GP Canadá F1: Quem será mais “bem vindo ao Québec”, Ferrari ou Mercedes?

Por a 8 Junho 2017 16:13

Depois de nova derrota, no Mónaco, a Mercedes sabe que tem de reagir face ao ascendente da Ferrari, e o GP do Canadá é perfeito para isso poder suceder. Contudo, a questão é se alguém consegue parar a Ferrari, que tem mostrado um pouco por todo o lado que está em grande forma e em qualquer pista. Claro que a margem é pequena, de longe mais pequena que aquela que a Mercedes teve em anos anteriores, mas ainda assim os homens de vermelho vestidos estão a fazer um trabalho melhor que os flechas prateadas. A dobradinha da Ferrari no Mónaco causou fortes dores de cabeça nos homens da Mercedes e estes já avisaram que o Canadá não é a melhor pista para reagir. Mas será assim?

A questão da Mercedes passa pela janela ótima de utilização dos pneus, algo que a Ferrari já terá descoberto – com o que isso tem dado de conversa entre corridas – mas se a Mercedes não descobrir um caminho, então o que agora parece, pode mesmo tornar-se forte tendência daqui para a frente. Julgou-se, até Espanha que a Ferrari simplesmente estava a trabalhar bem e a dar grande luta à Mercedes, mas agora já se percebeu que é a Mercedes quem tem de “dar ao pedal” para “não ficar pelo caminho”

Como se sabe, cada vez que uma época termina todos fazem um ‘reset’ ainda mais como sucedeu este ano com regras completamente novas, e apesar da Mercedes ter surgido com o monolugar forte, afinal ganhou três das seis corridas realizadas, já se percebeu que está muito longe do domínio que exerceu nos anos anteriores. A Red Bull foi ao pódio no Mónaco, graças a Daniel Ricciardo, mas parece mais um bom aproveitamento das circunstâncias da corrida do que ritmo efetivo e o Canadá vai confirmá-lo.

No meio do pelotão a luta é intensa, entre a Force India, atual quarta classificada no Mundial e as suas perseguidoras já há uma margem pontual significativa, 24 pontos para a Toro Rosso, mas isto é mais fruto de boa regularidade exibicional do que rapidez, e é certo que os números enganam face à Toro Rosso, Williams, Renault e Haas, pois estão todos muito equilibrados. Por exemplo se olhássemos para os melhores pilotos de cada uma das equipas a margem de Carlos Sainz para Sergio Pérez são nove pontos e Felipe Massa está apenas cinco pontos mais atrás do espanhol. De qualquer forma, existe aqui um tendência e já se percebeu há muito que a Force India tem (não de longe, mas tem) a melhor dupla do segundo pelotão.

De resto o fim de semana vai ser importante para Lance Stroll, que se vai tornar no primeiro piloto canadiano a correr em casa desde Jacques Villeneuve em 2006, logo numa altura em que recebe críticas de todos os lados. Para quem tem um Williams, estar após seis corridas atrás de Marcus Ericcson (Sauber), Jolyon Palmer (Renault) e Pascal Wehrlein (Sauber) não é um bom cartão de visita, mas também nenhum deles tem 18 anos e tão pouco tempo de F1.

Por nós, vamos esperar para ver. A paragem do verão aprece boa para tirar conclusões.

Amanhã já se ouvem os motores, e ao contrário do habitual, vamos ter horários um pouco distintos das corridas anteriores. Os treinos livres arrancam amanhã o primeiro às 15h00 e o segundo às 19h00 e no dia seguinte, sábado, o terceiro treino livre realiza-se também às 15h00 e a qualificação, às 18h00. Por fim a corrida é às 19h00 de domingo.

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cocas
cocas
6 anos atrás

Se a Ferrari ganhar é porque vai fazer batota de certeza, nunca será por atualmente ter um carro superior, por gerir melhor os pneus, pneus esses que foram feitos à medida do Ferrari, por ter uma dupla de pilotos melhor que a da Mercedes, coisas desse género….
Já agora lanço uma pergunta a quem a queira comentar, não acham que se começa a notar um pouco a falta de Rosberg na Mercedes?
Cumprimentos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  cocas
6 anos atrás

O Rosberg saiu no final de 2016, o que siginifica que ainda ajudou no desenvolvimento do monolugar de 2017 (e ainda foram muitos meses nessa ajuda). Por isso a sentir-se a sua falta, será no monolugar de 2018.

Mas eu percebo, o Hamilton é o culpado de tudo, certo? Ah claro, entre 2014 e 2016 já não foi culpado do bom desempenho da equipa, foi tudo o Rosberg, claro claro…

cocas
cocas
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Parece-me estar a ser o culpado de este ano por exemplo ter andado 2 corridas aos papéis e onde o Bottas numa ganha e na outra em qualificação limpou o Hamilton por isso até concordo que ele seja culpado desses deslizes. Nos anos que fala a culpa é apenas da Mercedes que andou muito à frente dos outros porque como se vê este ano quando os outros têm carro a Mercedes também se perde.
Cumprimentos.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  cocas
6 anos atrás

2 corridas aos papéis? Acho que está a ver só o que lhe interessa. Uma corrida aos papéis sim, a do Mónaco. A outra que você diz que andou aos papéis (GP da Rússia) ele queixou-se que tinha perdas de potência, assim que não estou a ver como é que ele ia conseguir fazer melhor, mas tudo bem, eu percebo que temos de o diabolizar quando perde que é para diminuir tudo aquilo que ele conseguiu fazer até agora. Mas até o Bottas, o tal que você diz que limpou o chão com o Hamilton em algumas corridas, também andou… Ler mais »

cocas
cocas
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Os fãs do Hamilton tem sempre a mania da vitimização não sei porquê, não deturpe as minhas palavras pois apenas me referi a 2 corridas deste ano e numa apenas falei na qualificação pois no Mónaco acho que o Hamilton fez a corrida possível que se pode fazer naquele circuito. Os 3 anos seguidos a que se refere volto a dizer que a culpa é só da Mercedes pois qualquer qualquer um do pelotão a guiar um Mercedes nessa altura era campeão do mundo, pois Hamilton é como os outros (Alonso, Vettel), não tendo um carro minimamente competitivo não anda.

Pity
Pity
Reply to  cocas
6 anos atrás

Não noto nada. Só faz falta quem lá está.

cocas
cocas
Reply to  Pity
6 anos atrás

A minha pergunta era no sentido de afinação do carro, não da pessoa em si. E concordo com a sua resposta 🙂

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  cocas
6 anos atrás

Falta do Rosberg? Só se a presença dele desse sorte e com a saída dele veio o azar, porque estando o Bottas, o Rosberg ou um tipo qualquer vai dar ao mesmo, será sempre o 2º piloto.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

A Ferrari vai ter a vantagem que tido sempre, melhor gestão dos pneus. A Mercedes vai ter vantagem na recta por ainda te ro motor mais potente, mas se comer os pneus com mais facilidade, não vai conseguir gerir bem na corrida.

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