GP Brasil de F1: Três equipas na luta pela vitória?

Por a 13 Novembro 2022 15:05

A Red Bull mostrou na Corrida Sprint algumas debilidades na utilização dos pneus e o Grande Prémio de São Paulo poderá ser hoje uma luta a três, com Mercedes e Ferrari em situação de bater o pé à equipa que tem vindo a dominar a segunda metade da temporada deste ano.

No papel, o traçado de Interlagos não parecia colocar problemas de maior ao RB18, que com a sua superior velocidade de ponta poderia esticar as pernas no primeiro e terceiro setores, recuperando qualquer desvantagem que pudesse ter para os seus adversários de Maranello e de Brackley na sinuosa segunda parte do traçado.

No entanto, algumas circunstâncias contribuíram para que a Red Bull chegasse à Corrida Sprint numa situação desfavorável face às suas rivais.

Por um lado, o facto de ser um fim-de-semana com apenas uma sessão de treinos-livres onde poderiam ser experimentadas diversas afinações – na segunda os carros estão já em parque fechado e é muito limitado o número de alterações que se podem fazer – não permitiu à equipa validar o trabalho realizado de preparação para as duas corridas.

Por outro, as significativas alterações nas condições da pista, com as temperaturas a variarem substancialmente e a chuva a marcar a qualificação, a fotografia do comportamento do Red Bull RB18 não terá ficado clara, levando a que na Corrida Sprint Max Verstappen apresentasse, desde o início, algumas dificuldades com a gestão dos pneus, apesar de ter sido o único entre os pilotos da frente a montar pneus médios, contra macios da maior parte dos restantes.

Nestas condições os Mercedes foram os mais fortes, mostrando um ritmo rápido – na verdade, o mais rápido – conseguindo manter os pneumáticos marcados a vermelhos num bom estado.

Os Ferrari mostraram-se mais competitivos que os Red Bull – mesmo Charles Leclerc aproximou-se notoriamente de Sérgio Pérez e Max Verstappen na ponta final da prova de ontem – mas com um desgaste de pneus superior ao Mercedes.

Perante este cenário, poderemos ser levados a considerar que os carros de Brackley serão os principais candidatos ao triunfo no Grande Prémio de São Paulo, até porque Russell e Hamilton arrancam da primeira linha da grelha de partida.

No entanto, poderá haver alguns desafios no caminho da Mercedes rumo ao seu primeiro triunfo da temporada.

A prova deste final de tarde terá a extensão de setenta e uma voltas, sendo a melhor estratégia, segundo a Pirelli, a de duas paragens, com os pneus macios a serem os privilegiados para o início da corrida.

No entanto, os médios terão de entrar na equação e este poderá ser um óbice para os Mercedes, que têm dificuldades em aquecer os pneus, uma das características que lhes permite também proteger as borrachas.

Tanto os pilotos da Ferrari como os dos ‘Flechas de Prata’ têm um jogo de pneus macios novos e, pelo menos, um usados, ao passo que Verstappen tem dois e Pérez tem apenas um, não tendo qualquer conjunto usado.

A avaliar pelo verificado na corrida sprint de ontem, a estratégia que deverá ser preferida dos homens da frente será usar os macios no início e no final da corrida, escolhendo os médios no segundo ‘stint’. Neste xadrez poderá haver uma ligeira vantagem para Verstappen, com dois jogos de pneus macios novos, ao passo que Pérez terá que recorrer a dois de médios, o que o deixará em desvantagem.

A questão da corrida será perceber se os Mercedes conseguem colocar os médios a funcionar correctamente e compreender se a Red Bull poderá ter ultrapassados os problemas de gestão dos pneus verificados ontem, estando a Ferrari, que tem os seus pilotos menos bem posicionados na grelha de partida, numa posição intermédia, o que lhe poderá dar vantagem.

Seja como for, parece certo que, pela primeira vez este ano, teremos três equipas na luta pela vitória, todas elas com fraquezas e virtudes, podendo estar na mó de cima em momentos diferentes da prova de setenta e uma voltas, o que contribuirá para uma corrida entusiasmante.

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Scb
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1 ano atrás

Não acredito que a Haas consiga lutar com Red Bull ou Mercedes. Ah falavam da Ferrari? Devem conseguir inventar um plano Z em que um piloto arranca de marcha atrás ou algo do género para surpreender os adversários.

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