GP da Malásia de F1, Daniel Ricciardo e Red Bull de regresso às vitórias

Por a 2 Outubro 2016 09:45

Drama no GP da Malásia de Fórmula 1 com Lewis Hamilton a ver o motor do seu Mercedes ‘explodir’ quando liderava confortavelmente, deixando o caminho aberto à Red Bull para regressar às vitórias, com Daniel Ricciardo a vencer, na frente de Max Verstappen e Nico Rosberg, que completaram o pódio. Kimi Raikkonen foi quarto, na frente de Valtteri Bottas, posição conseguida fruto de uma grande estratégia. Fernando Alonso foi sétimo depois de partir de último e Jolyon Palmer pontuou com o Renault… 

Lewis Hamilton dominou por completo o fim de semana de Sepang, mas a fiabilidade da Mercedes traiu-o e roubou-lhe uma vitória que parece certa desde o segundo treino livre. As corridas são mesmo assim, a fiabilidade já teve muitas vezes ‘mão’ na resolução dos campeonatos e agora a cinco corridas do fim da temporada, Nico Rosberg, que foi um merecido terceiro classificado, passa a ter 23 pontos de avanço. Longe de ser decisivo, vai permitir-lhe gerir bastante mais as suas corridas, pois a pressão passa a estar muito mais em cima de Hamilton.

Tudo estava preparado para Hamilton interromper a sequência de triunfos de Nico Rosberg, que fez um pião na primeira curva, depois do seu Mercedes ter sido embatido pelo Ferrari de Sebastian Vettel, que causou uma enorme confusão na primeira curva ao envolver-se novamente com Max Verstappen. Desta vez a culpa foi claramente de Vettel, que ‘ficou’ logo ali. Rosberg caiu para o fim do pelotão, mas foi recuperando e terminou na terceira posição, mesmo depois de ter sido penalizado em 10 segundos em virtude duma ultrapassagem mais musculada a Kimi Raikkonen. Deve ter sido a política e não os Comissários Desportivos a penalizar Rosberg, mas o alemão tornou ainda mais inútil essa penalização ao ficar a mais de dez segundos de Raikkonen. Sendo verdade que o alemão forçou a ultrapassagem e poderia ter danificado ambos os carros, se passam a penalizar manobras destas, acabam-se as corridas…

Depois do abandono de Lewis Hamilton, os dois Red Bull ficaram na frente e ainda esboçaram uma luta pela liderança, mas apesar de se terem mantido sempre por perto, cedo se percebeu que Ricciardo não iria facilitar em nada a manobra a Verstappen, que deve ter percebido ser preferível segurar a vitória da sua equipa e uma dobradinha para a Red Bull.

Sergio Perez foi sexto com o Force India, mas foi Fernando Alonso, que trouxe o McLaren-Honda da última posição até ao sétimo lugar, a realizar uma grande prestação que mostra claramente uma grande evolução da Honda durante esta época. Vamos ver o que fazem com o novo motor daqui para a frente. Nico Hulkenberg foi oitavo, com o segundo Force India, com Jenson Button e Jolyon Palmer a encerrarem o top 10. Uma estreia para o piloto da Renault esta época.

O essencial da corrida

A corrida iniciou-se sob grande animação, com a confusão da primeira volta. Quando as luzes se apagaram, o homem da pole, Lewis Hamilton partiu bem e na primeira curva, Vettel meteu o Ferrari por dentro, ao lado de Verstappen e ficou sem espaço, batendo em Rosberg, que fez um pião, caindo para o fim da grelha. Vettel partiu a suspensão dianteira esquerda e abandonou.

Hamilton ficou facilmente na frente e foi aumentando a margem para Daniel Ricciardo, que ainda reagiu, mas logo Hamilton respondeu de pronto. Enquanto isso, Rosberg continuava a sua corrida de recuperação, depressa ganhando posições. Os homens da frente mantiveram os pneus macios durante as primeiras 20 voltas. Hamilton foi o primeiro a ir às boxes, na 21ª volta, Ricciardo e Räikkönen, que já tinha caído para quarto atrás de Verstappen, também foram às boxes. Nesta altura, Rosberg já estava na zona dos pontos e Max Verstappen, que ficou em pista, estava 10s na frente de Hamilton. Só que essa diferença foi diminuindo à medida em que os pneus macios do Red Bull do holandês foram ‘acabando’. Verstappen foi às boxes na volta 28 das 56 da corrida malaia, Hamilton voltou à liderança, e depressa abriu para 15 segundos na frente de Ricciardo e 18 para Verstappen, que se mantiveram numa boa luta pela segunda posição.

Na volta 41, o drama. Fogo saía da traseira do Mercedes, num acontecimento muito raro e que deixou o inglês possesso (veja declarações em artigo separado) “Não, não não”. A Red Bull ficou na frente, Rosberg que tinha passado Raikkonen no ‘braço’ e com um chega para lá, depois de apanhar o finlandês uma pouco distraído – deixar aquele espaço ao líder do campeonato é fatal – mas os Comissários entenderam penalizar o alemão em 10 segundos, numa manobra que nos pareceu ‘dura’, mas que faz parte das corridas. De qualquer forma, Rosberg terminou com mais de dez segundos de avanço para Raikkonen e terminou no pódio.

Lá na frente, Ricciardo controlou bem Verstappen e levou a Red Bull a uma saborosa dobradinha, alcançando a sua primeira vitória em 2016 e a quarta da carreira na F1. Max Verstappen terminou em segundo, contribuindo para o 1-2 da Red Bull, que não sucedia desde 2013 no Brasil. Com o terceiro lugar, Rosberg deu um enorme salto para o título…

Mais atrás, os destaques foram claramente Fernando Alonso (McLaren-Honda), de último para sétimo, Jenson Button, que contribuiu para colocar dois McLaren-Honda no top 10 naquela que foi o seu 300º Grande Prémio, e finalmente Jolyon Palmer, que ao fim de 16 Grandes Prémios, pontuou pela primeira vez pela Renault.

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RogerM
RogerM
7 anos atrás

Lá vem as teorias de conspiração…se o Hamilton está tão mal…que desampare a loja. O Hamilton lembra aquela malta que vê conspiração em todo o lado. É um piloto que tem muito talento mas tem um lado muito negativo para a equipa. Uma equipa que investe milhões, sabotar o colega de equipa acho que é exagero.

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Eu até quero que o Rosberg vença o campeonato…foi um piloto sempre muito criticado e subvalorizado…mas o que é certo é que bateu muitas vezes o Schumacher e o Hamilton. E ver o publico sempre a assobiar…provavelmente fãs do Hamilton…até irrita.

can-am
can-am
7 anos atrás

Dentro do azar inicial de levar com o Vettell em cima,o Rosberg acaba por ter sorte : 1º em não ter sofrido danos no seu carro, que lhe permitiram continuar, atrasado , mas com o carro em condições. 2º – com a desistência final do Hamilton, que lhe dá uma vantagem significativa, quando já não falta muito tempo para o fim do campeonato. Os Red Bull acabaram por verem a vitória caída do céu, mas neste caso, a equipa terá prejudicado o Vestappen, quando manda os 2 ao mesmo tempo mudar de pneus, sendo o 1º a ser servido o… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
7 anos atrás

O Vettel deve estar a ficar desesperado…e já deve estar a perceber porque o Alonso se fartou de estar na Ferrari sem vencer um campeonato.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

noteam
noteam
Reply to  RogerM
7 anos atrás

O Vettel hoje não tem nada a apontar á Ferrari, só tem mesmo de olhar para si mesmo.

Pity
Pity
7 anos atrás

Grande corrida. Hamilton não merecia aquele azar, pois fizera tudo bem até então, mas, como dizia Hakkinen muitas vezes, as corridas são assim. Hoje digo que Rosberg vai ser campeão, pois precisava de ter uma colecção de azares para voltar a perder a vantagem que tem. Ricciardo muito bem, aquela defesa perante o Max, foi esplêndida.. A McLaren muito bem. Raikkonen a mostrar que a Ferrari está mesmo atrás da Red Bull, Vettel contava com um lugar no pódio hoje…e teve-o: o primeiro dos que abandonaram. Não concordo com o Max para piloto do dia, hoje escolheria entre Rosberg e… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

E eu concordo consigo! Cumprimentos

*RPMS*™
7 anos atrás

Que corrida gloriosa! Vamos a isso: Ricciardo – Excelente corrida, excelente vitória, excelente piloto. Pelo menos uma vitóriazinha já cá canta! Verstappen – Esteve bem mas tem um companheiro de equipa muito rápido. Rosberg – O melhor piloto alemão da actualidade foi vitima de um “kamikaze” no inicio da corrida, no entanto conseguiu recuperar e terminou num excelente podium que permite-lhe aumentar a sua vantagem no mundial. Raikkonen – O piloto líder na Ferrari faz o que pode na luta pelo 2ºlugar nos construtores mas está sozinho, visto que o seu companheiro de equipa não contribui com pontos o que… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Eu já sabia que você hoje ia embandeirar em arco, mas não esqueça que o seu querido Alonso beneficiou com os vários incidentes, o que ajudou a recuperar alguns lugares, o mesmo sucedendo a Rosberg. Sem os vários VSC, não tinham ganho tanto, por isso, chamar “monstro da pilotagem” é um bocado exagerado. Grande corrida, sim, com uma boa táctica a ajudar, mas partindo de 22º e Button de 9º, sem os incidentes, nunca ele conseguiria ficar na frente de Button.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
7 anos atrás

O “monstro da pilotagem” já era décimo terceiro no fim da primeira volta. Foi a partir daí que recuperou 6 lugares, graças ao seu trabalho sem dúvida, mas beneficiando das incidências que refere. Mas deixe o homem festejar, não sabe ganhar mas também tem direito à vida.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Compreendo que o momento seja difícil…o melão, a azia, e o “heroizinho” a mostrar o que é, deve estar a ser difícil de digerir… Cumpr(i)mentos

Pity
Pity
Reply to  gillesi
7 anos atrás

O Alonso costuma arrancar bem, contando com Massa a sair da via de boxes, Vettel a dar uma satisfação àquela pessoa que nós sabemos e o Rosberg a cair para último, só aí ganhou ele três lugares, mais os Sauber e os Manor, que são fáceis de ultrapassar, só a partir daí é que o mérito entra em funções.
O mais engraçado, é que o próprio fala da sorte, que desta vez ajudou.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Vettel, (eu consigo dizer o nome dele) ultimamente dá-me mais satisfações a mim do que aos “fanboys”… Alonso que se cuide! Cumprimentos

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Fazendo o safety-car parte das corridas e sendo igual para todos, não vejo motivo algum para retirar mérito ao Alonso pela corrida que fez, a não ser, as tais “embirrações”. Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Eu não tirei mérito nenhum ao Alonso, tanto que acho que lhe assentaria bem ser o piloto do dia, eu sei ser objectiva. Apenas nunca utilizei o termo “monstro da pilotagem” com ninguém, nem com o Senna, para mim, o melhor dos que vi correr. Agora não pode negar que os safety car ajudaram, como ajudaram o Rosberg e provavelmente mais alguém, só que estes foram os mais notórios.

*RPMS*™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Senna, também para mim, o melhor dos que vi correr. Nesse aspecto Alonso que me desculpe mas Senna é intocável. Cumprimentos

Pity
Pity
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Afinal ainda há esperança! Quando Alonso se reformar, espero ler aqui comentários seus menos… subjectivos. 🙂

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Oh, não vamos falar de questões menores, como ganhar posições sem ultrapassar, à borliu. Claro que ter sorte tem todo o mérito, pelo menos para alguns. Comprimentos.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Podemos é falar dessa “ganda mona” com que tu estás…ui,ui… Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Hoje vai ser uma corrida desenfreada pela lezíria. Que corrida gloriosa, ganhar porque alguém partiu o motor. Monstro da pilotagem. LOLOLOLOL era décimo terceiro no fim da primeira volta, para acabar em sétimo e numa pista com vários pontos de ultrapassagem. Há 15 dias, houve um piloto que saiu do fim da grelha para acabar em quinto e sem desistências à sua frente. Depois falas em competências. Ainda bem que és assim, o pessoal da Malveira necessita de emprego. Comprimentos à fartazana.

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Isto está complicado para o forista do i… Enquanto o “heroizinho” brinca aos carrinhos de choque o Raikkonen já é o piloto com mais pontos na Ferrari. Faltam cinco corridas para o final e continua ZERO, BOLA! Eh, eh, eh…eu bem disse que a época ia ser bem looonga… Cumpr(i)mentos

noteam
noteam
7 anos atrás

Parabéns ao Ricciardo, finalmente a vencer esta temporada e como ele já merecia! Ganha a corrida com aquela manobra defensiva absolutamente brilhante, ainda antes da entrada em cena do último safety car virtual! Grande, grande vitória!

*RPMS*™
Reply to  noteam
7 anos atrás

Como o amigo nos tem habituado, muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Ricciardo venceu o GP mas dizer que foi uma vitória brilhante pode ser desportivismo, porque só foi brilhante naquela defesa sobre Verstappen e ainda contou com a sorte de dobrar os 2 Sauber com o DRS aberto, o que prejudicou o colega, que não conseguiu assim entrar em zona de DRS. A vitória do australiano só aconteceu devido ao azar de Hamilton. Verstappen provou este fds que Ricciardo não é tão superior como foi por aqui descrito. Rosberg teve a sorte pelo seu lado, teve contacto com os 2 Ferrari e mesmo em dia de azar, as coisas não deixaram… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Func, func…atenção: este comentário tresanda a azia…deve ser da palha! Cumpr(i)mentos

gillesi
gillesi
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Como vês, sempre que posso estou presente, ja tu…. Comprimentos

*RPMS*™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Tirando 2014 em que andaste “desaparecido”…não esquecer! Cumpr(i)mentos

Pity
Pity
Reply to  gillesi
7 anos atrás

O problema das penalizações, é que ficam ao arbítrio do colégio de comissários, que não são sempre os mesmos. Vettel mereceu a penalização, mas Verstappen também deveria ter sido penalizado em Spa. Já Rosberg hoje, dez segundos por um toque sem consequências, acho um exagero.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pois a questão é mesmo essa, o arbítrio dar s sensação de ser arbitrário, passe o pleonasmo.

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