GP do Japão de Fórmula 1: penalização de Fernando Alonso ainda é tema

Por a 2 Abril 2024 11:17

Muito se falou e escreveu da penalização de Fernando Alonso na Austrália, e este é uma tema que certamente ainda vai ter eco no Japão, já que muitos estão do lado da concordância com a penalização e outros tantos do lado oposto. Há argumentos para tudo e esses deverão continuar a ser dirimidos no Japão. O dramático acidente de George Russell no final da corrida em Melbourne espoletou uma investigação sobre a forma como Fernando Alonso conduziu na aproximação à Curva 6, enquanto tentava manter o Mercedes atrás de si.

Os Comissários Desportivos decidiram aplicar uma penalização a Alonso por conduzir de forma “potencialmente perigosa”, depois de ter travado muito mais cedo do que o habitual. O próprio Alonso admitiu na sala dos Comissários que “se enganou um pouco” ao ter de acelerar de novo em direção à curva, mas quando a penalização por ‘drive through’ foi aplicada – convertida em 20 segundos de tempo de corrida – afirmou a sua surpresa.

É provável que cada um dos 20 pilotos da grelha tenha as suas próprias opiniões sobre se a manobra estava no lado aceitável da defesa ou se foi um pouco longe demais, e se Russell poderia ter reagido de forma diferente ou não, mas no mínimo é muito curiosa a análise de tanta gente diferente.

Há quem entenda que a punição foi desproporcional face à gravidade da ação de Alonso. A manobra não resultou em contato entre os carros e Russell teve tempo para reagir.

Outros falam em falta de critério, e alegam que a FIA tem aplicado critérios inconsistentes em penalizações por manobras defensivas. O incidente de Alonso foi similar a outros que não resultaram em punição. Como se sabe a penalização atirou Alonso de sexto para oitavo, mas há também argumentos a favor da penalização. Uns alegam condução perigosa a começar logo pela A FIA, que considerou a manobra de Alonso “potencialmente perigosa” e poderia ter causado um acidente mais grave.

Fala-se também em defesa inaceitável em que a defesa de Alonso foi excessiva e surpreendeu por completo Russell.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

Se tiver um acidente e bater por trás vou a tribunal alegar e defender que o outro condutor travou cedo dd mais e que isso é que causou o acidente e só não foi mais grave porque usei todas as capacidades para o minorar 🤪

*RPMS*™
Reply to  Phil1971
1 mês atrás

Ora nem mais! Muitíssimo bem escrito.

Cumprimentos

driver-on-track
driver-on-track
1 mês atrás

patética decisão apenas com um objetivo , minorar mais um barrete da MB com o carro nas jogadas de bastidores e com o apoio do lobby habitual já se sabe que o Tótó e mestre ….

Rhodas
Rhodas
1 mês atrás

É só ver a analise do jonathan Palmer no canal de youtube da F1 para se perceber que se o acidente do Russell não tivesse sido tão aparatoso, não teria havia penalização (ou pelo menos, não de 20 segundos!!!).
Aliás, se o Russell não tivesse saido de pista e tido o acidente aparatoso que teve, nem haveria penalização.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado