GP Canadá F1: Max Verstappen imperial e alcança registo de Senna

Por a 18 Junho 2023 20:37

Max Verstappen foi líder do pelotão do Grande Prémio do Canadá durante todas as voltas da corrida, não tendo que se defender de qualquer ataque de um adversário. Foi mais um triunfo dominador do piloto neerlandês, que alcança a 41º triunfo da carreira e iguala o número de vitórias de Ayrton Senna, foi também a 100ª da Red Bull.

Enquanto Verstappen terminou com mais de 7 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Fernando Alonso e Lewis Hamilton discutiram entre si pelo degrau médio do pódio. O britânico da Mercedes tirou vantagem na partida, mas a recuperação do piloto espanhol deu-se antes do meio da corrida, mantendo esse lugar até à 70ª volta.

A Ferrari, com uma boa estratégia de corrida e com uma condução sem erros de Charles Leclerc e Carlos Sainz, garantiu o quarto e quinto posto, com vantagem para o monegasco. Depois de várias questões sobre as decisões da equipa italiana, hoje estiveram bem, apesar de não conseguirem acompanhar nem Hamilton, nem Alonso, deixaram Sergio Pérez à deriva, sem conseguir alcançá-los. O piloto da Red Bull terminou no sexto lugar da classificação da corrida e com a volta mais rápida.

Boa corrida de Alexander Albon, que parou apenas uma vez e conseguiu defender os ataques de George Russell e depois de Esteban Ocon, garantindo o sétimo lugar em Montreal. Atrás de si terminou o piloto francês da Alpine – depois do abandono de Russell – disputando com Lando Norris até aos últimos metros o oitavo posto. No entanto, o britânico da McLaren tinha uma penalização de 5 segundos e deixa de constar do top 10 e não pontua, visto que as diferenças naquela zona do pelotão foram sempre curtas. Assim, e com uma ultrapassagem a Valtteri Bottas mesmo em cima da linha de meta, Lance Stroll alcançou o nono lugar, com o finlandês da Alfa Romeo a somar um ponto.

Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas arrancaram com pneus duros, Pierre Gasly com pneus macios e todos os outros com médios.

Logo no arranque, Fernando Alonso perdeu a segunda posição para Lewis Hamilton e ainda sentiu a pressão de George Russell, que conseguiu manter atrás de si. Mais para trás, Carlos Sainz tentou ultrapassar Sergio Pérez, com sucesso apenas na segunda tentativa, beneficiando espanhol por ter pneus mais rápidos do que o mexicano da Red Bull.

Quem perdeu bastante na primeira volta foi Yuki Tsunoda, que teve de parar no final da primeira volta e regressou à pista, obviamente, no último posto com pneus duros.

Passadas as cinco primeiras voltas, Alonso passou a ter DRS para tentar ultrapassar Hamilton, enquanto Russell estava a mais de 1.3s de diferença.

Na sétima volta do Grande Prémio do Canadá, o engenheiro de corrida avisou Logan Sargeant para parar o carro o mais rapidamente possível, dando por terminada a corrida do piloto norte-americano. Houve por alguns instantes um período de Virtual Safety Car, mas que não permitiu qualquer paragem com benefício de tempo.

Logo após o breve período de VSC, Alonso voltou a estar mais próximo de Hamilton, assim como Russell estava do piloto espanhol da Aston Martin.

Na volta 11, Pierre Gasly parou e deixou na box os pneus macios para regressar com pneus duros.

George Russell bateu no muro de proteção da curva 9 do Circuito Gilles Villeneuve na volta 12 quando perseguia Fernando Alonso pela terceira posição. Fim da luta pelo pódio para um dos britânicos da Mercedes, ficando as três equipas da frente apenas com 1 carro cada. Russell ainda conseguiu parar na box e regressar à pista na 19ª posição

Na paragem, aproveitando o SC, Lewis Hamilton quase bateu no Aston Martin de Alonso na saída das boxes. Cinco pilotos não pararam nesta situação de SC, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas.

Na volta 16, o Safety Car saiu de pista e Verstappen manteve a liderança, não existindo mudanças na classificação naquela altura. Nas voltas seguintes, a luta pela última posição pontuável deu-se entre Lando Norris e Oscar Piastri, que numa travagem para a última chicane teve de seguir pela escapatória, perdendo a 11ª posição para Alexander Albon.

A ultrapassagem de Fernando Alonso foi consumada no final da 22ª volta, aproveitando a zona de DRS e a travagem para a entrada da última chicane do traçado. O piloto espanhol conseguiu galgar terreno e ganhar vantagem sobre Hamilton.

Pouco depois, Carlos Sainz comunicava com a equipa que podia ter mais ritmo do que o seu companheiro de equipa que estava à sua frente. A resposta foi dada a Charles Leclerc, com o seu engenheiro a dizer que o piloto espanhol não o iria atacar e queriam um turno de condução limpo.

Enquanto a Ferrari mantinha os dois pilotos em pista com pneus médios e na frente Alonso tinha mais de 5 segundos de diferença para o líder Max Verstappen, Nyck de Vries tentou ultrapassar Kevin Magnussen na curva 1, com um toque entre os dois carros, voltando a tentar na curva 3, mas falhou a travagem e levou a que os dois tivessem de parar apenas na trajetória.

Com algumas equipas a decidirem parar duas vezes os pilotos, Russell tinha conseguido alcançar o 8º posto na volta 37. Nessa mesma volta, Sainz parou primeiro para trocar os pneus médios por duros, uma situação que se repetiu com Leclerc na volta seguinte. Não perderam qualquer posição, enquanto Pérez teve de recuperar o sexto posto depois de ultrapassar Albon.

Lando Norris foi penalizado com 5 segundos a cumprir numa paragem ou que seria acrescentado ao seu tempo final, por abrandar demasiado a velocidade atrás do Safety Car.

Max Verstappen foi chamado à box na volta 41, depois da paragem dos seus adversários que vinham muito mais atrás. O neerlandês voltou com pneus médios, enquanto Alonso tinha duros para o final da corrida e Hamilton o mesmo composto que o líder da corrida.

Apesar de imprimir um ritmo alto, Lewis Hamilton mantinha-se a mais de 3 segundos de Alonso, que dizia à equipa que queria aumentar o ritmo para vencer a corrida (problemas nos travões do Aston impediam o espanhol de puxar mais).

Nessa altura da corrida, dentro dos dez primeiros classificados, a maior luta era entre Russell e Albon, com o piloto da Williams a agarrar-se ao sétimo posto, levando a que Esteban Ocon recuperasse terreno para o britânico da Mercedes.

Quando se formou um grupo de pilotos atrás de Albon, Russell foi obrigado a desistir, possivelmente resultante do toque no muro na fase inicial da corrida.

À entrada para as últimas 15 voltas da corrida, Hamilton passava a ter 1.5s de diferença para o segundo classificado Fernando Alonso, enquanto Ocon via Albon a defender a sua sétima posição de forma irrepreensível. O francês perdeu um pouco o contacto com Albon devido à pressão que sofreu de Lando Norris. A luta entre os pilotos da Alpine e da McLaren dominou as atenções até aos últimos metros da corrida, mas Norris tinha que cumprir a penalização de 5 segundos, ficando de fora dos lugares pontuáveis.

Lance Stroll ultrapassou pouco antes da linha de meta Valtteri Bottas, pelo 10º lugar em pista, subindo a nono com a penalização de Norris, voltando a pontuar no seu GP caseiro.

Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool

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Phil1971
Phil1971
10 meses atrás

Para iniciar piloto do dia Albon, fez uma corrida muito boa. Verstappen está numa forma fantástica mesmo quando ia fazendo asneira até deu para rir ao rádio. Alonso muito bem e gostaria de saber se o incidente nas boxes com o Hamilton não teria dado penalização caso o nome do piloto fosse outro. Pérez piloto que simpatizo parecem-me atravessar um mau momento e com falta de confiança. A Ferrari creio que podia ter tentado algo mais, nem que fosse utilizando estratégia diferente para os dois pilotos.

Rhodas
Rhodas
Reply to  Phil1971
10 meses atrás

Já estava a estranhar ninguém comentar o incidente nas boxes… aliás, foram dois o Alonso com o Hamilton e o Norris com o Albon (salvo erro). Noutras corrodas, aquilo era considerado unsafe release sem espinhas… nesta não devia dar jeito… não sei.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Rhodas
10 meses atrás

Eu acho que é pelo medo de serem “carregados” com pontos negativos. Como isso é me indiferente e se comentamos devemos tentar fazê-lo com algum interesse para o fórum e acho que a situação se justifica ser discutida, não ficaram la os dois por muito pouco e felizmente que não ficaram. Agora percebo que é incomodo levantar estas situações

Neubauer
Neubauer
Reply to  Phil1971
10 meses atrás

Eu acho que é mesmo para não cairem no ridículo de considerarem algo, que na verdade não o foi.

Rhodas
Rhodas
Reply to  Phil1971
10 meses atrás

Pois… deve ser. Eu gostava de discutir este assunto, porque já vimos situações como esta serem penalizadas no passado. Se calhar algum forista, me podia esclarecer, dizer o que é um safe release e porque é considerado um safe release. Até o Martin Brundle (eu vejo a corrida na sky), dizia que eram os dois casos eram unsafe.

Pity
Pity
Reply to  Rhodas
10 meses atrás

O problema chama-se colégio de comissários diferente em cada corrida, o que origina critérios diferentes. Eu teria achado perfeitamente normal que Hamilton e Norris tivessem sido penalizados, embora aceite que os comissários tenham considerado que as duas situações ficaram no limite da legalidade.

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
10 meses atrás

No fundo tem a mesma visão que eu. E também acho que o problema é haver diferentes colégio de comissários, e que o nome de alguns pilotos tem mais peso do que outros o que não é correto, isto seja ele o Hamilton, Verstappen, Alonso ou outro qualquer. Na vida defendo que as situações tem que ter o mesmo tratamento seja qual for a pessoa e no desporto é igual. Infelizmente para alguns a “partidarite” “clubite” terem pilotos como ídolos leva-os a achar que é ridículo andar a discutir estas situações.

Pu7oze
Pu7oze
10 meses atrás

Mais um grande prêmio aborrecido. A formula 1 se continua assim tem os dias contados. O Redbull do verstappen está noutro nível. No canal dazn F1… fonte segura afirmou que os dois monolugares são diferentes e talvez aí esteja a grande diferença de ritmo do Perez sobretudo nestes últimos GP’S. Não admira em nada está afirmação , Outro anos era igual: Vettel-weber Verstappen-albon Etc… Mérito para quem gere a equipa foi buscar os génios á Mercedes no passado para fortalecer a escuderia no presente. Óptimo desempenho do Alonso mais uma vez deu baile ao stroll, Uma prova que os €€do… Ler mais »

alexis
alexis
10 meses atrás

Atingiu o mesmo numero de vitórias mas precisou de mais 13 GP’s que o Senna e naquele tempo 13 corridas era quase uma época.

Rhodas
Rhodas
Reply to  alexis
10 meses atrás

Para além de que no tempo do Senna a fiabilidade não é o que é hoje e haviam menos corridas por época. Não sei, mas para mim, estas coisas não são comparáveis e dão-lhes demasiada importância.

strakarevo
Reply to  Rhodas
10 meses atrás

Ja para nao falar que o RB ano passado e ainda mais este ano estão inalcançáveis.

Last edited 10 meses atrás by strakarevo
strakarevo
Reply to  alexis
10 meses atrás

Eu estive a veirficar e o Senna fez 147 gp contra 171 do Max, portanto sao 24 gp. Mas sim tem razao, estamos a comparar o que nao e comparavel.

Pity
Pity
Reply to  strakarevo
10 meses atrás

Desculpe, mas o Senna fez 161 gp
https://en.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna

strakarevo
Reply to  Pity
10 meses atrás

Tem razao, sao 161.

ricfil
ricfil
Reply to  alexis
10 meses atrás

Para não falar que durante os anos em que o Senna teve os carros mais competitivos teve também como conpanheiro de equipa um dos melhores pilotos de sempre – na figura do Prost. Quem teve e tem o Max como companeiro de equipa? Alguém que se assemelhe a um piloto que “puxe” por ele? Nope.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  ricfil
10 meses atrás

Eles são escolhidos para não ficarem a mais de 3 décimos mas nunca menos que 1…

Lisboa
10 meses atrás

Comissários no Canadá: “Malta, a Mercedes largou o Hamilton em cima do Alonso nas boxes, NÃO é para penalizar o Inglês.”

Comissários: “Ah porra, o Norris fez o mesmo, mas agora não pudemos penalizar este para não dar nas vistas da oferta que demos ao Hamilton…”

Comissários: “Não se preocupem, que vamos inventar uma penalização para o Norris, por fazer aquilo que o Bottas fazia na Mercedes, mas pela qual NUNCA foi penalizado”.

Já vi árbitros adeptos do FCP, a serem mais isentos com o Benfica.

Rhodas
Rhodas
Reply to  Lisboa
10 meses atrás

Deve ter sido isso. Já nem me lembrava do que menciona relativo ao Bottas – e tem razão!
E não sou contra ou a favor de nenhuma equipa ou piloto. Gosto do desporto e que, havendo regras, leis, penalizações, que sejam iguais para todos. (Ingenuidade minha, talvez)

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