GP Bélgica F1: Triunfo arrasador de Max Verstappen

Por a 30 Julho 2023 15:27

Foi um autêntico passeio de Max Verstappen no Grande Prémio da Bélgica a partir do momento em que passou para a frente do pelotão, ultrapassando Sergio Pérez na volta 17. O piloto neerlandês ganhou logo uma vantagem substancial para o seu companheiro de equipa e mesmo com as paragens seguintes de ambos ou com a pouca chuva que se sentiu no traçado belga, a situação apenas melhorou para Verstappen. Sem sentir pressão por parte de Charles Leclerc, o terceiro classificado da prova, Pérez não foi capaz de acompanhar o ritmo de Verstappen, que acabou a corrida a gerir o andamento do RB19, mas mesmo assim com um triunfo avassalador com 22.3 segundos de vantagem.

Batalhas interessantes ocorreram mais atrás no pelotão, enquanto Lewis Hamilton tentou alcançar o terceiro lugar de Leclerc, após a sua segunda paragem, mas também teve de se resignar e não o conseguiu, terminando com muito terreno de vantagem sobre Fernando Alonso, o quinto classificado.

George Russell, Lando Norris – com uma boa recuperação graças a uma estratégia bem delineada pela McLaren após um início complicado – Esteban Ocon, Lance Stroll e Yuki Tsunoda fecharam as posições pontuáveis.

Destaque para a corrida de Pierre Gasly e Alexander Albon, que rodaram entre as posições pontuáveis e deram um grande espetáculo na batalha entre eles e até com manobras bonitas a outros adversários, terminaram a corrida fora dos pontos. Entre os 20 carros que começaram a corrida, abandonaram Oscar Piastri e Carlos Sainz em resultado de um toque na curva 1 entre ambos, se bem que em alturas diferentes da prova.

Oscar Piastri, Lando Norris, George Russell, Lance Stroll, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Nico Hülkenberg arrancaram para a corrida com pneus médios, enquanto os restantes partiram com pneus macios. 

Enquanto Charles Leclerc conseguiu manter a liderança do pelotão após o arranque até à chegada à reta Kemmel, Oscar Piastri ficou na trajetória interna na curva 1, tendo sido batido por Carlos Sainz, que resultou em danos sérios no monolugar da McLaren e ao abandono do piloto australiano. 

Na frente, Sergio Pérez levou a melhor na reta Kemmel, beneficiando da melhor performance em velocidade sobre o Ferrari de Leclerc. Um pouco mais atrás, Max Verstappen defendeu-se bem das possíveis confusões na curva 1, mas terminou a primeira volta já na quarta posição, atrás de Lewis Hamilton que seguia Leclerc. 

Após o abandono de Piastri, Lando Norris começou a perder posições na classificação (problemas na direção do seu McLaren), chegando à volta 5 fora dos dez primeiros, enquanto Alexander Albon ascendia ao oitavo posto numa fase inicial muito boa do piloto da Williams. 

Sem conseguir ultrapassar Hamilton, Verstappen via Pérez a ganhar vantagem para o resto do pelotão, tendo quase 3 segundos até à volta 5.

Sainz, com danos no flanco direito em resultado do toque com o McLaren, perdeu também muitas posições, passando a rodar na quinta posição. Enquanto isso, Verstappen ultrapassou Hamilton e entrou em posições de pódio na reta Kemmel. Na mesma altura, Norris parou na box para montar pneus duros, baixando para 17º. 

Sainz continuava a cair na classificação, perdendo a 10º posição para Logan Sargeant e mais tarde a décima primeira para Pierre Gasly.

Na frente, Verstappen ia encurtando terreno para Leclerc, com a manobra a ser bem sucedida no final da reta Kemmel à volta 9. A Red Bull alcançava o 1-2 ainda nas voltas iniciais.

A fazer uma excelente fase inicial estava Alexander Albon, o piloto que estava na liderança do grupo que já tinha parado na box e trocado de pneus. 

À entrada da volta 14, Pérez entrou na box para troca de pneus, passando Verstappen para a liderança do pelotão e questionando a equipa sobre o que pensavam para a sua estratégia. Na volta seguinte, seria a sua vez de parar. 

Chegando à volta 16, com os dois pilotos da Red Bull com pneus médios novos, Max Verstappen estava já colado à traseira do monolugar do seu companheiro de equipa. Na volta seguinte, aproveitando o DRS na reta Kemmel, o neerlandês alcançou a liderança da classificação, colocando logo 1.2 segundos de vantagem para o mexicano. 

Começou a chover na volta 18, mas sem que nenhuma equipa se preocupasse a parar os pilotos logo nessa altura. Algumas equipas trocaram os pneus para macios, em vez dos intermédios, uma vez que a água ainda não era muita em pista. Seguiam atrás dos pilotos da Red Bull, Leclerc e Lewis Hamilton, com Fernando Alonso, George Russell, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Alexander Albon no top 10. Entre estes, apenas Russell e Gasly ainda não tinham parado.

Aproveitando a sua paragem para pneus macios ainda antes da chuva ter começado, Lando Norris recuperou algumas posições entre a volta 23 e 24, alcançando a 11ª posição nessa altura.

O segundo abandono da corrida foi confirmado com a entrada de Carlos Sainz na box da Ferrari. 

Do grupo da frente, Lewis Hamilton foi o primeiro a parar, montando a Mercedes pneus macios no carro do britânico. A resposta de Leclerc deu-se na volta seguinte, regressando à pista a escassos metros à frente do britânico que vinha em luta com Fernando Alonso.

O próximo piloto dos quatro primeiros classificados a parar foi Sergio Pérez, seguindo-se Max Verstappen.

Um pouco mais atrás, Alonso voltou a parar, mas regressou mantendo o quinto posto, à frente de Russell e Lando Norris. Lance Stroll, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon fechavam o top 10, enquanto Alexander Albon e Pierre Gasly se entretinham na luta pela 11ª posição, tentando alcançar o grupo de pilotos que estavam em posições pontuáveis. Entre estes, Norris e Stroll eram os pilotos com pneus com mais voltas e se parassem perdiam muitas posições devido às diferenças curtas no pelotão.

Quem parou, resultando em várias perdas de posições, foi Albon, que começou a ficar mais lento após a luta anterior com Gasly. Na frente, e entrando nas últimas 10 voltas da corrida, Max Verstappen tinha 12.7s de vantagem para o seu companheiro de equipa, enquanto Leclerc estava 3.7s atrás do mexicano.

Nas voltas finais, destaca-se a espetacular manobra de ultrapassagem de Esteban Ocon a Yuki Tsunoda, conseguindo o piloto francês ainda apanhar Lance Stroll e alcançar Lance Stroll. Mais atrás, Pierre Gasly tentou alcançar e ultrapassar Tsunoda, mas o piloto japonês ‘agarrou-se’ com os dois braços ao 10º lugar e ao último ponto possível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

36 comentários

  1. joaopereira1696

    30 Julho, 2023 at 16:00

    Incrível este domínio de Verstappen, como, mesmo começando em sexto, tudo parecia certo para a sua oitava vitória consecutiva. Então aquele rádio dele é de matar a concorrência, se é que neste momento tem alguma. Ainda se pensou que a chuva poderia animar um pouco mas não foi suficiente. Para Agosto há mais. Boas férias.

  2. GUILHERME Rodrigues

    30 Julho, 2023 at 16:04

    Boa corrida antes da merecida pausa de Verão e das férias! Corrida previsivel com vencedor antecipado face a superioridade do red bull e do binómio max versttapen! Não foi assim tão chata e má como vão dizer. A ferrari muito melhor que o esperado sobretudo o ritmo de corrida foi bom o suficiente para segurar o mais rápido mercedes e hamilton atrás como em 2019, excelente corrida do Leclerc a provar que é um grande piloto ao contrario do que os invejosos dizem e deu tudo o que tinha o ritmo não foi assim tão inferior ao red bull do checo perez! Alonso para mim o melhor da corrida, excelente corrida do espanhol arranque perfeito e ritmo de corrida perfeito num aston martin que é atualmente a 5° força, conseguiu gerir muito bem os pneus apesar de não ter um setup equilibrado com um setor do meio nas curvas encadeadas com o carro com menos downforce a escorregar muito de frente, mesmo assim conseguiu defender se de um muito mais rapido mercedes do russell! Hamilton esperava muito mais, depois da exibição de ontem onde parecia que o mercedes estava muito rápido e com muito boa tracção, pensava que ia lutar pelo 2° lugar com o perez e deixar a ferrari novamente fora do pódio, na sexta feira parecia me que a mercedes não estava assim tão rapida mas depois de ontem já me pareceu o oposto, mas hoje perdia muito tempo para o leclerc no 2° setor claramente onde o ferrari se conseguia defender para evitar o drs do mercedes nas primeiras voltas e andaram sempre ali na casa dos 2 e 3 segundos quase a corrida toda, impressionante! Norris boa corrida a maximizar o que o carro tinha, hoje a mclaren a ser exposta e a levar com um banho de água fria para a realidade, com o carro do ano passado e do inicio deste ano provavelmente ficariam fora dos 10 primeiros o carro ainda tem muito arrasto! De resto, salientar a excelente corrida do alpine e do ocon a salvar o fim de semana com alguns pontos merecidos, parece mesmo que o problema está resolvido com o despedimento daqueles 2 incompetentes! Tsunoda bem, a pontuar com um alpha tauri, a provar que o motor honda anda bem em pistas de alta, e o alpha tauri andou para a frente com a entrada do Ricciardo que hoje teve muito discreto e mal! Stroll bem hoje! De resto piastri com muito azar não teve culpa, sainz a errar foi com muita sede ao pote para ultrapassar o mercedes e o hamilton e correu mal e estragou a corrida do piastri, claro que hoje vão todos pedir a cabeça do espanhol, se fosse o hamilton estavam os comentadores todos a defender o menino bonito! Quanto à mercedes e ao hamilton fazerem a melhor volta apenas como prémio de consolação, mesmo assim de médios não estava à espera, confesso! Mas o carro já com quase nenhum combustível no depósito, ainda vamos ver e ler hoje os fanaticos e doentes, a dizer que a mercedes escondeu o jogo e que o Mercedes AMG foi o carro mais rápido nesta pista hoje ahahahah!
    Em zandvoort, devemos ter mais uma vitoria do max, mas cuidado com os 2 mercedes, cheira me que vão dar muito trabalhinho ao max e a mercedes vai ter os 2 carros no podio, circuito perfeito para a mercedes com muitas curvas, de muito apoio e alta carga aerodinâmica! Mclaren deverá ser a 3° força, e a ferrari e a aston vão andar perdidas ali a lutar pelos ultimos lugares dos pontos, é a minha aposta!

  3. Pity

    30 Julho, 2023 at 16:09

    Estou a gostar deste novo Verstappen. Continua com a mesma rapidez, a mesma “fome”, mas aprendeu a usar a cabeça, já não ataca como louco para chegar ao comando, fá-lo com calma. ( a situação confortável ajuda).
    Boa corrida de Perez, apesar de terminar a 20 segundos do Max, mas quem dá o que tem…
    Leclerc a fazer a sua melhor corrida em muito tempo. O “malandro” do Hamilton a roubar a V+R ao Max… não se faz 🙂
    Boa corrida de Alonso, mas longe do que nos habituou nas primeiras corridas.
    Destaque para Tsunoda, que esteve muito bem, e para Ocon. Embora fora dos pontos, também Gasly fez uma boa corrida.
    Desta vez, uma má estratégia e, principalmente, uma má qualificação não ajudaram Ricciardo.
    Pena o acidente entre Sainz e Piastri, que os deixou fora da corrida.
    PS: quem seria a miudinha que estava ao pé do Jos? Não me pareceu a Penélope, acho que é uma mais crescida.

    • Sr. Dr. HHister

      30 Julho, 2023 at 18:38

      A AM é que está longe! Nunca pôr Alonso em causa é a regra número 1 da Igreja Alonsista Adventista. 🙏🕊️

    • asfonseca

      30 Julho, 2023 at 19:06

      Concordo parcialmente com a opinião sobre o Max, este ano mais maduro, mas se tiver luta acho que o mau feitio volta rápido,.bastou ver a forma como tratou o Russel quando este se bate com ele. Quando tiver oposição (talvez para o ano), é que conseguiremos ver o nivel de maturidade.

      • alvesba22020_gmail_com

        30 Julho, 2023 at 21:08

        Concordo em absoluto. A superioridade é tão gritante que a vitória surge com tranquilidade.
        Goza hoje o que o Hamilton gozou no passado.
        Excelente era que o resto das equipas conseguissem acompanhar a Redbull e a Mercedes.

      • HellRun

        31 Julho, 2023 at 11:29

        Isso mesmo. A “maturidade” e a “genialidade tactica” (esta ainda não está nos discursos dos media, mas há-de aparecer aí nos comentarios dos especialistas) aparece sempre quando se tem uma vantagem de material esmagadora sobre os rivais. É assim agora, como foi antes com outras marcas.

  4. Manuel Araujo

    30 Julho, 2023 at 16:18

    grande vitória do Max , bem seguido pelo colega de equipa , corrida boa atendendo ao potencial do carro do Leclerc , Hamilton a ficar com as migalhas…. pela negativa… afinal a Mclaren ainda está em lume brando… lançaram os foguetes muito cedo..e para terminar foi lindo ver o Mr. Pepsodent a levar uma aviadela a moda antiga do Tsunoda…

  5. Cavaleiro do Asfalto

    30 Julho, 2023 at 16:56

    Se entre 2015 e 2017 o motor Honda terá sido, na prática, o principal responsável pela falta de desempenho e de insucessos na McLaren, nos últimos três anos tudo se alterou. Porém, alguns comentadores televisivos, entre outros, não perderam o ensejo de malhar no construtor japonês.
    Com mais ou menos razão e fundamento, alguns desses comentadores fizeram as suas análises e apontaram sempre, incisivamente, o culpado e puseram-lhe, por vezes, o dedo na ferida, deitando-lhe um pouco de sal na mesma.
    Contudo, agora, não sinto que deem o devido crédito à Honda, pois ouço-os falar mais do carro como um todo, quando há uns tempos atrás muito se dedicaram a analisar a fiabilidade e a confiabilidade da tecnologia Honda.
    Hoje, podiam dar mais crédito a quem, decisivamente, o merece.
    Verstappen já tem, num ano, o recorde de vitórias, o recorde de pontos e o maior número de pódios num ano.
    Quanto à Honda, com as equipas Red Bull e McLaren, detém o recorde absoluto de vitórias consecutivamente.
    Quanto à vitória de Verstappen, a declaração de Toto Wolff (na Hungria): «É como se corresse contra pilotos de Fórmula 2…», diz tudo, mas não deixa de ser muito curiosa, pois há uns tempos atrás Alonso dizia que o motor Honda parecia um GP2.
    Dois comentários que a Honda guardará para a sua história.
    Subestimar alguém costuma dar mau resultado. E menosprezar a determinação japonesa… também.

    • Pu7oze

      30 Julho, 2023 at 19:48

      Lol…
      Tem este ritmo simplesmente porque foram buscar uma enorme quantia de engenheiros há Mercedes.
      Estes resultados não são fruto de tanta determinação japonesa

      • Cavaleiro do Asfalto

        30 Julho, 2023 at 20:21

        Essa «enorme quantia»(!) de que fala são os engenheiros herdados da Brawn GP, que herdou a base dos engenheiros que faziam parte da F1 Honda Racing Team? 😉 Opsss….
        Sugiro-lhe que leia um pouco mais sobre o que é que a divisão de aeronáutica da Honda fez nas câmaras de combustão e quem foram os engenheiros japoneses que modificaram, com o sucesso que se vê, as turbinas…

    • GUILHERME Rodrigues

      30 Julho, 2023 at 20:09

      Se achas que o maior trunfo da Red Bull e vantagem para a concorrência nomeadamente Mercedes e Ferrari é o motor Honda, então andas alucinado e não percebes nada! O chassis red bull e a suspensão é o principal trunfo da Red Bull!

      • Cavaleiro do Asfalto

        30 Julho, 2023 at 20:52

        Em primeiro lugar, não o conheço de parte nenhuma…
        Em segundo lugar não soube ler nem interpretar o que escrevi. Não fiz comparações, nem falei em vantagem.
        Em terceiro lugar os dois recordes de vitórias consecutivas têm em comum a motorização Honda. Pode ser apenas uma coincidência para si, mas alucinação é que não é.

      • HellRun

        31 Julho, 2023 at 11:33

        Viu-se perfeitamente, a maneira como, sem DRS, o Max passava adversarios em recta. Só um chassis de excepção (quiçá ajudado pela suspensão), garante um desempenho daqueles 😂. O motor nem é chamado ali…

  6. Rui

    30 Julho, 2023 at 17:00

    Pela primeira vez nas últimas 3 corridas, Verstappen leva o troféu da vitória para casa, intacto.

  7. Canam

    30 Julho, 2023 at 17:25

    O objectivo da Red Bull neste momento passa por tentar ganhar todas as corridas do campeonato, porque isso sim seria histórico.
    Se os GPs forem “normais” isso pode ser possível.

    • HellRun

      31 Julho, 2023 at 11:35

      E no entanto, o que se disse por aqui, quando alguém no inicio da época, pôs essa possibilidade. Quem o disse, sabia do que falava.

  8. Sr. Dr. HHister

    30 Julho, 2023 at 18:43

    Pará com isto Max, já chega. 😢
    Estou com medo que o resto do pelotão desista de correr por conta da desmoralização sofrida às mãos do destruidor de sonhos. Nem o 8° deixa para Lewis. É muito triste. Tem que ser banido. Está a estragar o desporto e o relacionamento entre a minha filha adoptiva.

  9. Pu7oze

    30 Julho, 2023 at 19:44

    Não vejo a F1 na sport TV os comentadores português ficam muito aquém dos da skyF1 .
    O Redbull de verstappen é muito diferente do do Perez.
    Vejam as fotos dos carros lado a lado nas laterais dá bem para ver que os fundos planos não dão idênticos.
    Os comentadores ingleses afirmaram que fontes seguras dentro da equipa disseram que os monolugares não recebem as actualizações na mesma altura.
    Talvez advenha daí alguma da diferença de ritmo dos dois pilotos.
    Não tirando o mérito a max
    Neste momento nem a Mercedes Ferrari e nem a Aston Martin estão ao mesmo patamar do carro da Redbull.
    A F1 é assim.
    sempre que se mudam os regulamentos a hegemonia acaba sempre por ser maior numa equipa neste caso o trb de toda a escuderia está a dar os seus frutos

    • Pity

      30 Julho, 2023 at 20:24

      Os comentadores da Sport TV têm uma vantagem sobre os da Sky: falam em Português. Como portuguesa, acho isso óptimo.
      Claro que os carros da Red Bull não são iguais. Um ostenta o número 1 e o outro ostenta o nº 11.

      • Nrpm

        30 Julho, 2023 at 23:10

        O sentimento nacionalista, não pode impedir que se perceba que a qualidade dos comentadores da transmissão portuguesa é muito fraquinha. Já vai longe o tempo dos experts nacionais ( Adriano Cerqueira, José Pinto, Rui Freire, Domingos Piedade e outros) todos com muita vivência de insiders na categoria. Trunfo de que a Sky F1 dispõe hoje em dia, bem como os grandes meios que emprega em cada GP. Por cá, passou a fazer-se de conta que é tudo em grande e bom, mas não é…já foi.

        • Pity

          31 Julho, 2023 at 8:48

          É… A mania, já muito antiga, de que o que é estrangeiro é que é bom, é difícil de desenraizar.

          • Nrpm

            31 Julho, 2023 at 10:59

            São bons e competentes os comentadores da emissão nacional dos Gps de F1? Lêm a mesma imprensa internacional, as mesmas noticias on-line, que eu e você. Não se deslocam constantemente ás provas, não entrevistam ninguêm em exclusivo deste meio desportivo, pois não conhecem os meandros das equipas… Comentam, como se estivessem á mesa do café, enganam-se e atrapalham-se com situações de prova, fazem comentários a destempo e até mostram inconsistência no conhecimento de regras. Eu preferia que houvesse uns em Portugal melhores, até melhores que os lá de fora, (como o foram por decadas) mas não há, nem há interesse em tê-los. Agora só por falarem em português está bem e gostas-se… Não ‘como’ de tudo só porque é cá da horta.

          • Pity

            31 Julho, 2023 at 12:53

            Não se deslocam às provas, mas têm lá um representante de qualidade: Luís Vasconcelos.
            Como estamos em democracia, cada um é livre de ver onde quer. Eu também já vi em inglês, até em espanhol ou francês, quando, por não ter acesso ao cabo/satélite, era obrigada a ver por sites piratas no computador. Acontece que o meu inglês não é tão bom que me permita perceber todos os termos técnicos ou muitas das comunicações dos pilotos, pelo que ver em Português é a melhor opção. Eu não sou, nem me armo em intelectual. Sou portuguesa, vivo em Portugal, vejo em Português.

        • HellRun

          31 Julho, 2023 at 11:46

          Não diria que é muito fraquinha, mas não é excelente. Aliás, notava-se logo o salto qualitativo, quando entrava em cena o Nuno Pinto (era este o nome?), que trabalhava directamente com uma das equipas, a Aston Martin. E depois, aquilo na SPTV às vezes parece uma mesa de sueca, com umas bocas jocosas a pilotos, que acho desadequadas. Alguns são melhores que outros, sim, mas não há ali “pézudos”. Só quem nunca conduziu um monolugar, pode vir com bocas dessas. Aliás, prefiro os comentários a solo do comentador que segue a F2 (nem sei o nome dele, que não me leve a mal). Diz o que sabe, assume o que não sabe, está sempre atento e faz o melhor que pode, com os meios que tem, sem se armar em esperto e muito menos engraçado. Aprecio.

  10. Luis Filipe

    30 Julho, 2023 at 20:37

    A verdade é que Verstappen está uns furos acima. E não venham com a teoria que é só o carro gostemos ou não do piloto. Pérez parece estar aos poucos a recuperar a confiança, piloto pela qual tenho admiração mas a verdade é que está uns pontos abaixo de Verstappen. Leclerc desta vez bem, Sainz e Piastri após o toque comprometeram a corrida. Gostei de ver o Tsunoda a pontuar a uma equipa como a Mercedes e aos pilotos que tem exige-se mais, por esta última afirmação vão chover votos negativos 🤪

    • HellRun

      31 Julho, 2023 at 11:52

      De mim, não leva nenhum ponto negativo 😂, só por isso. Mas o grau de exigência que se tem para uma Mercedes, tem de ser igual para uma Ferrari, por exemplo, pelos orçamentos e pilotos que têm, não é? E ambos andam a apanhar bonés, face à RB. E mesmo para uma Alpine, não sei qual o orçamento deles, mas tinham obrigação de fazer bem melhor, com os meios que julgo terem. Mas, seja pelo motor, chassis, pilotos, orçamento, ou tudo junto (ontem e hoje, aqui no Autosport, já todas as hipóteses foram defendidas), há uma equipa que está noutro patamar. Azar o nosso, de quem gosta de corridas disputadas lá à frente.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado