GP Bélgica F1, Carlos Sainz: “o nosso pacote não se adequa a este tipo de pista”

Por a 29 Agosto 2022 11:25

Carlos Sainz maximizou a sua prestação com os melhores resultados possíveis na qualificação e na corrida. Aproveitou a penalização da grelha de Charles Leclerc para terminar no pódio, mas fazer mais era muito difícil nesta pista de Spa pois os melhores predicados do F1-75 são mais indicados para pistas mais lentas.

O Red Bull tem uma aerodinâmica que lhe permite mais velocidade de ponta, e o Ferrari tem um coeficiente de penetração aerodinâmico mais elevado, mas com isso mais arrasto, e por isso, em spa, Monza, etc, não tem muitas hipóteses face ao Red Bull RB18.

Na corrida, o espanhol liderou a primeira parte, mas depois desvaneceu-se até à terceira posição. Não havia muito que pudesse ter feito para bater os Red Bull: “Não creio… Creio que não deixámos nada em cima da mesa. Só não fomos suficientemente fortes em comparação com eles. Eles estiveram noutro planeta este fim-de-semana. Apenas foram fortes na qualificação, fortes na corrida, melhores na gestão de pneus, mais fortes nas retas, mais fortes nas curvas, pelo menos em algumas. E não fomos suficientemente rápidos, infelizmente, este fim-de-semana. Após a boa partida que tive, o forte reinício pós Safety Car, o intervalo que tive após as primeiras voltas, senti que estava a ter uma boa oportunidade. Mas muito rapidamente, apercebi-me de que tinha entrado em sobreaquecimento com um pneu. Estava a deslizar muito e por isso não ia acontecer…” disse Sainz, que ainda assim ficou surpreendido com a diferença face à Red Bull: “Sim, um pouco. Penso que mentiríamos, se não disséssemos isso. Estamos surpreendidos porque o fosso foi certamente muito maior, ou o maior que vimos durante toda a época entre as duas equipas. E é certamente algo que não esperávamos. O que significa que precisamos de voltar atrás e analisar por que razão, neste tipo de pista, somos tão fracos.

E, sim, ainda precisamos de analisar, tirar algumas conclusões e tentar chegar a um melhor pacote de baixa força para Monza, caso não sejamos tão fortes lá também”, disse Sainz que ainda falou da pressão final de George Russell: “Ele montou pneus que eram três ou quatro voltas mais frescos, o que por aqui é um grande delta.

Em ritmo, pensei que ia ficar muito ‘apertado’ no final, mas fiz um bom trabalho no início do período com os pneus duros para gerir o pneu, para ter algum pneu para as últimas cinco voltas, e forçar. E na verdade, consegui igualar, penso que era o ritmo do Checo e do George no final. Foi uma luta, toda a corrida com os pneus, com o ritmo – mas, como disse, não creio que houvesse muito mais…”, terminado depois a dizer que a nova diretiva técnica da FIA nada alterou no F1-75: “Sinceramente, nada. Penso que é uma consequência das características do carro e o nosso pacote não se adequa a este tipo de pista. Veremos depois de Zandvoort, que é uma pista de alta força descendente e vamos ver como nos comportamos para tirar quaisquer conclusões, mas a minha sensação – e é apenas uma sensação – é que tivemos aqui um fim-de-semana um pouco fora do normal.

E a Red Bull teve um grande fim-de-semana, não, e isto torna a diferença particularmente grande e eu preciso de esperar e ver mais algumas corridas para analisar isto…”

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