GP Catar F1: FIA impõe o máximo de 18 voltas para cada jogo de pneus

Por a 8 Outubro 2023 15:25

A FIA decidiu pela imposição do máximo de 18 voltas para cada um dos jogos de pneus Pirelli para a corrida de hoje do GP do Catar, o que na prática leva a pelo menos três paragens por piloto. 

A entidade federativa trocou as voltas ao texto do comunicado de ontem, onde colocavam como possibilidade a obrigatoriedade da realização mínima de 3 paragens nas boxes, para tomar uma decisão que tem o mesmo efeito prático. 

As equipas estão proibidas de fazer mais de 18 voltas num  único turno de condução, caso contrário o piloto verá a bandeira preta e será desqualificado.

Segundo o comunicado da FIA, “devido à frequência das intervenções do Safety Car no Sprint de ontem, os dados dos pneus disponíveis para análise pela Pirelli foram insuficientes para acrescentar aos dados já obtidos nas sessões de pista anteriores”. No entanto, “em alguns casos, os pneus que foram analisados [após] na Sprint mostraram o início da separação na parede lateral entre o composto de cobertura e os cordões da carcaça dos pneus”, isto é, o mesmo problema que aconteceu na sexta-feira. 

Assim, foi imposto o máximo de 18 voltas por jogo de pneus, independentemente do composto e as voltas já dadas no caso de pneus usadas foram tidas em consideração, sendo que a “FIA e a Pirelli comunicarão às equipas as voltas disponíveis restantes para cada jogo de pneus usados à sua disposição para a corrida e os critérios utilizados para calcular esse número”.

A entidade federativa reforça que “não existe um mandato direto para pelo menos três paragens para troca de pneus durante a corrida”, mas “qualquer carro que exceda o limite de voltas de vida dos pneus será comunicado aos Comissários Desportivos como estando a competir em condições inseguras”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

4 comentários

  1. Pity

    8 Outubro, 2023 at 15:51

    No site oficial ainda não está lá nada sobre isso, mas a ser verdade, quem não passou ao Q3, ou ao Q2, vai ter vantagem, já que terá mais pneus novos. De qualquer forma, esta é uma vantagem de haver só um fornecedor de pneus, caso contrário, poderíamos assistir a um novo 2005.
    Felizmente, os títulos já estão decididos, porque num ano tipo 2021, uma situação dessas poderia decidir mais um título de forma polémica..

  2. Rui

    8 Outubro, 2023 at 17:12

    Isto é uma palhaçada é o que é. Simplesmente ridículo no suposto pináculo do desporto automóvel. Faz lembrar o morimbundo WTCR

    • F1 FOR FUN

      8 Outubro, 2023 at 17:42

      Concordo plenamente, só ajuda a Ferrari e outros que não sabem poupar pneus, é uma estupidez, os pneus ontem aguentaram bem as voltas que fizeram foram mais de 19 para muitos. Se tivermos 2 ou três safety cars de início um pneu duro tem de ser trocado à volta 18 mesmo que só tenham feito 9 voltas de corrida lançada.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado