GP dos Países Baixos F1: Alonso mostra o que perde a Alpine e ganha a Aston Martin

Por a 5 Setembro 2022 17:36

Fernando Alonso evidenciou em Zandvoort o que a Alpine está a perder e a Aston Martin a ganhar com as movimentações de mercado deste ano, tendo o espanhol se imposto na luta do Segundo Pelotão do Grande Prémio dos Países Baixos.

Uma vez mais, o bicampeão mundial de Fórmula 1 foi o mais forte entre os dois pilotos da formação de Enstone, tendo habitualmente cerca de 0,4s face a Esteban Ocon, uma enormidade num traçado que se completa em pouco mais de 70s.

Nas curvas rápidas que se sucedem vertiginosamente, é preciso ter confiança no carro e na sua própria habilidade e Alonso trucidou completamente o seu colega de equipa, que não aguentava o ritmo do espanhol.

Na qualificação, o veterano de Oviedo acabaria distraído por Sérgio Pérez na Q2, ficando atrás do seu colega de equipa, 13º. No entanto, o facto de a sua marca ter sido realizada com pneus usados, contra novos de Ocon, e de ter ficado a apenas 0,008s do gaulês demonstra, o ritmo que Alonso conseguiu impor e que o seu lugar seria bem dentro do top-10, muito provavelmente à frente de Lando Norris, que garantia o 7º posto atrás dos pilotos das três equipas da frente.

Numa pista em que as passagens não eram um dado adquirido, a qualificação desapontante do espanhol poderia ser decisiva para um longo domingo sem nada para celebrar no final da tarde.

A primeira volta do espanhol não foi brilhante, tendo sido obrigado a abordar a primeira curva por fora, onde havia mais tráfego, e, depois, duas escorregadelas de traseira a obrigarem-no a ceder a posição que tinha ganho a Pierre Gasly, ficando no mesmo 13º lugar em que alinhara para o arranque.

Alonso era claramente mais rápido que os dois Alpha Tauri que seguiam à sua frente, mas ultrapassar era um desafio completamente diferente, apesar da maior zona de DRS relativamente ao ano passado.

Ainda assim, o piloto da Alpine suplantou o francês, estavam decorridas 10 voltas, para duas voltas depois fazer o mesmo a Yuki Tsunoda, o que deixava na 11ª posição a 4s do seu colega de equipa e Mick Schumacher no meio deles, e a quase 9s de Norris.

Logo de seguida, na 12ª volta, o espanhol realizaria a sua primeira troca de pneus e, então, a sua prova sofreria um impulso que o levaria até aos lugares dos pontos.

Num circuito em que os pneus duros eram vistos como uma opção a evitar, a Alpine substituiu os macios com que o seu piloto arrancara pelas borrachas marcadas a branco e estes mostraram ter um comportamento bastante melhor que o esperado, permitindo atacar consistentemente, sem que se degradassem.

Alonso imprimiu um ritmo fortíssimo e no final da primeira ronda de visita às boxes, Alonso estava já em 9º, à frente de Ocon, tendo no seu horizonte Lance Stroll e Lando Norris, de quem distava menos de 4s.

Ultrapassar mostrou-se, uma vez mais, difícil e o espanhol não se conseguiu ver livre de Stroll, que estava com bom ritmo, conseguindo até reduzir a distância para o inglês da McLaren, 2,7s, mas sempre com o Alpine número 14 nos seus espelhos.

Alonso teve de esperar pela paragem do canadiano e o objetivo era agora Norris que rodava cerca de 3s à sua frente, mas ao pararem ambos na 47ª volta, aquando da situação de Safety-Car Virtual espoletada por Tsunoda (aparentemente terá parado em pista com problemas de diferencial), qualquer possibilidade de ganhar vantagem estratégica desaparecera.

Porém, agora ambos com pneus macios nos seus carros, Alonso era muito mais rápido que o seu adversário e depressa entrou na zona de DRS do jovem inglês, mas a ultrapassagem era uma vez mais um problema.

Com mais de 20 voltas pela frente, o piloto da Alpine estaria empenhado de todas as formas para desfeitear aquele que um dia foi o seu piloto de reserva, mas na 57ª volta o destino voltaria a interferir, quando Valtteri Bottas parava em pista com problemas no motor do seu monolugar.

A questão seria aproveitar a neutralização para trocar de novo de pneus para a parte final da corrida, apesar de isso obrigar eventualmente a ceder posição em pista.

Essa opção nunca esteve em cima da mesa para Alonso, que manteve os mesmos macios novos que montara 10 voltas antes.

Já Norris, que tinha montado borrachas marcadas a vermelho usadas, parava, perdendo uma posição para Alonso.

Seriam, portanto, 12 voltas até a bandeira de xadrez, o Safety-Car regressou às boxes no final da 60ª, em que não poderia haver erros da parte do espanhol enquanto rodava em ritmo de qualificação, uma vez que Norris teria pneus em melhores condições.

Como se poderia esperar de um bicampeão mundial e um dos melhores pilotos que chegou à Fórmula 1 nos últimos 20 anos, Alonso não deu qualquer veleidade ao seu perseguidor, cruzando a linha de meta encostado a Sérgio Pérez e com Norris nos seus espelhos, beneficiando da penalização de 5s de Carlos Sainz, por ter deixado a sua ‘pit-box’ sem segurança, para terminar em 6º, vencendo ainda a luta do Segundo Pelotão.

Uma vez mais, Fernando Alonso mostrava o porquê de ser um dos melhores pilotos da atualidade, sendo uma perda evidente para a Alpine e um ganho claro para a Aston Martin em 2023.

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NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Foi uma das melhores corridas do Alonso desde o seu regresso à modalidade.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

A sua qualidade como piloto sempre foi altíssima. Basta ver o seu á-vontade e rapidez nas outras modalidades em que participou (nomeadamente na Endurance). O seu ponto fraco sempre foi a sua personalidade que o impediram de estar na melhor equipa na melhor altura.
O que deve preocupar a Aston Martin é a sua idade (que por enquanto não se nota) e que o vai afectar mais rápidamente que aos pilotos mais novos. Até lá o Stroll que se cuide pois o Alonso não é piloto para perdoar.

*RPMS*™
1 ano atrás

Carrega Alonso! Jim Clark foi um piloto bi-campeão que é recordado como o melhor do seu tempo. Alain Prost foi bom, teve o dobro dos campeonatos de Jim Clark, mas nem sequer é recordado como o melhor da sua época. É apenas mais um exemplo…

Cumprimentos

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Já não bastava o comportamento obsessivo- compulsivo do dueto Dupont e Dupond alonsiano deste fórum, que em cada post de há anos e anos dá ideia q foram ofendidos na sua integridade física pelo Vettel no passado remoto, agora temos um texto de opinião, livre, é verdade, mas profundamente tendencioso, que revela a enorme idolatria da generalidade dos jornalistas portugueses, da TV aos “jornais”, face ao espanhol. Porque não usa, por exemplo, a corrida dos 2 Alpine em Spa ? Ou porque não é lembrado q esse piloto jamais vencerá nessa pista que separa os melhores dos outros?

*RPMS*™
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Oh forista fora da garantia, você quando fala no Alonso é que se espalha ao comprido!
Meta o comprimido debaixo da língua, recoste-se, e relaxe a ver umas imagens do espanhol no Youtube para você perceber a diferença entre um piloto a sério e entre um palerma que fica pelo Q1 e vê o Stroll com um carro igual chegar ao Q3…
Aprenda a ver F1.

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Bem dizem os fans da fórmula 1 da maior comunidade mundial, a da América Latina, que pior que o alonso, q há 16 anos nada ganha, só os seus apaixonados, caso deste forista rpms que quando escreve é só vigarices, não falha 1, continua sempre a chorar pelo dói-dói q o vettel lhe fez naqueles anos todos. 2) Este artigo escrito por um jornalista intitulado “o que ganha a aston martin” quando nem sequer estamos em 2023 não pode passar despercebido sem uma crítica.. E os votos negativos mostra bem q este é e foi sempre um fórum anti-adversários do… Ler mais »

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Se se está a referir a mim comecei a comentar aqui em jan/fev de 2021…por isso essa dos “anos e anos” é engano seu (mais um). p.s. ainda não o vi foi a assumir que estava errado nas suas teorias (de hater) mirabolantes para não dizer ridículas em que Alonso esteve envolvido na situação de Piastri/Alpine/Mclaren…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
garantia4
garantia4
Reply to  917/30
1 ano atrás

Não. A referência é ao noteam.
Teorias mirabolantes? Sabes quantas centenas de pessoas dizem o mesmo?

917/30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Ficou provado que Alonso não teve nada a ver com a situação. Piastri assinou pela Mclaren a 4 de Julho, muito antes do anúncio da saída do Vettell e de o Alonso ter sonhado sequer ir para a Aston.

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
1 ano atrás

Falso. Não ficou provado, e vê-se que não percebeste ainda das suspeitas sobre ele. Consegues dar 1 frase sobre o assunto do CEO Rossi , que até esteve presente em Spa-Francorchamps? De algum director da Alpine que confirme o que o piloto disse de cor na conf. de imprensa?
Já houve alguma acareação entre ele e o Szafnauer?
Porventura alguém pode dar algum facto em defesa do carácter desse piloto? Vamos “esquecer” por exemplo o conteúdo (com relevância criminal) dos faxes q trocou com o de la rosa no spygate? Da parceria vitalícia com o Briatore?

*RPMS*™
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Houve algum desmentido por parte do CEO Rossi?
Se fosse mentira acha que o CEO Rossi ia ficar calado e deixar o que Alonso afirmou passar em claro?
É capaz de responder a isto ou vai voltar a enfiar a viola no saco?

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Não. Repetindo, não houve nenhuma declaração do Rossi. Se fosse mentira o que o seu subordinado – com funções com tanta responsabilidade – andou a dizer, o CEO ia ficar calado, e ia manter em funções o Szafnauer?! Viola no saco? Típico arrogantezito, acusa e é juíz em causa própria… Mas já agora, então para quando as tais imagens da tal ultrapassagem do Nando ao Ocon na Hungria? E Spa, como é que o objecto do vosso ódio passou o stroll antes do raidillon e ainda foi apanhar o alpine do nandinho e ainda o ultrapassou metros antes de este… Ler mais »

917 /30
917 /30
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Rossi nem abriu a boca…o que soube foi isto: “the only Contract to be recognised by the Board is the Contract between McLaren Racing Limited and Mr Piastri dated 4 July 2022”. Fonte: https://www.formula1.com/en/latest/article.breaking-piastri-to-race-for-mclaren-in-2023-following-crb-decision.6jDE57LmqHCyrd7yKx1BLZ.html

Last edited 1 ano atrás by "Toto, it’s called a motor race, OK? We went car racing!"
garantia4
garantia4
Reply to  917 /30
1 ano atrás

O que não colide, não afasta as dúvidas e acusações face ao espanhol, e é isso que vocês parece que não percebem. Será do tratamento das noticias das vossas fontes? Mas pronto, já cansa este tema

Thor
Thor
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Não me parece que comparar o Alonso e o Ocon faça qualquer sentido. Acrescento que o Ocon é um bom piloto, e que ainda não “deu” tudo o que tem.

Last edited 1 ano atrás by Thor
Bryan
Bryan
1 ano atrás

O Alonso tem tanto em talento como em mau feitio. É pena porque se fosse mais humilde poderia ser bem mais idolatrado e ter um curriculum bem melhor. Só ele é que perde. Esta mudança de equipa é um bom exemplo, vai sair da Alpine porque a Alpine lida com ele como lida com o Ocon, não coloca um à frente do outro, ele já deveria ter percebido que as equipas Britânicas por norma não têm a política do piloto principal e secundário, são ambos tratados da mesma forma. Para o ano vai ser engraçado com o Stroll que é… Ler mais »

Bryan
Bryan
Reply to  Bryan
1 ano atrás

Adicionar o seguinte: o Stroll que diga-se é muito mais humilde do que o Alonso basta ver o video da saída dos pilotos do circuito de Zandvoort em que enquanto o Stroll pára e lida com os adeptos e até assina artigos do Max, o Alonso ignora completamente os fãs e nem tira uma fotografia com eles. Tudo dito.

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