GP do Japão F1: Drive Through

Por a 10 Outubro 2022 19:05

No final do GP do Japão escolhemos as prestações que menos convenceram e que episódios que marcaram pela negativa o regresso da Fórmula 1 a Suzuka, um dos palcos icónicos da disciplina.

Ferrari

O F1-75 deu um ou outro sinal que podia ser ameaça ao RB18 em Suzuka, mas não passou disso mesmo. Ainda na qualificação ficou visível que o carro italiano degradava mais pneu e isso voltou a acontecer na corrida, apesar da chuva.

Com Carlos Sainz arredado da corrida ainda na volta inaugural, Charles Leclerc não conseguiu acompanhar Max Verstappen, tendo sofrido muito desgaste nos pneus intermédios, perdendo depois a segunda posição em resultado da penalização de 5 segundos.

Mercedes

A Mercedes deu boas indicações num treino, mas depois foi ‘engolida’ pelos pilotos da Alpine que conseguiram intrometer-se naquela que costuma ser uma área exclusiva dos ‘Flechas de Prata’, ou seja, atrás de Red Bull e Ferrari, mas à frente do resto do pelotão.

Foi visível, até por não haver ativação do DRS, que em corrida, Lewis Hamilton não tinha a mesma velocidade de ponta do Alpine, mas também nas zonas mais sinuosas do circuito japonês não tinha uma vantagem suficiente para ultrapassar Esteban Ocon.

George Russell, depois de alguns momentos sem conseguir subir ao top 10, fez boas ultrapassagens terminando no 8º lugar.

Dois Grande Prémios que não correram bem para a Mercedes.

McLaren

Depois de assumirem o quarto posto do campeonato de construtores, a McLaren voltou a perder para a Alpine. Incapazes sequer de igualar o ritmo dos franceses, tanto em qualificação como em corrida, têm agora um défice de 13 pontos. Isto aconteceu no circuito onde, segundo os responsáveis da equipa de Woking, as atualizações fariam mais diferença.

Fórmula 1/FIA

Às vezes é difícil encontrar argumentos para a nossa paixão pela Fórmula 1 e para cativar novos fãs. No Japão aconteceram muitas coisas que nunca deviam ter acontecido e outras que têm de ser melhoradas.

Gruas dentro de pista em condições de fraca visibilidade, com pilotos a assustarem-se e outros a tentar manter os pneus com temperatura que passam muito rente a esse veículos. E não foi apenas Pierre Gasly. Mas isso não se viu na transmissão, assim como uma das melhores lutas, ou até a melhor, da corrida. Sebastian Vettel e Fernando Alonso lado a lado chegaram à linha de meta e todos os fãs foram privados desse espetáculo. Sem isso, para que serve ver F1?

Ou seja, tivemos casos graves de insegurança para os pilotos, uma demora imensa para recomeçar a corrida, perdemos muita da boa ação dentro de pista e ainda foi descoberta uma lacuna no regulamento que resultou na coroação do Campeão do Mundo com muito espanto e sem certeza que seria verdade… a Fórmula 1, assim perde muito.

Haas

2021 foi um ano perdido com esperanças de levar a Haas à luta no meio do pelotão com o novo regulamento e a nova geração de monolugares nesta época. A equipa norte-americana começou bem e parecia estar no trilho de regressar à luta pelo quarto ou quinto lugar da classificação. No entanto, chegam às últimas quatro corridas quase sem desenvolver o carro e no antepenúltimo lugar do campeonato, empatados com a AlphaTauri.

Parece que o plano não está a correr bem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
#99
#99
1 ano atrás

Estas análises não valem nada quando sabemos como as coisas afinal são cozinhados. Aquela máxima que os regulamentos existem para serem cumpridos é letra morta . Deixem as equipas fazerem o que querem e possam será talvez o melhor caminho a seguir,os pilotos em pista fazem o seu código “deontológico” e o espetáculo é garantido.

jpais
jpais
1 ano atrás

Que tristeza está a F, uma verdadeira confusão, mal gerida por interesses comerciais sem respeito pelos espectadores, que são os que dão vida a este desporto…assim não vejo motivos para acompanhar esta feira de vaidades….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado