GP Áustria F1: Red Bull protesta DAS da Mercedes

Por a 3 Julho 2020 17:52

A Red Bull Racing protestou formalmente contra o controverso sistema DAS da Mercedes. Os Comissários Desportivos já convocaram os representantes da Mercedes e da Red Bull.

Esta manhã, o diretor da Red Bull Racing, Christian Horner, disse que a sua equipa pretendia pedir esclarecimentos à FIA sobre a legalidade do sistema que a Mercedes estreou pela primeira vez nos testes da pré-época, em fevereiro e que será banido a partir de 2021.

Depois das duas primeiras sessões de treinos livres de hoje, a FIA divulgou documentos revelando que representantes da Mercedes e da Red Bull, que foram obrigados a comparecer perante os Comissários Desportivos.

No protesto, a Red Bull alega uma suposta violação do Regulamento Técnico, especificamente o artigo 3.8 que se refere à influência aerodinâmica e o artigo 10.2.3, que diz que “nenhum ajuste pode ser feito em qualquer sistema de suspensão enquanto o carro estiver em movimento”.

O que é o DAS?

Dual Axis Steering foi a grande novidade dos testes de Barcelona. Quando as imagens do vídeo “onboard” do Mercedes de Lewis Hamilton começaram a circular na internet e nas redes sociais, ficou tudo boquiaberto: o britânico usava o volante para virar as rodas, mas também para o empurrar e puxar. Até se perceber que isso afetava as rodas dianteiras foi um fósforo e ficava à vista de todos a novidade que a Mercedes trouxe para a ultima temporada da primeira era híbrida da F1. Vamos lá perceber o que é o Dual Axis Steering, ou DAS, com uma aula de física.

Os monolugares precisam de convergência negativa para curvarem mais depressa. Numa curva para a esquerda, a massa inclina-se para cima dos pneus do lado direito. Com a convergência negativa, a direção é mais incisiva e com convergência positiva na traseira, esta escorrega para fora (para a direita) permitindo que a curva seja feita mais depressa. Como tudo na vida, a afinação de um carro de competição não é um mundo perfeito e há que aceitar compromissos. Ora, não é possível ter a convergência necessária para curvar da maneira que os engenheiros desejariam, pois esta prejudica o desgaste dos pneus e aumenta a temperatura. Por isso é que os engenheiros mexem nas molas e amortecedores e nas barras estabilizadoras e, claro, na aerodinâmica. O ajuste da convergência é a última opção para conseguir curvar mais depressa.

Como fica claro, o ajuste da convergência afeta três áreas importantes: desgaste dos pneus, estabilidade e velocidade em linha reta e comportamento em curva. Para reduzir ao mínimo o desgaste dos pneus e as perdas de potência (e não acelerar o aumento de temperatura dos pneus) quando o carro está em linha reta, as rodas devem estar absolutamente direitas. Mais ou menos convergência fará os pneus serem arrastados (já que estão a apontar para o lado interior ou exterior quando estão a rolar a direito) e haja grande desgaste dos ombros, seja do lado interior (convergência positiva, Tow In) ou do lado exterior (convergência negativa, Toe Out).

A convergência positiva permite que ambos os pneus gerem força constantemente uma contra a outra, o que prejudica o comportamento em curva. A convergência negativa é mais usada em carros de tração dianteira pela razão exatamente oposta, melhorando o comportamento em curva. Porém, prejudica a estabilidade em linha reta e a mais pequena mudança de direção pode levar o carro subitamente a perder o controlo.

Ora, o que fez a Mercedes? Criou um dispositivo incluído na coluna de direção que puxando o volante endireita as rodas, quando chega à zona de travagem, empurrando o volante, as rodas regressam á afinação inicial e em curva a eficácia é total. Com este dispositivo, a Mercedes consegue controlar a temperatura e o desgaste dos pneus, além de ganhar velocidade em linha reta, pois os pneus da frente não vão a ser arrastados.

A pergunta do milhão de dólares: é o dispositivo legal? Bom, pelo que se consegue ver nas imagens, o sistema DAS faz parte da direção do carro e as regras da Fórmula 1 dizem que as rodas da frente só podem ser comandadas pelo volante. Por outro lado, o facto do piloto puxar e empurrar o volante, leva a pensar que o comando é mecânico e não hidráulico. Porquê? Porque se fosse hidráulico não era necessário tanto curso e o DAS passaria quase impercetível.

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can-am
can-am
3 anos atrás

Mas se a FIA já considerou e reiterou que o sistema é legal, não faz sentido o que a Red Bull está a fazer.
Embora também seja verdade que para os senhores da FIA o que é verdade hoje pode deixar de o ser amanhã, consoante os “ventos dominantes” !

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Depois da pandemia era mesmo disto que estávamos a precisar…

MLS_OLD
3 anos atrás

daqui a pouco colocam o piloto no carro apenas para acelerar

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Essa afirmação não tem sentido nenhum porque o DAS torna a condução mais complexa.
Tente outro comentário, mas dessa vez use o cérebro.

jem
jem
3 anos atrás

Compreende-se. Aliás nem sei se a Mercedes o utilizou. Mas compreende-se, porque é a maneira da RB saber em detalhe como é feito (sem ser pela imprensa), pois tem direito a acompanhar todo o processo.

gtman
gtman
3 anos atrás

Olhe que os tracção frontal usam convergência e os tracção traseira divergência. É fácil de visualizar, em apoio privilegia-se a roda com mais tracção no caso dos tracção dianteira, melhora a estabilidade em reta e a direcionabilidade em curva . Nos tracção traseira o contrário, rodas divergentes para diminuir o raio de viragem da roda interna.
Existem tracção traseira, antigos, geralmente 4×4 temporários, com convergência mas nunca num carro de competição e muito menos num F1
O contrário do que disse.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

se o tal sistema estivesse num certo carro vermelho o que se iria dizer… assim esta tudo bem…. siga….

kkk698
kkk698
Reply to  driver-on-track
3 anos atrás

Nem mais

forcemoi
forcemoi
3 anos atrás

Será muito dificil perceber que a FIA, consultada, dizem, em tempo útil deu o sistema como legal e depois, confrontada com o sistema aplicado da prática percebeu o erro cometido ? Se assim não é, não teria já sido banido para 2021. Mas que coerência é esta ? ainda bem que a FIA favorece a Ferrari, como dizem alguns iluminados por aqui, se favorecesse a Mercedes seria muito complicado, por ser tão evidente.

can-am
can-am
Reply to  forcemoi
3 anos atrás

Mais de meio segundo que a Mercedes meteu para a concorrência assustou, mas não acredito que tenha a ver com esse dispositivo. Só quem não conhecer o histórico do team pode pensar isso. Ainda a procissão nem saiu do adro !

kkk698
kkk698
Reply to  can-am
3 anos atrás

Nesta pista o histórico é que a redbull ganhou os últimos 2 anos. Agora dizer que este sistema não dá meio segundo não sei, mas que dá vantagem tá sendo provado. Eu acho que independente da equipa, este sistema não devia ser aprovado. O volante é pra virar as rodas e mais nada, o resto é a habilidade do piloto

garantia4
garantia4
Reply to  forcemoi
3 anos atrás

Recordemos que em Barcelona foi declarado legal pela FIA mas só para 2021. É assim como aquela que está só um bocado grávida.

MurrayWalker
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Caríssimos agrupamento garantia 44, não queriam dizer que foi declarado ilegal para 2021?

aguia25
aguia25
Reply to  garantia4
3 anos atrás

🍈🍈🍈Já?

MLS_OLD
3 anos atrás

Apenas por este artigo do regulamento técnico percebesse fácil, como diz no artigo “With the steering wheel fixed”……

10.2.1 With the steering wheel fixed, the position of each wheel centre and the orientation of its rotation axis must be completely and uniquely defined by a function of its principally vertical suspension travel, save only for the effects of reasonable compliance which does not intentionally provide further degrees of freedom.

MurrayWalker
3 anos atrás

A grande barraca disto tudo, é que apesar da FIA ter conhecimento de como funciona o sistema e o declarar legal, este ainda pode ser declarado ilegal pelos comissários. À semelhança por exemplo de como foi declarado ilegal o terceiro pedal dos McLaren. Mais grave ainda, este tipo de prostestos tem maiores probabilidades de terem sucesso, quando feitos pela equipa da “casa”. Ou seja, a probabilidade da Redbull ter sucesso com este tipo de protesto, é muito maior se for efetuado na corrida da Áustria, do que numa corrida na Alemanha. Isto só por si revela, como são tomadas determinadas… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Só tiveram 4 meses para protestar e decidem fazê-lo agora. Quando não se consegue ganhar em pista… E não percebo para que serve ter a FIA a aprovar os monolugares para depois os comissários de cada fim-de-semana de corrida decidir banir conforme a sua interpretação.

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