GP da Bélgica de F1: Duelo McLaren, ameaça Verstappen e o fator chuva

Por a 27 Julho 2025 12:21

O Grande Prémio da Bélgica de 2025 promete ser um espetáculo de alta tensão, com o duelo entre os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, a ocupar a primeira linha da grelha. Atrás deles, Max Verstappen espreita a oportunidade, enquanto Lewis Hamilton tentará uma recuperação audaciosa, para, de algum modo, apagar o que tem feito ‘mau’ este fim de semana.

Contudo, o verdadeiro protagonista poderá ser o clima imprevisível de Spa-Francorchamps, que ameaça ditar o ritmo da corrida e virar as estratégias do avesso, tal como já se viu noutras categorias. Chris Medland aponta os pontos-chave a seguir na corrida de domingo.

A qualificação deste fim de semana em Spa tem sido um capítulo à parte na rivalidade entre os dois pilotos da McLaren. Oscar Piastri dominou a qualificação para a Corrida Sprint, mas Lando Norris deu o troco na qualificação principal, conquistando a sua quarta pole position da temporada.

Ambos os pilotos da McLaren garantiram a primeira linha da grelha para a corrida de domingo, depois de terem tido Max Verstappen entre eles na Sprint. Espera-se uma batalha renhida pela vitória, à medida que a luta pelo título continua. Piastri aumentou a sua liderança por apenas um ponto no sábado, mas Norris ainda está a nove pontos do seu colega de equipa.

O tempo poderá ser um fator decisivo, mas o arranque será crucial de qualquer forma. Verstappen demonstrou na Sprint como ser o segundo carro na pista pode ser vantajoso, aproveitando o cone de ar de Piastri. Se quiser entrar na luta pela vitória, Verstappen precisará de fazer algo semelhante, mas em maior escala, partindo de quarto lugar e tendo de ultrapassar Charles Leclerc antes de poder ameaçar os McLaren. O próprio Leclerc ficou agradavelmente surpreendido com o seu desempenho na qualificação, pelo que também poderá ser um fator na luta pelo pódio, no mínimo. E se chover, todas as apostas estão em aberto.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Canam

    27 Julho, 2025 at 12:53

    Os indivíduos que gerem esta modalidade não permitem corridas com chuva, pelo menos com uma certa intensidade. Portanto corridas à chuva basicamente é um mito. A F1 tem muito medo de acidentes e Ca, por causa da imagem , problemas derivados etc. Se chover algo que os pilotos se comecem a queixar, recolhe tudo. É isto as corridas de hoje…em pista. Vitórias sob chuva intensa onde a mestria/coragem dos volantes vinha ao de cima é algo que já não existe.

  2. jo baue

    27 Julho, 2025 at 13:11

    Vamos a ver como os Papaias vão gerir a corrida no início, têm 2 dragsters atrás deles – embora tema um bocado pela corrida do monegasco da Ferrari atendendo ao seu setup aerodinâmico, que lhe permitiu aquele crono na Q, e a meteorologia esta tarde. O Piastri, que baixou o seu tempo face à Sprint, gracejou na 6ª feira que a pole aqui não tem grande relevância, mas uma coisa é a pista seca e outra a nuvem de água que afecta os que seguem o líder que o bateu nesta Quali. O Lando- aquele que não há muito tempo repetia que é fácil quando se tem o melhor carro – tem tudo hoje para uma vitória sem contestação, parte na frente e não tem desta feita ninguém a travar a sua velocidade.
    O autosport.pt fala em corrida a recuperar da parte do HAM, aproveito para lembrar que o vosso tão detestado Schumacher há uns anitos partiu também do 16ª e venceu a corrida onde a chuva obviamente fez a sua visita.
    Infelizmente, o “Safety-Car” deverá ser protaginista hoje ( espero bem que me engane).

  3. jo baue

    27 Julho, 2025 at 13:13

    Lapso evidente, o Piastri não baixou o seu tempo, foi o contrário.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado