GP da Áustria F1/2º pelotão: McLaren surpreende e bate Mercedes e Aston Martin

Por a 3 Julho 2023 16:27

Se excluirmos a Red Bull, a Fórmula 1 vive um momento de grande equilíbrio no seu pelotão, o que leva a grandes flutuações de competitividade. No Grande Prémio da Áustria isto verificou-se uma vez mais, tendo a McLaren, através de Lando Norris, se imposto de forma evidente no Segundo Pelotão, batendo ainda a Aston Martin e a Mercedes.

FOTOS Martin Trenkler

Desde o início da temporada que tem sido visível que algumas equipas falharam completamente o projecto para 2023 e, desde então, o objectivo tem sido corrigir o caminho traçado no inverno e encontrar uma rota que lhes permita aproximar-se das expectativas que tinham para o ano.

A McLaren é uma dessas muitas equipas e desde o Grande Prémio do Azerbaijão que tem vindo a alterar a filosofia aerodinâmica do MCL60.

Para a prova do Red Bull Ring a formação de Woking estreou no carro de Norris um novo pacote que, essencialmente, alterou todas as superfícies expostas do seu carro, naquilo que é apenas 50% do pacote que será introduzido até às férias de verão – a próxima fase será colocada em pista em Silverstone, já o próximo fim-de-semana, e a restante em Hungaroring.

Apresentar uma actualização tão extensa num fim-de-semana sprint era um risco, mas tudo parece ter corrida da melhor forma à McLaren, uma vez que Norris conseguiu qualificar-se para o Grande Prémio na quarta posição, tendo assumido que um erro na última curva lhe tinha custado o terceiro posto, que acabou por ficar na posse de Carlos Sainz.

As boas indicações dadas na sexta-feira forma confirmadas no sábado, com o terceiro posto no Sprint Shootout.

Na corrida Sprint, ao ter de reduzir substancialmente o andamento devido à luta entre Max Verstappen e Sergio Pérez, o seu carro entrou em modo ‘anti-stall’, perdendo muitas posições, o que o impediu de ir além de nono.

Mas era no Grande Prémio que se veria se, realmente, a nova configuração do McLaren MCL60 Mercedes era um verdadeiro passo em frente.

No arranque, o jovem inglês perdeu uma posição para Lewis Hamilton e, muito embora rodasse no encalço do Mercedes número quarenta e quatro, ultrapassar era uma tarefa completamente diferente.

Volta após volta, Norris rodava no DRS do seu conterrâneo, mas sem o conseguir suplantar.

O facto de ambos terem passado pelas boxes pela primeira vez aquando da situação de Safety-Car também não ajudou a vida do piloto da McLaren, que voltou à pista com o Mercedes à sua frente. No entanto, a pressão que Norris exerceu sobre Hamilton acabaria por dar frutos, com o heptacampeão a errar na travagem para a Curva 3, estavam cumpridas vinte e sete voltas, deixando-o exposto na aceleração para a Curva 4.

Com a ajuda do DRS, o jovem da McLaren lançou um ataque incisivo ao quarto posto do homem da Mercedes, suplantando-o definitivamente. Norris levou seis voltas deixar o seu perseguidor fora da sua zona de DRS, mas a partir de então, manteve-o consistentemente numa distância confortável.

Até ao final da corrida, perderia um lugar para Pérez, que arrancara de décimo quinto posto, mas no final ficava oficialmente classificado em quarto, com a penalização de Carlos Sainz depois da corrida, devido a violações dos limites da pista.

Tanto a Mercedes e a Aston Martin mostraram as suas debilidades no Red Bull Ring. O carro da marca germânica sente dificuldades com a aderência traseira e tracção, duas características exigidas na pista austríaca, o que deixou os seus pilotos em dificuldades, tendo Lewis Hamilton se queixado inúmeras vezes do comportamento do seu carro.

Por seu lado, o monolugar que ostenta as cores do construtor britânico tem vindo evidenciar dificuldades em circuitos com uma grande amplitude de tipos curva, como é o caso do Red Bull Ring, que tem curvas de alta e de baixa, tendo na pista austríaca tido a sua exibição menos conseguida, juntamente com a de Barcelona.

Os problemas destas duas equipas, acabaram por beneficiar a McLaren que reencontrou a competitividade com a sua nova actualização.

No entanto, Norris tem sido sempre muito rápido no Red Bull Ring, o que pode ter beneficiado a nova evolução da equipa, mas mesmo assim foi um passo em frente que terá de ser confirmado em Silverstone, já no próximo fim-de-semana, muito embora não seja expectável que passe a ser um adversário consistente da Mercedes e da Aston Martin.

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Lagaffe
Lagaffe
10 meses atrás

Assim como a Auston Martin, a Mclaren cópia as soluções da Red Bull e consegue uma melhoria evidente. Outro prova que os conceitos da Ferrari e da Mercedes não são os melhores. É pena, é muito mais interessante ter carros diferentes em pista.
Mas RB está imbatível, provavelmente nem está usar todo o potencial e já deve estar a trabalhar exclusivamente no carro de 2024.

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