GP Bélgica F1, Charles Leclerc: “Triste por ver a Ferrari tão em baixo”
Charles Leclerc revelou publicamente a sua tristeza por ver a Ferrari no 15º e 17º lugares no segundo treino livre do GP da Bélgica de Fórmula 1.
1.317s, foi a diferença do melhor Ferrari face ao registo conseguido em 2019 nesta mesma pista, quando a Ferrari liderou a sessão, antes do monegasco assegurar a pole position e posteriormente conquistar a sua primeira vitória, Charles Leclerc admitiu estar “triste” ao ver até que ponto a Scuderia caiu.
No que tem sido uma temporada difícil para a Ferrari, os tempos por volta de sexta-feira em Spa-Francorchamps são maus demais para ser verdade. Leclerc terminou a 1,696s do ritmo de Max Verstappen (Red Bull) em 15º lugar no TL2, e apenas 0,023s acima dos Williams de George Russell, enquanto Sebastian Vettel esteve ainda pior. O tri-vencedor de Spa foi 17º, apenas 0,091s à frente do segundo Williams de Nicholas Latifi.
“Foi um dia muito difícil. É uma surpresa estar tão atrás, especialmente no TL2. Tentámos muitas coisas no TL2. No início tentei algo bastante agressivo nos níveis de downforce, não resultou. Falta-nos ritmo, precisamos de trabalhar arduamente para recuperar, mas não espero milagres para este fim-de-semana. Não me sinto bem e é triste ver a Ferrari tão em baixo”, disse Charles Leclerc, “mas como sempre, o nosso trabalho como pilotos é dar o nosso melhor e é exatamente isso que estou a tentar, e o que Seb está a tentar, fazer no carro”.
Embora as questões relativas à unidade de potência da Ferrari sejam evidentes, é o equilíbrio do SF1000 que mais preocupa os pilotos da equipa, com Vettel a qualificar o carro de “complicado”, uma vez que tanto ele como Leclerc acabaram por ser confortavelmente ultrapassados pelos Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, que também têm motores Ferrari, no segundo treino livre, com Leclerc a 0,579s do tempo (13º) de Giovinazzi.
“O carro estava difícil e complicado de guiar, por isso estamos à procura de opções com a configuração. Tentámos muito esta tarde, mas [precisamos] de reiniciar e tentar algo diferente. Tenho a certeza de que amanhã (hoje) será um pouco melhor”.
“Foi sobretudo um problema com o equilíbrio. Estamos realmente a lutar com o equilíbrio do carro, por isso precisamos de tentar compreender o que podemos fazer melhor. Neste momento, é bastante imprevisível. Mas penso que no ano passado, e também antes do ano passado, houve sextas-feiras muito difíceis e conseguimos chegar a uma solução ao sábado, e é para isso que estamos a trabalhar. Portanto, esperamos poder vir com uma solução”, disse Leclerc.
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Estou abismado com a famosa surpresa que o Mattia Binoto tinha dito que iria trazer para SPA e Monza… O Wally no seu melhor!!!!!
Desta vez se conseguir ficar a menos de 40s do vencedor do GP, já é um feito assinalável. A queda abrupta de rendimento da Ferrari poderá significar que as outras equipas são as que dispõem dos “truques” agora.
Roger… não são os truques dos outros…
Em quase todas as corridas há uma desorientação na procura do setup, isto é o “dia a dia” desde que o Binotto “tomou as rédeas”… começou no Autrália 2019… e não vai parar enquanto essa “triste figura” estiver a comandar os destinos da SF…
Não vale a pena procurar “respostas” na rua… ela está dentro de casa…
Como é possível descer tão baixo Ferrari?
Aqui está a prova de que o problema não é só o motor e sendo o carro uma evolução e não uma revolução do que era no passado, não dá para entender!
Como é possível uma equipa com tanta experiência ser tão incompetente? Coitados dos pilotos!
Quando se concentram muitas energias a cometer ilegalidades, quando se deviam canalizar essas energias para conseguir progressos legais, o resultado é este.
Ou como diz o ditado popular, o Karma é uma coisa tramada 🙂
Também….
Eu não sou adepto da Ferrari, pelo contrário, mas acho que todas as equipas dobram as regras mas só algumas são apanhadas. A FIA é que tem que ser transversal na fiscalização. O caso da RP é um bom exemplo. Segundo a FIA estava tudo legal mas após pressão externa estava afinal ilegal! Mas que padrões de merda tem a FIA? As condutas de travões traseiras eram visíveis a olho nu e era facilmente perceptível que eram idênticas aos Mercedes! Ou seja, a mim parece-me ser mais uma questão de efectividade das pressões externas, do que da legalidade dos carros.… Ler mais »
Infelizmente, tenho de concordar com o que o Max Verstappen disse no ano passado: «That’s what happens when you stop cheating».