GP Brasil F1: “Que ‘raio’ aconteceu à asa traseira do Hamilton”?

Por a 13 Novembro 2021 13:56

As regras que a FIA publica no seu Código Desportivo Internacional, e Regulamentos da Fórmula 1, são, ou devem ser, precisos. Por isso, a questão que levou Lewis Hamilton e a Mercedes aos Comissários Desportivos deve ser simples de resolver: a medida entre as duas partes da asa traseira do monolugar do inglês excedem ou não 85 mm? Será assim tão difícil medir se tem 86mm ou 85mm. É que os números e por inerência a matemática é uma ciência exata, por isso a única explicação que encontramos para todo este atraso é que as consequências duma eventual penalização, exclusão da qualificação são tão grandes que se estão a explorar todas as possibilidades que possam explicar uma eventual distância maior entre duas componentes da asa.

A peça montada no monolugar de Valtteri Bottas estava regulamentar, a de Hamilton, não. A demora na resolução do caso alguém há-de explicar.

Fontes da Mercedes disse à Sky F1: “Da sua perspectiva um fonte da Mercedes, disse-nos que este é um desenho de asa experimentado e testado, que passou em numerosos testes, que foi testado antes deste evento e que foi idêntico à asa traseira do companheiro de equipa de Hamilton, Valtteri Bottas. A asa traseira do Bottas foi considerada conforme, pelo que levanta a questão do que aconteceu à asa traseira do Hamilton”.

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6 Comentários
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Carripana
2 anos atrás

Foi devido a carga aerodinâmica a asa descalibrou…. Já vale tudo por mais uns kilometros de velocidade máxima. Só por azar foi a do Hamilton….

Freddy cat
Freddy cat
Reply to  Carripana
2 anos atrás
anotheruser
2 anos atrás

Talvez a régua da FIA esteja errada… ou a da Mercedes seja “made in …..”. Ou tenha havido erro na homologação da régua usada pela Mercedes.
(comparem fitas métricas de construção e de costura).

Especulando:
Materiais flexíveis, após ciclos de utilização, deixam de recuperar integralmente a conformação inicial. Tal é problemático quando o regulamento prevê regra métrica entre dois desses elementos flexíveis. Tanto mais que os elementos (entre os quais é medido) são de espessura, conteúdo e comportamento distinto e por isso de resistência diferente, ao longo do tempo, e dos tais ciclos de deformação.

anotheruser
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

Também ficamos a saber que o DRS da Mercedes é activado por um pivot único montado no pilar central (local onde cumpria o regulamento).

Last edited 2 anos atrás by anotheruser
2020
2020
2 anos atrás

Na Ferrari ou na Rb, tinha sido na hora… Neste gaijo é isto… “Tudo acontece” E nada lhe acontece…. Tomara que isto acabe… Venha 2022….

*RPMS*™
2 anos atrás

O que aconteceu à asa? É simples: marosca do vale tudo!

Cumprimentos

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