GP da Áustria – 5 histórias que prometem passar pelo paddock

Por a 30 Junho 2023 11:50

No próximo fim-de-semana disputa-se a nona etapa da temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o Grande Prémio da Áustria, e espera-se um paddock muito activo com algumas histórias que tem vindo a ser discutidas. Apresentamos cinco temas que consideramos poderem dominar as conversas.

A pressão cresce sobre de Vries

A temporada de estreia do piloto neerlandês não tem sido brilhante, longe disso. Tem vindo a ser dominado pelo seu colega de equipa na AlphaTauri, Yuki Tsunoda, seja em qualificação, seja em corrida, e, para além disso, tem cometido inúmeros erros que têm condicionado os seus resultados, algumas vezes colocando um ponto final na sua prova.

No Canadá, uma vez mais, um erro durante uma luta com Kevin Magnussen levou de Vries para uma escapatória e, muito embora tenha podido continuar, terminou em último, a uma volta do vencedor, ao passo que o seu colega de equipa, esteve em contenção pelos lugares dos pontos.

Isto está a levar a que os seus defensores no seio da Red Bull estejam a começar a ficar com dúvidas quanto ao potencial do conterrâneo de Max Verstappen.

Helmut Marko foi quem advogou a favor de de Vries, mas nos últimos dias admitiu que Christian Horner, que se mostrou contra a entrada do neerlandês na AlphaTauri, poderá ter razão e que talvez o novo recruta da equipa não consiga chegar ao nível que era esperado.

A pressão não podia ser maior sobre de Vries, que terá de encontrar performance nas próximas corridas, sob pena de não chegar ao seu Grande Prémio, o primeiro depois das férias de verão.

FIA clarifica Tecto Orçamental

O Tecto Orçamental volta a ser um tema de conversa, depois de na semana passada ter avisado as equipas de uma clarificação sobre as suas actividades fora da Fórmula 1.

A suspeita é que algumas equipas, através dos seus braços tecnológicos, poderão estar a beneficiar de conhecimento detido por estes, aplicando-o na concepção e construção dos seus monolugares de Grande Prémio.

Ferrari, McLaren, Mercedes, Aston Martin todas elas têm departamentos tecnológicos fora do âmbito da estrutura de Fórmula 1, no entanto, desconhece-se se a FIA emitiu esta clarificação com alguma equipa em mente, mas algo seguramente transpirará durante o fim-de-semana de Spielberg.

Aston Martin, Ferrari e Mercedes procuram confirmações

A Red Bull continua isolada no seu próprio planeta, principalmente com Max Verstappen, mas Aston Martin, Ferrari e Mercedes estão envolvidas numa acirrada luta pelo segundo lugar do Campeonato de Construtores enquanto tentam aproximar-se da inalcançável equipa de Milton Keynes.

Todas elas apresentaram actualizações profundas nas últimas corridas – Mercedes em Monte Carlo, a Ferrari em Barcelona e a Aston Martin em Montreal – e de uma forma ou outra verificaram resultados animadores.

Os ‘Flechas de Prata’, nas duas últimas corridas, conseguiram três pódios e os seus responsáveis consideram que Montreal era uma pista que não favorecia as características do W14, esperando em Spielberg mostrar mais o seu potencial.

A ‘Scuderia’, depois da desilusão de Espanha, exibiu o melhor ritmo de corrida do ano no Canadá e só uma qualificação mal-executada a impediu de estar na luta pelos lugares do pódio. Os homens de Maranello estão entusiasmados e vão introduzir na prova austríaca mais um pacote de evolução para o SF-23. Numa pista que será mais exigente para os pneus que o Circuit Gilles Villeneuve, os técnicos italianos esperam confirmar o bom caminho encontrado nos últimos tempos.

A Aston Martin esteve mais forte que nunca no Canadá, num circuito em que o novo pacote não deveria fazer uma grande diferença, e Fernando Alonso queria mesmo lutar pela vitória com Verstappen, possibilidade que lhe foi vedada devido a um problema na bomba de combustível, que na verdade não se confirmou.

Todas estas equipas têm algo para provar no Red Bull Ring, veremos quem sairá por cima e se alguém conseguirá aproximar-se, ou até ameaçar, os carros da casa.

Ferrari na mira das suas adversárias

A Ferrari está no alvo das suas adversárias devido aos dois testes que realizou recentemente, um em Barcelona, para a Pirelli, e outro em Fiorano, um dia de filmagens.

As rivais da ‘Scuderia’ acusam-na de ter realizado alterações nas afinações do seu monolugar durante os testes de pneus, o que terá permitido aos engenheiros encontrar um novo caminho que deixou o SF-23 mais dócil para os pneus.

No dia de filmagens na sua pista é acusada de ter experimentado um novo pacote técnico, que será estreado este fim-de-semana no Grande Prémio da Áustria.

As adversárias consideram que a Ferrari não respeitou o espírito do regulamento, uma vez que os testes de pneus são apenas para isso, testar pneus, e os dias de filmagens têm como fim acções de marketing.

No entanto, tudo o que a ‘Scuderia’ fez não viola os regulamentos – mesmo nos testes de pneus é possível alterar as afinações sob a supervisão da Pirelli – e nenhuma equipa formalizou um protesto, não havendo para já qualquer investigação da parte da FIA.

Sprint volta a estar sob escrutínio

O Grande Prémio da Áustria é o segundo evento sprint do ano, um formato que ainda não convenceu, daí continuar a haver alterações, como a verificada este ano, e continuar-se a falar em modificações para o futuro, de modo que o sábado possa ser mais entusiasmantes que um desfilar de carros a alta velocidade durante meia hora com os pilotos a tentarem evitar incidentes que possam colocar em risco a sua prova do dia seguinte, o Grande Prémio.

Uma vez mais, o formato sprint será questionado e haverá quem apresente outras soluções para o futuro e haverá quem esteja descontente e quem não se importe muito, mas parece quase inevitável que, mais tarde ou mais cedo, haverá alterações.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado