GP Bahrein F1: Acidente de Grosjean marca corrida vencida por Lewis Hamilton

Por a 29 Novembro 2020 17:14

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11) venceu o GP do Bahrein de Fórmula 1 marcado pelo grave acidente de Romain Grosjean, no início da corrida, com o seu Haas a sair de pista, bater violentamente nos rails e a incendiar-se violentamente, com o piloto no cockpit.

Os Marshalls e carro médico chegaram depressa e ainda ajudaram a tirar o piloto do ‘inferno’ do fogo. Grosjean sofreu queimaduras nas mãos e tornozelos e suspeita-se duma costela partida. Foi levado para o hospital para mais observações, mas tendo em conta o que sucedeu, podia ter sido muito mais grave.

A corrida esteve interrompido quase uma hora, para reparação dos rails, mas no recomeço, no Safety Car, depois de Lance Stroll capotar na sequência de um toque de Daniil Kvyat, que também já tinha estado envolvido no acidente de Grosjean.

Reiniciada a corrida, Lewis Hamilton dominou e triunfou pela 11ª vez este ano, mas com Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda), que pouco pode fazer do que seguir o inglês à distância, durante a corrida. Verstappen terminou colado a Hamilton, por causa do Safety Car, mesmo em cima do fim da corrida.

Sergio Perez (Racing Point RP20/Mercedes) tinha novo pódio à vista, precioso para a equipa, depois de mais uma boa exibição, não dando grandes hipóteses à concorrência, isto podendo estar a três corridas do fim da sua carreira na F1, mas o azar bateu-lhe à porta e a sua corrida terminou com o seu monolugar em chamas. Quem herdou o pódio foi Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) que perseguiu o mexicano durante muito tempo, sem que Pérez lhe tenha dado hipóteses. Muito azar.

Grande ‘exercício’ matemático para a McLaren com Lando Norris a terminar em quarto na frente de Carlos Sainz, dando 22 pontos à equipa, que podem ser decisivos na luta pelo terceiro lugar das equipas no Mundial de Construtores. É que estamos a falar de uma diferença de 10 milhões de dólares entre ser terceiro ou quarto.

Com estes resultados, a McLaren tem agora 171 pontos, mais 17 que a Racing Point (154). A Renault teve um dia pouco produtivo e está 10 pontos atrás da Racing Point, com 144 pontos com a Ferrari a ter novamente um maus conjunto de resultados mau e a não passar dos 131 pontos. Com duas corridas pela frente o terceiro lugar sorri à McLaren ainda que não esteja ‘fechado’.

Com uma estratégia de apenas uma paragem, Pierre Gasly (AlphaTauri AT01/Honda) foi sexto na frente de Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) com Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11) em oitavo, depois duma corrida condicionada pelo furo que sofreu no reinício da corrida. Já tinha caído de segundo para sexto na primeira partida, passou para quarto no recomeço, mas depressa teve de ir às boxes com um furo lento, atrasando-se muito.

Recuperou até oitavo.

Esteban Ocon (Renault R.S.20) foi nono e o abandono de Perez permitiu à Ferrari herdar uma posição com Charles Leclerc (Ferrari SF1000) a somar um ‘pontinho’ num dia pobre para a equipa. Novamente os dois pilotos da ferrari desentenderam-se com Leclerc a não dar tréguas ao seu colega de equipa,

Sebastian Vettel (Ferrari SF1000), que bem se queixou via rádio, com qualquer coisa do estilo “é sempre a mesma coisa, não vale a pena discutir nada disto no briefing”. Vettel teve azar com o incidente de Kvyat com Stroll, perdendo várias posições. Terminou em 13º

Mais informações assim que possível.

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Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
3 anos atrás

Hoje o GP do Bahrein foi uma “prova de fogo”… começou com fogo e acabou com fogo… 😅

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Hoje serviu para a F1 abrir os olhos, pois os pilotos correm risco de vida cada vez que entram num carro. É uma mesquinhez que o assunto deste fim de semana fosse criar um limite de 10 milhões aos salários dos pilotos. A F1 não é o Futebol, ninguém corre risco de vida a jogar à bola e ninguém fala em tectos salariais para os jogadores. Hoje o Romain foi um herói, sobreviveu a um dos mais horrendos acidentes da F1, o halo salvou-lhe a vida, mas se ele não conseguisse sair do carro não teria servido de nada, porque… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Ninguém corre risco de vida a jogar à bola? Já houve uma data de mortes em campo, seja por colisões, seja por morte súbita. Não quero entrar em estatísticas pois há muitos mais jogadores de futebol do que de F1, mas dizer que os jogadores da bola não correm risco de vida é uma completa parvoíce. E dizer que o Grosjean foi um herói é de rir. Foi foi uma grande besta, como lhe é apanágio e por sorte não se matou nem matou ninguém. Se fosse um acidente isolado eu nem era tão crítico mas não é. Este gajo… Ler mais »

JP INAU
JP INAU
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Concordo em relação a Grosjean, quanto ao futebol… ataques de coração e uma cabeçada numa porta de vidro que demorou a abrir, acontece a qualquer desportista da vida diária.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

Cabeçada numa porta de vidro? Nem sei do que fala.
Não se lembra do caso do Petr Čech que não morreu por pouco? Ou de um jogador que levou com um pontapé no pescoço e morreu? Eu tenho conhecimento disto e nem vejo bola!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Tu deves é estar doido, se achas um grande risco jogar à bola nunca mais jogues que ainda podes morrer com uma unha encravada. O que eu não aceito é que os pilotos de F1 tenham os salários cortados quando as equipas podem pagar esses valores, senão mais vale irem para a NASCAR ou todos jogar à bola. Neste momento há pelo menos 5 pilotos que ganham mais do que isso, especialmente o Hamilton. Se dissesses ao Ronaldo que só pode ganhar 10 milhões de certo que ele preferia pendurar as botas a ajudar a enriquecer as equipas.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Quanto ao risco cárdio respiratório, o futebol não chega aos calcanhares do atletismo ou do ciclismo. E todas as semanas há milhões de pessoas a correr em competições populares e a treinar ciclismo quer de estrada e BTT que são muito mais intensos que um jogo de futebol. Qualquer atleta amador de atletismo que treine todos os dias dava um baile à maior parte dos jogadores de futebol profissionais da 1ª divisão numa corrida de 10 km.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Honda Power
Honda Power
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Belos exemplos que deu… os que estão no topo do uso de doping…

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Olha eu nunca me dopei fala por ti, vai subir a Arrábida no Strava e mostra o que vales. Estou a falar de amadores, desde quando o futebol faz controle de sangue como é feito diariamente aos atletas profissionais de atletismo e de ciclismo que nem podem sair da área de residência sem declarar para onde vão.

Honda Power
Honda Power
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Medir pilinhas nunca foi para mim, não tenho de demostrar nada a ninguém. Pratico desporto e sinto-me bem. É o que me interessa. Pratico natação, corro 2h de 2 em 2 dias, pratico 2 artes marciais e faço pesca submarina de vez em quando. Se corro 10km em menos de 37m… não sei nem quero saber. Agora que o desporto amador está carregado de doping, está. Aliás, se amanhã fizessem testes a todos os atletas amadores, havia modalidades que acabavam.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

O outro foi violado pelo Alonso. Você deve ter sido violado pelo Xabi Alonso!
Você é de facto um génio ao afirmar que um corredor vencia um jogador numa corrida! Que afirmação controversa. É preciso ter coragem para dizer coisas destas. Eu também sou um homem cheio de coragem e vou aqui afirmar que o sol é amarelo! Uau. Só espero não ser preso pela quebra de paradigma.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Digo sim um amador dá um baile num profissional.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Digo sim um amador dá um baile num profissional. Quero saber quantos jogadores profissionais conseguem correr 10 km abaixo dos 37 minutos. No tempo em que o Balakov jogava no Sporting o plantel do Sporting fez uma corrida na pista de alvalade e só 2 jogadores conseguiram correr em 37 minutos. Qualquer amador na idade deles que treine diariamente faz isso. Quanto mais atletas amadores que alguns treinam 2x por dia sem ganhar um tostão e fazem isso em menos de 31 minutos.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Se você não percebe a estupidez da sua analogia, também não vou ser eu a explicar-lhe!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Como se o Zé Trolha não arriscasse a vida no trabalho! O que eu acho é que todos esses salários são obscenos, é o que eu acho.
E sim, jogar à bola tem os seus riscos, como todos os desportos de contacto! Se eu estou doido é ótimo, pois daqui vejo a realidade com clareza.

mantis
mantis
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Sem dúvida. Sem o halo teria sido decapitado… Não se entende como o rails abrem daquela maneira… Por momentos veio-me à memória o desgraçado do Helmut koennig.

JP INAU
JP INAU
Reply to  mantis
3 anos atrás

Jochen Rindt o campeão a titulo póstumo.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  mantis
3 anos atrás

Rail abriu por efeito precisamente do Halo, tipo cunha. Salvou Grogean de ser decapitado mas poderia ter sido uma ratoeira, caso o rail ficasse torcido por cima dele. Não conseguiria sair.

afmota
afmota
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

O que abriu os rails foi obviamente o nariz do carro, não o halo…

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  afmota
3 anos atrás

Bem. Opinião qualquer um pode ter. No entanto: 1 – Nariz não tem qualquer resistência a impacto ao ponto de torcer o rail. 2 – Basta ver as fotos do monocoque onde NITIDAMENTE se vê o halo a apoiar o rail superior. Esse sim. Tem resistência para deformar o rail dada a energia envolvida. Halo tem 3 pontos de apoio e ficou intacto, segundo parece. Quer mais evidências disso? Veja bem as fotos. E já agora, tenha especial atenção ao lancil por baixo do primeiro rail do fundo. Esse também ajudou a levantar o carro para ajudar na festa. Antes… Ler mais »

afmota
afmota
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

Oh colega qual é o primeiro ponto de impacto entre o carro e o rail? É óbvio que é o nariz, o Halo toca nos rails já metade do F1 está enfiado entre o metal.
Quanto à resistência é lógico que todo o cockpit tem a mesma. É um monobloco que como se viu saiu mimando peça inteira.
Se num acidente destes o nariz tivesse menos resistência ao impacto que o halo, o grojean estaria agora sem pernas pelo menos.

zbranco
zbranco
Reply to  afmota
3 anos atrás

Dentro da estrutura forntal do carro está a celula de sobrevivencia que é desenhada para suportar impactos e sim foi a frente que abriu o rail, para ser o halo toda a frente teria de ser comprimida até o halo chegar ao rail, não é preciso ser engenheiro para perceber isso.

JP INAU
JP INAU
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Romain não foi um heroi, foi um idiota que sobreviveu. Romain Grosjean pode dedicar-se ao cinema, estou a pensar em #Jackhass8.

jo22101626
jo22101626
3 anos atrás

Perante a falta de imagens durante alguns minutos, e como na imagem inicial se viu a a bola de fogo, cheguei a temer o pior, mas felizmente o pior não aconteceu e foi quase uma milagre como ele escapa com ferimentos mínimos. Depois a corrida foi mais um passeio de domingo do Hamilton, em que esteve noutro nível aparte dos restantes e uma palavra para Perez que o azar bateu lhe a porta e retirou lhe um pódio certo. Ferrari nem há palavras, para a semana será mais do mesmo, talvez com a Renault um pouca mais acima

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  jo22101626
3 anos atrás

Não gosto que cortem as imagens, tipo censura. Mas hoje aceito perfeitamente pois se o resultado fosse trágico, melhor seria não ver em directo e sim posteriormente em notícias com imagens jornalisticamente tratadas. Já basta ter visto Senna morrer ao vivo assim como em 72 ou 73 se não me engano, ví o Roger Williamson morrer queimado ao vivo e um colega piloto a tentar salvá-lo, perante a incompetência e desprezo dos comissários holandeses. Morte trágica ao vivo, não é espetáculo televisivo. Ainda bem que hoje em dia, as organizações fazem este compasso de espera. Muito bom

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  jo22101626
3 anos atrás

Não gosto que cortem as imagens, tipo censura. Mas hoje aceito perfeitamente pois se o resultado fosse trágico, melhor seria não ver em directo e sim posteriormente em notícias com imagens jornalisticamente tratadas. Já basta ter visto Senna morrer ao vivo assim como em 72 ou 73 se não me engano, ví o Roger Williamson morrer queimado ao vivo e um colega piloto a tentar salvá-lo, perante a incompetência e desprezo dos comissários holandeses. Morte trágica ao vivo, não é espetáculo televisivo. Ainda bem que hoje em dia, as organizações fazem este compasso de espera. Muito bom. Não vale tudo.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

Concordo contigo, ver a morte do Senna ao vivo quase fez que deixasse de ver F1, mas perdi o gosto durante uns tempos, seria menos chocante se não tivesse visto em directo. O mesmo no acidente do Hubert, estou arrependido de ter visto as imagens no youtube. Imagino nos anos 50-80 que todos anos aconteciam vários acidentes mortais, alguns envolvendo o fogo. Hoje em dia pensávamos que não seria possível um piloto morrer num carro em chamas, hoje estivemos muito perto disso.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Sim. Ví a morte do Senna ao vivo na companhia dos meus pais, amantes de F1 e entusiastas do Senna, como eu. Durante um ano deixamos de ver F1 mas a paixão fala mais alto por este desporto. Sigo a F1 há pelo menos 50 anos e felizmente consequência de tantas tragédias, tem vindo a melhorar muito em segurança e a perder um pouco em espectáculo, apesar de ultimamente termos assistido a boas disputas. Melhor assim, pois a vida dos pilotos é o mais importante. Estranho no entanto porque naquela zona tinha rails e não barreiras de pneus. Estranho que… Ler mais »

aguia25
aguia25
3 anos atrás

Hoje não festejo a vitória do Lewis, mas sim a sobrevivência de um ser humano. Milagre foi pouco! Força Romain! 👋

Pity
Pity
3 anos atrás

Faltou uma imagem para perceber toda a dinâmica do acidente do Grosjean. Terá levado um toque de alguém, para se atravessar assim? Falha da suspensão? Mesmo para um piloto com tendência para o despiste, foi muito estranho. Felizmente a, cada vez maior, segurança da F1 permitiu que ele tivesse saído quase ileso. Mas aqueles minutos até surgirem as imagens, foram angustiantes. Kvyat viu-se envolvido em dois acidentes, embora sem culpa no de Grosjean, mas pregou um valente susto ao Stroll. Muito azar para Pérez, e para a Racing Point. Quanto à corrida em si, Hamilton a vencer e Bottas a… Ler mais »

Getintherelewis!!!
Reply to  Pity
3 anos atrás

O grosjean passou por cima de um pedaço de fibra de carbono que saltou do carro do stroll ..que passou fora da pista momentos antes..a sky sports mostrou isso…mal passa por cima ele vira ligeiramente para a direita e depois o carro por si vai desviando e desviando ate acertar no kvyat que ia ali na dele…acho que foi uma combinação de fatores que levou a isto…

Pity
Pity
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Obrigada. Isso pode ter causado um furo, ou um descontrolo do carro e nada a fazer. Como disse acima, tinha de haver uma explicação mais plausível do que a simples tendência do Grosjean para acidentes.

*RPMS*™
3 anos atrás

Grande acidente de Grosjean a marcar esta corrida. Não vou discutir se foi um erro do piloto francês ou não, o que interessa aqui é que felizmente não teve consequências mais graves para o próprio. De resto, Hamilton e Verstappen a cumprirem tendo em conta o material que têm a disposição. A novidade foi mesmo Albon também ter cumprido a sua parte. Na luta pelo 3º lugar nos construtores foi uma excelente corrida para a McLaren. Uma dupla de pilotos de valor e muito equilibrada. Gasly mais uma corrida muito boa. Ricciardo também a dar pontos importantes à Renault, e… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Acidentes são normais em corridas.O que não é normal é um F1 pegar fogo hoje.Isso era antigamente. O regulamento actual teoricamente não devia permitir isso suceder, e não abona a construção do Haas. Muito histerismo de gente fraca.Haja pachorra.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Não cheguei a ver o incidente em direto, mas após ver as repetições, o halo sem duvida alguma salvou a vida ao Grosjean, mas também podia ter-lhe custado a vida, se tivesse ficado preso dentro do carro nos rails com o mesmo em chamas. O grande problema do incidente foi sem dúvida o uso de rails sem sequer uma barreira de absorção. Esse deveria ser o principal foco a ter em atenção em futuros circuitos.

jo22101626
jo22101626
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Tecnicamente os rails deviam ser euma barreira de absorção, a questão é que os mesmos deviam estar preparados e não abrirem em situações como estas e para além disso propavelmente houve qualquer problema no sistema de de combustível e deve ter havido um pequena fuga de combustível que provocou a explosão, ainda bem que não foi muito caso contrário poderíamos ter uma catástrofe

RogerM
RogerM
Reply to  jo22101626
3 anos atrás

Se tivesse uma barreira de betão mesmo sem qualquer barreira de absorção, provavelmente não teria havido o aparato que houve com os rails.

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