GP da China de Fórmula 1: Será desta, Ferrari?

Por a 10 Abril 2019 09:57

O Mundial de Fórmula 1 ruma para a sua 1000ª corrida. O GP da China vai ficar marcado na história como a milésima corrida da história da Fórmula 1, uma enorme efeméride de uma disciplina que começou a disputar-se como ‘Mundial’ a 13 de maio de 1950, com o GP da Grã-Bretanha que se realizou em Silverstone.

A Mercedes não poderia ter desejado um melhor início para a sua quinta defesa consecutiva do título, com os Flechas de Prata a garantirem duas dobradinhas nas duas primeiras corridas, mas se no arranque em Melbourne, foi mais do que merecida face à impotência dos adversários, o que se passou no Bahrein foi uma história bem diferente, com a Ferrari a ser apenas derrotada pela fiabilidade.

A Ferrari recuperou-se bem para o Bahrein, depois de um mau fim-de-semana na Austrália. A Scuderia encontrou soluções para os problemas que a afligiam no traçado de Albert Park, e logo na sexta-feira, em Sakhir, optaram por operar modos de motor mais potentes para avaliar até onde podiam ir. O teste foi um sucesso e a equipa foi capaz de usá-los com um efeito ‘devastador’ nas sessões seguintes e quando a corrida começou a dobradinha parecia ser uma inevitabilidade. O ritmo que mostraram, especialmente através de Charles Leclerc, assustou os rivais.

Mas um problema de motor – que mais tarde se soube ter-se devido a um curto circuito dentro de uma unidade de controlo da injeção do motor – roubou a vitória a Charles Leclerc e, apesar de ainda ter conseguido terminar no pódio, o erro do seu colega de equipa, Sebastian Vettel, quando lutava com Lewis Hamilton, significou que o outro Ferrari já não estava em posição de vencer.

Mercedes não se enganou, com Hamilton aproveitando bem a oportunidade para vencer pela primeira vez em 2019, com o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, em segundo. No final, apesar do ritmo da pré-temporada e da prestação no Bahrein, a Ferrari está a 39 pontos da Mercedes após duas corridas.

Contudo, a equipa italiana está esperançada na recuperação. O circuito de Xangai tem uma das retas mais longas do calendário, e apesar da Mercedes ter liderado o caminho nesta área na maior parte do tempo na era turbo-híbrida V6 da F1, isso já não sucede agora. A unidade motriz da Ferrari é a mais potente, algo que já se viu no Bahrein e pode ver-se ainda melhor na China.

A Ferrari solucionou os problemas de equilíbrio que os afligiram em Melbourne, ao que parece, todas as equipas estão a achar os regulamentos aerodinâmicos de 2019 difíceis de lidar, já que a afinação das suas máquinas é feita com uma janela de operação mais estreita, algo que tramou também a Red Bull, que sofreu com isso no Bahrein.

Em próximos artigos, falaremos das lutas do resto do pelotão.

Horário

Sexta-Feira, 12 Abril

Treino livre 1 03:00 – 04:30

Treino livre 2 07:00 – 08:30

Sábado, 13 Abril

Treino livre 3 04:00 – 05:00

Qualificação 07:00 – 08:00

Domingo, 14 Abril

Corrida 07:10

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado