GP Brasil, F1: Um forrobodó para Lewis Hamilton

Por a 14 Novembro 2021 18:37

Lewis Hamilton recuperou nove lugares na corrida do GP do Brasil para terminar no lugar mais alto do pódio, depois de uma luta com Max Verstappen, que liderou grande parte da prova. A vitória em Interlagos é a 101º da carreira de Hamilton. Valtteri Bottas terminou no terceiro lugar da grelha, mantendo Sergio Perez fora do pódio.

O campeonato continua ao rubro e Lewis Hamilton provou no Brasil que não está pronto a desistir da revalidação do título. A próxima corrida é já na próxima semana e numa pista desconhecida para todos.

Filme da corrida:

Uma má largada de Carlos Sainz colocou Lando Norris ao seu lado, com metade do carro fora de pista. Os dois acabaram por se tocarem e Lando Norris ficou com o pneu traseiro esquerdo furado e com muito atraso para o pelotão. Entre as duas primeiras curvas, Valtteri Bottas, que largou da pole position, perdeu a posição para Max Verstappen e antes do final da primeira volta, o finlandês perdeu nova posição, desta feita para Sergio Perez. 

No outro oposto, Lewis Hamilton conseguiu uma boa partida e uma primeira volta, subindo ao sexto lugar, conseguindo ainda nas 5 primeiras voltas ultrapassar os dois Ferrari, ficando atrás do seu colega de equipa. A Mercedes mandou Bottas trocar de posição com Hamilton e assim, o #44 à volta 7 era terceiro classificado, na mesma volta que o Safety Car foi ativado, para retirar detritos da asa dianteira do carro de Yuki Tsunoda. O japonês foi tocado por Lance Stroll e ficaram pedaços da asa na pista, foi então que a direção de prova decidiu enviar o SC para a pista. Liderava Verstappen, seguido de Perez, Hamilton, Bottas, Leclerc, Sainz, Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo. 

Na volta 10, o SC saiu de pista e os dois Red Bull aguentaram Hamilton atrás, enquanto Bottas era bastante pressionado por Leclerc. Mais atrás, Norris e Tsunoda conseguiam subir algumas posições, enquanto Mick Schumacher, depois de um toque num Alfa Romeo, perdeu a asa dianteira e espalhou detritos pela pista, obrigando a um período de Virtual Safety Car, que terminou na volta 14.

Verstappen tinha pouco mais de 1.6s para Perez, que tinha uma vantagem mais pequena para Hamilton. Eram cerca de 0.7s que separavam o homem da Red Bull do Mercedes de Lewis Hamilton. O piloto mexicano pediu à equipa para que Verstappen lhe desse o DRS, mas isso não aconteceu e Hamilton colocou-o sob maior pressão. Na volta 18, Hamilton ultrapassou Perez, na linha exterior da curva 1, mas o mexicano respondeu à manobra na reta oposta, recuperando a posição. O britânico voltou a tentar ultrapassar o segundo classificado novamente na curva 1 e dessa vez, ficou melhor posicionado na reta oposta e não permitiu a resposta a Perez. 

Começava a perseguição de Hamilton a Verstappen na volta 19. Faltava saber como responderia a Red Bull.

Lando Norris, que tinha sofrido o furo na volta 1 e passou para o fundo do pelotão, era 13º na volta 24, enquanto o seu colega de equipa estava posicionado dentro do top 10 em luta com Sebastian Vettel. Ricciardo era 8º e Vettel 9º. 

Lewis Hamilton foi o primeiro dos pilotos da frente a parar, isto na volta 27. Logo atrás, Carlos Sainz também parou para troca de pneus. Hamilton saiu no sexto lugar, atrás de Daniel Ricciardo e Sainz ficou entre Tsunoda e Gasly na 13ª posição. Max Verstappen respondeu na volta seguinte e manteve-se na frente de Hamilton, mas com uma vantagem inferior aquela que tinha antes das paragens. 

Na volta 30, novo período de Virtual Safety Car depois de ter saído um pedaço de fibra de carbono do Aston Martin de Lance Stroll. Bottas aproveitou e parou para trocar de pneus, saindo no terceiro posto, à frente de Perez. 

Depois de terminar o VSC, Hamilton estava a menos de 1s de Verstappen, mas com o ar sujo que vinha da traseira do Red Bull, perdeu algum terreno e ficou novamente fora do DRS.

Os dois pilotos da frente mantinham-se com uma diferença de cerca de 1.2s e como tal, Hamilton não tinha a ajuda do DRS para tentar uma manobra de ultrapassagem. Enquanto isso, Fernando Alonso e Sebastian Vettel trocavam de posição, com o espanhol da Alpine a ficar com a 10º posição. 

Na volta 41, Max Verstappen voltou a parar, numa tentativa da Red Bull anular um suposto undercut da Mercedes. Em vez de parar Hamilton, foi Bottas a trocar de pneus na volta seguinte a Verstappen, saindo atrás de Leclerc, mas ultrapassando o Ferrari muito facilmente e ficando a cerca de 7s do neerlandês da Red Bull. 

Lewis Hamilton parou apenas na volta 44 e saiu 2.4s atrás de Verstappen, não muito contente com o composto de pneus duros escolhido pela equipa. Bottas também fez questão de avisar a equipa que tinham deitado fora o 1-2 fácil. 

A vantagem de Verstappen começou a diminuir e depois de uma volta dentro de DRS sem conseguir chegar-se à traseira do Red Bull, Hamilton na volta 48 colocou-se ao lado do adversário e os dois saíram muito largo e muito para lá da pista na curva após a reta oposta. Um episódio que ficou sob apreciação dos comissários. Teria Verstappen obrigado Hamilton a sair da pista?

A ação entre os dois na frente continuava, mas Lance Stroll e Daniel Ricciardo tinham que abandonar a corrida. 

A FIA decidiu não investigar o episódio entre Verstappen e Hamilton. 

A corrida entrou nas últimas 15 voltas e a diferença entre os dois primeiros estava em menos de 1s, mas Hamilton perdia algum ímpeto no setor intermediário, que dava margem a Verstappen nas retas. O britânico tentou novamente na curva seguinte à reta oposta, mas abandonou a manobra antes que voltassem a ter de sair de pista. Mas na volta seguinte, Hamilton pressionou na reta da meta e obrigou o neerlandês fechar nas curvas 1, 2 e 3, saindo mais junto à traseira do Red Bull no início da reta oposta e conseguindo ultrapassar o adversário antes da curva. 

Também Pierre Gasly ultrapassou Esteban Ocon no final da reta da meta, quase tocando-se os dois pilotos franceses. Entretanto a bandeira preta e branca foi mostrada a Verstappen por defender a posição movendo-se de um lado da pista para o outro. 

Hamilton depois de passar para a liderança, conseguiu mais de 3.5s de vantagem para Verstappen, que tinha Botta atrás de si, mas a mais de 8s. 

No final, Hamilton venceu e levou a bandeira do Brasil no carro na volta de consagração, seguido de Verstappen e Bottas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
59 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pitroleo
Pitroleo
2 anos atrás

Parecia uma corrida de um F1 contra um pelotão de F2.

hellrun
hellrun
2 anos atrás

É interessante vir aqui de vez em quando, e ver que este forum, que ja foi de gente normal, com 2 dedos de testa, está entregue a trogloditas da bola, que só conseguem escrever na base do insulto e da asneirada. Que espera o Autosport para: 1- Limitar os comentários a quem paga o jornal; 2 – Mesmo entre esses, os anormais que não sabem portar-se como pessoas civilizadas (porque não os são), são banidos por um mês, 3 meses ou para sempre, consoante a dimensão da anormalidade. Não me venham cá dizer, que isto é limitar a liberdade de… Ler mais »

jose-sousa-dias
jose-sousa-dias
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Quem insultou quem?

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Acho que era suficiente um botão de bloqueio. Dispenso polícia nos fóruns porque normalmente leva a abuso de poder.

FormulaTwo+1
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Totalmente de acordo consigo. Trogloditas da bola até é um termo muito lisonjeiro para os gajos que refere. Claramente não é gente que goste de desporto automóvel! Isso aliado à complacência de muitos outros habituais comentadores que, de täo preocupados com a sua “reputação”, por omissão se tornam coniventes com este estado de coisas, pois em boa verdade querem mesmo é ficar de bem com todos…

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
neno
neno
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Muito bem escrito colega. Infelizmente mesmo tendo a epoca mais fantastica de muitos anos, o que mais de tem visto por aqui é a mais pura e desavergonhada demonstração de ignorancia e estupidez por parte de muitos foristas afastando bons colegas. Como disse o mestre Nelson Rodrigues: Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.

mabofama
mabofama
Reply to  hellrun
2 anos atrás

Subscrevo!…

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Num campeonato ao rubro, hoje tivemos direito a uma luta titanica entre dois pilotos à parte, com um confronto direto em pista em que ambos acabaram a corrida. Hamilton saiu com a faca nos dentes com o objectivo único de ganhar, tendo um novo motor e uma sede de vingança. Max fez pela vida, mais não pode, mesmo com uma defesa mais musculada, apenas adiou o inevitável, mesmo assim ainda detém uma vantagem pontual muito importante. Perez é Bottas foram espetadores do espectáculo que decorreu à sua frente, muito bem os Ferrari com uma corrida sólida a trazer muitos pontos… Ler mais »

Pity
Pity
2 anos atrás

Como disse Felipe Massa, Hamilton foi o piloto do fim de semana. Ontem, quando a desqualificação foi confirmada, eu disse que o Verstappen tinha a porta escancarada para o título. Hoje, digo que tem a porta entreaberta. 14 pontos de vantagem, quando ainda estão 75 ou 78 em disputa, são recuperáveis, difícil, mas recuperáveis. Hamilton fez uma das suas melhores corridas, parece que a desqualificação ainda o motivou mais. Verstappen fez uma excelente largada, mas o dia, hoje era do rival. Bottas e Perez cumpriram o que se esperava deles. A Ferrari está a afirmar-se como a terceira força, mas… Ler mais »

skbarca
skbarca
Reply to  Pity
2 anos atrás

Muito bem escrito Pity, hoje era o dia de Lewis. De um simpatizante do Max

Pity
Pity
Reply to  skbarca
2 anos atrás

Ser simpatizante do Max não o obriga a ser cego. Pena é que alguns simpatizantes do Hamilton sejam cegos quando o Max brilha.

Pascassio
Pascassio
Reply to  Pity
2 anos atrás

Pity, o Max não tem desses mesmos simpatizantes?!
Pelos vistos esqueceu de dar a sua opinião como habitual, em relação aos casos …

Pity
Pity
Reply to  Pascassio
2 anos atrás

Tem o Max, tem o Vettel e tem o Alonso, especialmente esses, a juntar ao Hamilton.
Não sei a que casos se refere, esclareça-me, para que lhe possa responder.

Pascassio
Pascassio
Reply to  Pity
2 anos atrás

Acabou de dizer tudo.
E para mim chegou para compreender.
Saudações desportivas, e obrigado pelo seu tempo.

#99
#99
2 anos atrás

Foi um forró. Venham mais assim.

letsme
2 anos atrás

É assim tão difícil admitir que Hamilton este magnífico este fim de semana? O carro ajudou mas não explica tudo. Na quali deixou Bottas a 535 milésimas, o Perez só ficou a 111 do Max. Se os papéis se invertessem e fosse Max a ganhar a corrida, era o Deus, kit de unhas, como foi o Hamilton é porque tinha um avião. Qualquer dia temos claques na F1.

917/30
Reply to  letsme
2 anos atrás

“O carro ajudou”…looool coisa pouca portanto. Passava por eles que nem uma bala. O carro ajudou e muito, também não custa admitir! p.s. essa teoria da diferença entre os pilotos na quali está “engraçada”…o facto de LH ter um motor novo, logo mais performante não conta para nada claro…

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Um fim de semana em cheio da Mercedes e do seu Nº1 e campeão mundial Lewis Hamilton. Eu que julgava Interlagos um circuito à medida dos Red Bull, bem que me enganei, ainda mais quando disse que a RB devia encomendar as faixas após o que se assistiu no México, não podia estar mais enganado. Gostei de ver o Hamilton calculista, capaz de ler muito bem a sua corrida e sempre muito longe de se envolver em algum cenário hipoteticamente mais feio, e bem que o Max puxou por isso, fazendo o neerlandês o seu trabalho, mas o Hamilton bem… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado