GP Bélgica F1: Estratégia de uma ou duas trocas de pneus?

Por a 28 Agosto 2022 13:21

Os pneus macios deram provas de um desgaste maior do que o previsto pela Pirelli nas sessões de treinos e por isso começar a corrida do GP da Bélgica com a carga de combustível e com este composto pode dar dores de cabeça a algumas equipas. Como tal, a estratégia de apenas uma paragem começando com pneus macios, que são mais fáceis de colocar na temperatura correta em condições de pista fria, não está inteiramente colocada de lado, mas segundo a Pirelli não é a mais rápida.

Segundo o fornecedor de pneus da Fórmula 1, iniciar a corrida com pneus médios e entra a volta 12 e 17 trocar por pneus macios, para mais tarde regressar ao composto médio é a estratégia mais rápida. Entre as opções estratégicas de parar apenas por uma vez em Spa-Francorchamps, começar com pneus médios é ligeiramente mais rápido do que com o composto macio.

A utilização do pneu médio para dois dos três stints está aberta a todos os pilotos da grelha, com todos ainda com dois conjuntos novos de médios disponíveis para a corrida, apenas os pilotos de Aston Martin e Nicholas Latifi é que têm jogos usados, se bem que Lance Stroll e Sebastian Vettel apenas deram algumas voltas com cada jogo.

No fundo do grelha de partida estão pilotos com objetivos claros que subir bastante na classificação, como é o caso de Max Verstappen e Charles Leclerc. Esses pilotos podem arriscar e começar com pneus macios para tentar alcançar posições cimeiras o mais rapidamente possível. O líder do campeonato tem ainda dois jogos de pneus macios por usar. Começando com macios para um desempenho máximo na fase inicial da corrida seria suficiente para abrir uma janela de pitstops para montar pneus duros até ao final da corrida.

foto: F1.com

As condições meteorológicas devem manter-se estáveis durante a corrida, mas em Spa-Francorchamps é bastante possível que seja necessário um ou mais períodos de Safety Car que pode alterar o panorama das equipas. Uma paragem nas boxes em Spa em condições de corrida sob bandeira verde o tempo perdido é em média 18.7s, mas em Safety Car ou Virtual Safety Car perdem-se menos 7s. Isto é algo que não pode ser descurado pelas equipas.

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