GP Áustria F1: Montoya crítico das penalizações a Norris e Perez
Juan-Pablo Montoya, antigo piloto da McLaren e Williams na F1, foi bastante duro nas críticas às penalizações sofridas por Lando Norris e Sergio Perez durante o último GP da Áustria. O colombiano apelidou de “loucura” a decisão do colégio de comissários. É mais uma voz contra essas decisões.
“O que aconteceu na corrida, na minha opinião… Porque é que é uma penalização, porque há gravilha? Se há uma escapatória, não sofre penalização? Se alguém atirar alguém por cima de uma banana e fora da pista, porque é que não há penalização e porque é que na curva 4 há uma penalização? Porque foi na gravilha? Alguém que esteja lado a lado e o atire para fora da pista deve receber uma penalização? Não sei. Acho que é uma loucura. Na minha opinião, se eu fosse a pessoa a decidir, diria que se estivesse do lado de fora, não teria nada que estar do lado de fora, e isso foi-lhe ensinado desde os tempos do karting. A menos que mudem a mentalidade sobre o karting e as fórmulas de iniciação, a forma como fazem as coisas, é muito difícil. Todos estes miúdos cresceram [sendo-lhes dito] que se alguém tentar passar pelo exterior, tens que atirá-los da maldita pista de corrida! E tem de ser! Então, o que esperas? Porque é que ficas zangado se vais pelo lado de fora? O melhor exemplo é o Sergio. Sergio foi atirado para a relva [na gravilha] porque estava por fora, e depois as coisas inverteram-se, e ele era o tipo por dentro, e atirou o tipo para fora da pista”.
O antigo piloto continuou a expor o seu ponto de vista, em declarações à Motorsport TV.
“Penso que o mais difícil é que ou os pilotos têm controlo e vão e deixam-nos correr, ou os comissários vão, oh não, é preciso partilhar o espaço em pista. Se é preciso partilhar o espaço, então é preciso definir, ‘OK, metade do carro está lá, por isso está lado a lado’, quando é que preciso dar espaço? Torna-se numa decisão e quando é preciso decidir, é quando todos ficam realmente, realmente descontentes, porque [dirão] ‘oh, eu pensava que estava lá’, e alguém vai dizer, ‘não, tu não estavas suficientemente longe, estavas a perder terreno”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





[email protected]
5 Julho, 2021 at 16:17
É mesmo isto. Totalmente de acordo. Quem vai por fora é porque se pôe lá. Arrisca, é natural. Agora o outro não tem que dizer “Óh faz favor, desculpe”.
ManelDasBombas
5 Julho, 2021 at 17:31
O outro não tem de “deixar passar”, apenas tem de deixar espaço para o outro carro passar caso o carro que está por fora (ou por dentro, é exatamente a mesma coisa) esteja ao seu lado.
A regra já é muito antiga, mas há gente que parece que só começou a ver F1 na corrida de ontem.
Pity
5 Julho, 2021 at 19:03
Exacto. Foi a partir deste caso que situações como as de ontem, passaram a ser punidas:
https://www.youtube.com/watch?v=gAJ9ysCD7nI
Daniel Sousa
6 Julho, 2021 at 10:52
Dar espaço é diferente de sabotar a curva para o deixar passar por fora… o Checo forçou … obrigou o Lando a fazer a curva “por dentro”. Não sabe que naquela zona do curva o carro tem que estar por ali? Se fosse como o que diz então toda a gente se metia por fora ou por dentro e quem vai na frente que se amanhe…. Não… não é bem assim. Tem que haver espaço se houver espaço . Digamos que a curva 4 não é propícia a isso. A 1 ou a 3 ainda compreenderia, já a 4 ou a 6 não podem ser levadas nessa lógica
Não me chateies
6 Julho, 2021 at 11:06
O outro para conseguir fazer a curva e deixar espaço tem de curvar muito mais devagar, e quem ultrapassa pode avançar de forma suicida e conseguir uma penalização de quem defende, quando voltarmos às escapatórias de alcatrão, o crime compensa. As ultrapassagens passam a ocorrer em todas as voltas de forma artificial. Isto é o fim da F1.
Speedway
5 Julho, 2021 at 16:50
As penalizações obedecem a uma filosofia: favorecer o Mercedes carro n° 1.Para isso valem-se de várias habilidades, todas “legais”, claro.
É parecido com as arbitragens habilidosas dos jogos que só vêm faltas para um lado, etc.
E na F 1 a liberdade desportiva de se correr está-se a perder neste emaranhado legalista, mas que realmente só engana os desatentos naturais ou profissionais ! Um problema, disfarçado de “solução”! Mas não é reflexo da sociedade em que vivemos?
Lagafe
6 Julho, 2021 at 12:34
É tempo de virar a página, deixa o renie e segue em frente na vida. Se ainda não reparaste até já o Max lidera o campeonato.
Vmleal
5 Julho, 2021 at 18:13
Certíssimo, o Montoya.
Ricfil
5 Julho, 2021 at 19:48
Pessoalmente sou da opinião de que se deve deixar correr, mas também analisar cada caso de forma específica. Se se analisar ângulos de direção, ângulos do carro, etc consegue-se perceber o que é correr deixando “margem” ou o que significa simplesmente “atirar” para fora de pista.
Tendo dito, refiro ainda que considero o Montoya um dos pilotos mais talentosos da sua geração, não tendo especial carinho pelo Schumacher, mas também sou da opinião de que quando se comenta algo, se deve fazê-lo com idoneidade. E se o Montoya partilha agira desta opinião, o que dizer dos comentários que proferiu na conferência de imprensa aquando deste já algo longínquo episódio em Imola?
https://youtu.be/SOuw96-JHGo
Dois pesos e duas medidas Juan Pablo? 🤔
Não me chateies
6 Julho, 2021 at 10:55
Ainda vão pintar um traço contínuo no centro da estrada como se fosse uma estrada e impor o código da estrada na F1, se pisar o traço contínuo apanhas uma multa e pontos na carta de condução.
Não me chateies
6 Julho, 2021 at 11:01
Estou a ver a repetição da corrida, com os comentários da BBC e a opinião do Jolyon Palmer é a mesma do Montoya, se a escapatória é de alcatrão não tens penalização como é de gravilha já há penalização? O responsável foi o Derek Warwick, deve ter memória curta.