GP China F1: Com Red Bull na frente, McLaren pode discutir pódio com Ferrari

Por a 19 Abril 2024 17:45

Apesar do dia complicado em Xangai, a Red Bull pode manter alguma margem para os adversários, mas a McLaren deverá ser um oponente da Ferrari na corrida. 

A Red Bull Racing teve um dia desafiante no regresso do Grande Prémio da China ao calendário da Fórmula 1. Com todo o pelotão a enfrentar condições de chuva na qualificação para a corrida Sprint, o treino livre 1 foi ainda mais importante para nos dar uma ideia geral do que podemos esperar do resto do fim de semana em Xangai. 

Enquanto Max Verstappen e Sergio Pérez demonstraram um bom ritmo com o piso seco, os pilotos tiveram dificuldades em manter o controlo do RB na pista encharcada de chuva. Verstappen descreveu a experiência como semelhante a “conduzir no gelo”. Apesar do desempenho em condições secas, garantir posições competitivas a partir do quarto e sexto lugares na grelha da corrida de Sprint pode representar uma tarefa mais complicada para a dupla da Red Bull. No entanto, segundo os dados da F1, a Red Bull mantém a vantagem, tanto em ritmo de qualificação e corrida.

Mas a equipa que pode surpreender na luta pelos lugares cimeiros da classificação na China é a McLaren. A equipa de Woking surpreendeu com um forte desempenho na qualificação Sprint.

Contrariando as expectativas iniciais, a McLaren mostrou um desempenho surpreendente em Xangai, desafiando as preocupações sobre a sua capacidade de enfrentar as curvas longas e de baixa velocidade. Tanto Lando Norris como Oscar Piastri mostraram um ritmo alto ao longo do treino e da qualificação para a Sprint.

A pole position de Norris em condições de chuva realçou a forma inesperada da equipa, marcando um feito significativo para a estrutura britânica. Com os dados a indicarem a sua estreita contenção com a Red Bull, a McLaren surge como candidata ao pódio. 

Em termos de comparação de ritmo – de corrida e qualificação – Red Bull, McLaren e Ferrari estão um pouco distantes da Mercedes e Aston Martin. Mas os piloto da equipa italiana sentiram dificuldades em aumentar a temperatura dos pneus intermédios em condições de pista molhada. Em piso seco, Carlos Sainz e Charles Leclerc tiveram um ritmo confortável, mas com os dados a mostrarem uma diferença de 0.07s para a McLaren em ritmo de qualificação e de 0.09s em corrida. Isto após o primeiro dia, podendo o cenário alterar-se, até porque este ano o regulamento permite alterar a configuração dos carros entre o final da Sprint e antes da qualificação para o Grande Prémio.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado