GP do Japão de F1: Suzuka é a pista que vai revelar o que ‘valem’ os 10 carros

Por a 3 Abril 2024 17:10

São vários os motivos pelos quais é importante que o GP do Japão de Fórmula 1 tenha passado para esta data, bem mais cedo no calendário, pois o desafio que a pista de Suzuka encerra para as equipas de Fórmula 1 e de tal forma que não há melhor pista para avaliar a competitividade dos carros de 2024.

Como se sabe, há carros que se destacam mais numas pistas do que noutras, tendo em conta as suas características muito próprias, dos carros e das pistas, mas a mistura icónica de curvas de alta, média e baixa velocidade em Suzuka levam a que seja o traçado perfeito para avaliar a boa performance dos carros, ou seja, Suzuka permite deixar uma ideia de como os carros de poderão portarem determinadas pistas, nunca esquecendo que há muitos fatores a ter influência. Mesmo um carro sendo muito bom numa determinada pista, pode ‘ter o azar’ das temperaturas sentidas colocarem maiores dificuldades aos pneus, por exemplo, para a prestação ser bem distinta. E esse é somente um exemplo.

Os principais engenheiros das equipas de F1 esperam que Suzuka revele verdadeiramente o desempenho dos carros, destacando que a mudança de data do Grande Prémio do Japão oferece uma avaliação mais precisa do progresso das equipas desde o ano passado.

A introdução do novo composto de pneus da Pirelli desde julho de 2023 adiciona uma variável a menos para equipas se preocuparem, pois já correram lá com essas borrachas, em setembro de 2023, mas as condições climáticas previstas mais frias em comparação com o ano anterior, traz novas dúvidas.

Esta é uma corrida super importante para equipas como a Mercedes e a McLaren, por exemplo, poderem avaliar os seus progressos.

A McLaren enfrenta o desafio de competir com a Ferrari, que melhorou seu desempenho em curvas de alta velocidade e embora havendo muitas previsões de atualizações de várias equipas para Suzuka, as dúvidas persistem sobre a capacidade de Ferrari e McLaren se baterem de igual para igual com o Red Bull de Max Verstappen, que tem uma bom histórico de sucesso em Suzuka pois foi quem lá venceu em 2022 e 2023. Será um fim de semana interessante, pois Suzuka revelará verdadeiramente os pontos fortes e fracos de todos os carros de 2024.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado