GP do Bahrein de F1: 2º pelotão/Bottas impõe-se e Alpine ‘bipolar’

Por a 6 Março 2023 14:51

Valtteri Bottas impôs-se na luta pela primazia do Segundo Pelotão no Grande Prémio do Bahrein, mas foi Pierre Gasly que mais impressionou, num fim-de-semana em que a Alpine teve uma prestação bipolar.

A equipa do construtor francês chegara ao primeiro evento sem ter mostrado o seu verdadeiro potencial, havendo grande curiosidade quanto à capacidade do A523, muito embora não fosse esperado um salto competitivo semelhante ao dado pela Aston Martin que, num Inverno, se guindara desde o miolo do Segundo Pelotão até ao grupo das ‘Três Grandes’ transformando-o no das ‘Quatro Grandes’.

Mas logo na qualificação verificou-se uma prestação díspar dos dois pilotos da Alpine, com Esteban Ocon a ficar com a ‘pole-position do Segundo Pelotão’, que agora é o oitavo posto, ao passo que se Gasly quedava pela derradeira posição da grelha de partida.

O francês não conseguiu tirar partido do seu monolugar e viu-se no fundo da tabela de tempos, depois de ter visto apagado o seu crono por ter violado os limites da pista, que mesmo assim não era suficiente para lhe permitir avançar para a Q2.

Ocon era, portanto, a maior esperança da Alpine para vencer o Segundo Pelotão e começar a temporada com o pé direito.

No entanto, a corrida do gaulês ficou comprometida ainda antes de começar, tendo colocado o seu Alpine fora do seu lugar na grelha de partida, o que lhe valeu uma penalização de cinco segundos.

Mais tarde, receberia nova penalização de cinco segundos por um dos seus mecânicos ter começado a trabalhar no seu carro antes de ter cumprida completamente a primeira, recebendo ainda uma terceira, de mais cinco segundos, por ter sido apanhado em excesso de velocidade na via das boxes.

Ocon rapidamente ficava fora de contenção, acabando por abandonar quando estavam cumpridas quarenta e uma voltas.

Nico Hulkenberg, que arrancou de décimo, viu também a sua corrida comprometida por um toque na primeira volta que lhe danificou a asa dianteira, deixando de ser um factor na luta pelas posições cimeiras do ‘Segundo Pelotão’ muito cedo.

Por seu lado, Lando Norris, que alinhou no décimo primeiro posto, ficou também sem possibilidade de lutar pelos pontos, devido a uma fuga do circuito pneumático do seu McLaren, o que o obrigou a parar nas boxes por cinco vezes, quando a estratégia ideal para a corrida de cinquenta e sete voltas passava por duas trocas de pneus.

Todos estes condicionamentos deixaram Valtteri Bottas, décimo segundo na grelha de partida, no topo do Segundo Pelotão, tendo como principal adversário Alex Albon, que mostrava que o Williams, no circuito de Sakhir, era suficientemente competitivo para lutar pelos pontos.

No entanto, a grande ameaça à ‘vitória’ do piloto da Alfa Romeo era Pierre Gasly que, muito embora não tenha protagonizado um arranque extraordinário, começava uma boa recuperação, evidenciando um ritmo do A523 que, até então, estava escondido.

O andamento do novo recruta é de tal ordem que, apesar de ter muito mais tráfego que George Russell, evidenciava um ritmo muito semelhante ao do piloto da Mercedes.

Com uma estratégia agressiva, Gasly foi fazendo o ‘undercut’ a diversos pilotos, o que o levou a colocar-se em posição de se bater pelos lugares entre os pontos, passando a pressionar o décimo lugar de Alex Albon.

O piloto da Alpine parecia não ser capaz de suplantar o Williams, que tinha uma superior velocidade de ponta, mas na trigésima nona volta Gasly teria uma ajuda da parte de Charles Leclerc, que abandonou com problemas técnicos no seu Ferrari, precipitando uma situação de Safety-Car Virtual.

Bottas manteve-se em pista, não aproveitando a oportunidade para montar pneus frescos para a parte final da corrida, mas os seus dois perseguidores, que estavam a mais de seis segundos, não enjeitaram o presente, entrando os dois nas boxes, mas com uma ligeira vantagem para o francês, que tinha um macios novos, contra usados do jovem da Williams.

Foi o suficiente para que Gasly conseguisse suplantar Albon assim que as bandeiras verdes foram mostradas, passando a imprimir um andamento infernal na tentativa de recuperar os dezoito segundos que o separavam de Bottas nas quinze voltas que restavam.

O piloto da Alpine acabaria a 1,1s do sétimo posto do seu adversário da Alfa Romeo, falhando a vitória no ‘Segundo Pelotão, mas salvando ainda assim a face da equipa de do construtor francês, que a dada altura no fim-de-semana parecia estar a caminho de uma primeira prova decepcionante.

No entanto, a corrida de Gasly deu alguma esperança à Alpine que, com uma boa execução ao longo de todo o evento, poderá até ser uma ameaça para a Mercedes.

Já a Alfa Romeo confirmou o bom andamento que se esperava, muito embora seja mais forte em corrida que em qualificação, ao passo que a Williams mostrou ser uma boa surpresa.

Veremos quais serão as conclusões de Jeddah, onde se disputa o Grande Prémio da Arábia Saudita dentro de duas semanas.

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