GP Catar F1: Limites de pista ‘tramaram’ Lando Norris e Oscar Piastri 

Por a 6 Outubro 2023 19:57

Foram dos pilotos mais rápidos em Losail durante a qualificação, mas ao mesmo tempo, e especialmente Lando Norris, mostraram algumas fragilidades para controlar o monolugar da McLaren, que no final fez a diferença, ficando os dois pilotos mais longe de um possível segundo consecutivo duplo pódio. 

Norris teve problemas em todos os segmentos e foi para cada uma das suas últimas voltas rápidas na Q1 e Q2 pressionado para prosseguir na sessão. Fosse por excesso de limites de pista ou por um qualquer exagero que o obrigou a trocar de pneus e esperar pela altura de maior confusão para alcançar os lugares perto do topo da tabela de tempos. Estava rápido, mas faltava alguma tranquilidade. Perdeu o segundo posto da grelha de partida e passa a sair de décimo, um lugar que não demonstra o que foi capaz em pista. 

Oscar Piastri passou por menos momentos de pressão como aconteceu ao seu companheiro de equipa, mas ainda assim não terminou satisfeito com o seu desempenho. O carro permitia mais do que o quarto tempo com que terminou – passando a terceiro com a volta apagada de Norris, para depois baixar para o sexto posto – e poderia ter alcançado George Russell, mas não foi capaz.

Como Norris, Oscar Piastri mostrou estar muito rápido em ritmo de qualificação e os dois até podem alcançar um bom resultado no Sprint Shootout e na corrida de 100km, mas no domingo vão ter de mostrar mais, ainda por cima tendo Fernando Alonso à frente e os dois pilotos da Alpine instalados entre ambos.

Oscar Piastri realçou no final que “foi uma pena” ter ficado com o sexto posto final na grelha, “porque o carro estava rápido”. Acreditando que “amanhã vamos ter outra oportunidade com a qualificação e também na Sprint”, admite que será complicado, sendo “muito fácil cometer um erro, porque a pista está muito escorregadia e não facilita o nosso trabalho”.

Norris explicou o que aconteceu para exceder os limites de pista na Q3, afirmando que “tive uma correção depois do carro sobrevirar e saí da pista. A equipa fez um bom trabalho, eu é que estraguei tudo. Só pensava em fazer boas voltas e não cometer erros, e foi isso que aconteceu hoje, por isso não foi um bom dia para mim”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
7 meses atrás

Que tristeza, já ninguém lembra o François Cevert.
Que chegou a vencer também com a McLaren, ( (the real one ), perguntem ao colega forista Can-Am, ou ao Cágado, que sabe de tudo dessa época.

leandro.marques
Reply to  garantia4
7 meses atrás

Sim, era bom e poderia ter sido um digno sucessor de Jackie Stewart na Tyrrell mas penso que temos sempre tendência a valorizar mais as pessoas quando morrem, ainda por cima tragicamente como foi o caso do piloto francês. Que era um futuro campeão em potência, principalmente com a saída de Stewart, era. Mas não penso que seria um dos mais aclamados devido à sua inconsistência e não pesar bem o risco. Aliás, a causa do acidente que o vitimizou foi mesmo por desvalorizar o estado da pista naquela sequência de curva contra curva, devido a isso mesmo.

garantia4
garantia4
Reply to  leandro.marques
7 meses atrás

Nunca foi comprovada a causa ou as causas do acidente. Até pode ter sido uma perda de pressão, mesmo mínima, naquele pneu traseiro que o fez sair da trajectória ideal e apanhar o alto do lado direito no início dos S, o que o projectou contra as barreira da direita, em 1º lugar. Não tinha a velocidade do Peterson e o calculismo do futuro Lauda, por exemplo. Mas a inconsistência nessa altura tinha muito a ver com o carro, o mesmo Lauda foi um bom exemplo disso antes de 74, e o Cevert nem era dos pilotos que cometia mais… Ler mais »

leandro.marques
Reply to  garantia4
7 meses atrás

Certo, não foram totalmente apuradas as causas do acidente mas o que apontei fala-se que é o mais provável. Aliás, já na véspera Stewart tinha avisado o francês para não cometer a loucura de ir uma velocidade acima devido ao betuminoso ser irregular naquela sequência de curvas. Mas ele queria ganhar potência extra e insistia em ir em quarta. No momento do acidente ele ia com a quarta engatada. Fala-se também que terá vomitado, devido à presença de vômito, e que isso lhe terá turvado a visão dentro do capacete e então o despiste tenha sido causado por isso. Mas… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado