GP China F1, Q3: Primeira linha Mercedes

Por a 13 Abril 2019 08:15

Numa emocionante sessão de qualificação na China, digna da 1000ª corrida do Mundial De F1, Valtteri Bottas garantiu a sua primeira pole position desde o GP da Rússia de 2018, superando o seu companheiro de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton por apenas 0.023s, com os Ferrari de Sebastian Vettel e Charles Leclerc a cerca de três décimos de distância.

Depois de tanto se falar da velocidade dos Ferrari eis que a Mercedes coloca os seus dos pilotos na primeira linha da grelha de partida, com Valtteri Bottas a alcançar a sétima pole-position da sua carreira, batendo Lewis Hamilton por apenas 0.023s.

Foram os dois Mercedes a lutar pela pole, sendo que desta feita o melhor dos Ferrari, o de Sebastian Vettel, ficou em terceiro a 0.301s do piloto da Mercedes, com Charles Leclerc a 0.318s, não longe do seu companheiro de equipa.

Max Verstappen foi quinto, também não muito longe dos Ferrari, a cerca de dois décimos, com Pierre Gasly, desta feita a conseguir chegar ao sexto lugar, ainda que a oito décimos do seu companheiro de equipa.

O holandês cometeu um erro no tráfego aquando da preparação da segunda volta da Q3, e já não foi a tempo da realizar.

Os dois Renault ficaram logo a seguir, com Daniel Ricciardo na frente de Nico Hulkenberg. Já os dois Haas, pouparam pneus na Q3, e ficaram-se pela nona posição, Kevin Magnussen e décima, Romain Grosjean.

Na primeira série de voltas os Mercedes arrasaram, já que Valtteri Bottas foi o mais rápido, mas com Lewis Hamilton a apenas 0.007s. O inglês ainda melhoraria na segunda série. Já Sebastian Vettel ficou em terceiro a 0.438s, com Max Verstappen em quarto a 0.526s, na frente de Charles Leclerc, que foi apenas quinto a 0.539s. Curiosamente, ficou tudo igual, apesar de três pilotos terem melhorado os seus registos.

Q2: RENAULT E HAAS TODOS NA Q3

Max Verstappen, os dois pilotos da Mercedes e Ferrari colocaram pneus médios na Q2, tentando com isso poder arrancar com esse tipo de pneu para a corrida, o que seria importante em termos de estratégia, mas o risco era substancial, pois como se sabe há uma diferença significativa entre o que vale o pneu médio e o mais macio.

No final da primeira série de voltas todos os cinco pilotos que utilizaram pneus médios ficaram nas primeiras cinco posições, mas, na segunda a Mercedes e Ferrari dividiram a sua tática, já que Hamilton e Leclerc foram para a pista com pneus médios, enquanto Bottas, Vettel e Verstappen colocaram pneus macios.

Contudo, nenhum dos pilotos de topo melhorou os seus registos, o que fizeram foi mais do que suficiente para passarem à Q3, o que significa que todos arrancam com pneus médios para a corrida de amanhã.

Eliminados na Q2 ficaram: 11º Dannil Kvyat, 12º Sergio Perez, 13º Kimi Raikkonen, 14º Carlos Sainz e15º Lando Norris, sendo que há apenas 0.2s entre o 10º lugar de Daniel Ricciardo e o 14º de Sainz, sendo que Norris fez um pouco pior.

De registar que Kimi Raikkonen, pela primeira vez desde o GP da Hungria de 2016, o finlandês não passa à Q3.

Q1: ‘FAVA SAIU A LANCE STROLL…

Tal como já se sabia, Alex Albon não conseguiu trazer o seu Toro Rosso para a sessão de qualificação, tais foram os danos que infligiu na sequência do acidente que sofreu no terceiro treino livre, sendo que os restantes quatro pilotos que ficaram na Q1 foram Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), cujo monolugar se quedou pelas boxes, provavelmente devido a alguma questão mecânica, e Lance Stroll (Racing Point) sendo este o terceiro Grande Prémio em que o canadiano não passada da Q1. Seguem-se George Russel e Robert Kubica.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
95 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado