Jorge Girão, “jornalista de F1”, estou farto de carregar em F1 e não me aparece nada do rapazote…

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