GP Áustria F1: Michael Masi explicou penalizações de Norris e Perez

Por a 5 Julho 2021 10:30

A corrida do GP da Áustria pode ter sido no mesmo traçado que a corrida da semana passada, mas esta teve mais “ingredientes”. As penalizações durante e depois da corrida deram azo a imensas piadas e “memes” nas redes sociais. De todas, as penalizações de Lando Norrris e Sergio Perez, foram as que mais chamaram à atenção, porque leventaram mais dúvidas aos adeptos, aos pilotos e às equipas. 

Michael Masi, diretor de prova da FIA na F1, embora não tenha como função tomar decisões sobre penalizações, elucidou um pouco porque Norris e Perez foram sancionados. 

“Os comissários viram os 3 incidentes. No primeiro caso, no do Sergio com o Lando, ele estava totalmente ao lado do Lando e, portanto, há o ónus de deixar a largura de um carro no limite da pista. O mesmo no caso do ‘Checo’ e do Charles na saída da curva 4, e depois ‘Checo’ e Charles novamente, na saída da curva 6. A visão, e obviamente eu não me sento na sala dos comissários para deliberar, mas a sua visão foi,que nas três circunstâncias, o espaço da largura de um carro deveria ter sido deixado, porque os dois carros estavam um ao lado do outro”, deixou claro o diretor de prova.

Masi esclareceu que decisões anteriores noutras corridas, não podem servir de base a comparação com estas penalizações: “Penso que na primeira curva, na volta 1, e é preciso lembrar isto também da perspectiva de uma equipa, que todos os incidentes na volta 1 são tratados de uma forma mais indulgente e isso tem sido o caso desde há vários anos. É obviamente muito difícil tentar comparar, eu sei que todos gostam de agrupar tudo, mas é muito difícil comparar duas curvas completamente diferentes”.

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Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Quer dizer que não aceitam defesa de posição, e que têm de encostar e deixar passar com o DRS, se não conseguem fazer uma curva sem deixar um carro de espaço têm de parar e deixar passar. Que raio de F1 é esta que estes senhores estão a tentar cozinhar?

Pitão
Pitão
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Se o carro que vai a ultrapassar JÁ ESTÁ AO LADO, ai sim, têm que deixar espaço, não podem dar o “chega para lá”, acho correto.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pitão
2 anos atrás

Mas alguma vez vai ser possível fazerem os 2 a curva sem que alguém fique sem espaço? Daqui adiante a FIA quer ultrapassagens na Zona DRS e quem defende tem de abdicar porque nunca vai conseguir curvar e deixar o espaço no alcatrão para outro carro. A F1 não pode reger-se pelo código da estrada. assim no futuro vão todos colocar-se lado a lado em todas as zonas DRS e garantem a penalização de quem defende, mesmo que nunca conseguissem fazer a curva, mesmo se estivessem sozinhos.

Pitão
Pitão
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Se o carro que vai a ultrapassar JÁ ESTÁ AO LADO, ai sim, têm que deixar espaço, não podem dar o “chega para lá”, acho correto.
Uma coisa é “fechar a porta”, outra é o “chega para lá”, podem parecer a mesma coisa, por vezes, mas não são.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Soares
ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Cada vez acho mais complicado entender alguns adeptos de F1.
Por um lado queixam-se que as corridas são uma seca e que não há ultrapassagens nem espetáculo.
Por outro lado, defendem manobras como a do LN e do SP, que com os adversários ao lado deles, abrem os cotovelos e os empurram para fora de pista deliberadamente.
Uma coisa são lutas renhidas roda a roda, deixando sempre espaço para o adversário, outra coisa é ter mau perder e aproveitar-se da teoria da “linha de corrida” para arrumar os outros da pista.
Vá-se lá perceber esta gente.

can-am
can-am
2 anos atrás

Palhaços ridiculos.

Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

Quanto a mim ambas as penalizações são injustas. Têm que deixar os pilotos correr e correr riscos. O Norris disse e bem que foi um incidente e que o Pérez (que eu aprecio) não devia ter arriscado por ali por não ter hipótese. O Pérez tinha tanto tempo para arriscar uma passagem. Vejam como o Alonso soube esperar pelo momento certo para passar o Russell. Estava a torcer pelo inglês mas os dois deram o exemplo de uma grande e limpa luta. Pena que o Pérez tenha sido precipitado. Mas ambas as penalizações, a meu ver foram mal aplicadas.

Vmleal
Vmleal
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

EdiT: Já para não referir um efeito perverso destas penalizações, que é levar a que da próxima vez os pilotos prefiram não ultrapassar por acharem que vão ser penalizados. As corridas sempre foram emoção e risco. Coarctar isto é aos poucos tirar a emoção do desporto automóvel. Penalizações só em caso de erros graves e abalroamentos premeditados. O resto é luta pela posição e nisso tem que ser dada corda.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Vmleal
2 anos atrás

Antes pelo contrário, vão ultrapassar em cada curva após DRS, por muito suicida que seja a manobra, como não vão conseguir fazer a curva a culpa vai ser sempre de quem defende.

Vmleal
Vmleal
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Pois, isso também.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

Defender posição é uma coisa, empurrar alguém para fora de pista é outra. Por acaso tem escapatória. Se fosse um muro como no Mónaco ou em Baku as consequências seriam outras, mas o movimento é o mesmo. Empurrar para fora é jogar sujo. Muito bem os comissários.

seven
seven
2 anos atrás

Avaliam-se as manobras como se tivessem acontecido a 30km/h. Não vi objectivamente, Perez nem Norris empurrar os adversários para fora da pista. O que vi, foram tentativas de ultrapassar por fora sem vantagem de posição. Quem está à frente não tem que levantar o pé, isso aplica-se a quem vem atrás… Menos mal, que os comissários foram coerentes no que foi na minha modesta opinião, um reiterado erro de juízo. Contudo, isso não deixou de prejudicar Perez e Norris na sua classificação final. É no mínimo estranho, que ex-pilotos se esqueçam tão rápido de como é andar lá dentro e… Ler mais »

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  seven
2 anos atrás

Bonito argumento, mas facilmente desmontável porque em todos os casos, nenhum dos pilotos estava atrás, estavam lado a lado, um pela linha interior e outro pela exterior, mas lado a lado.
Quando os pilotos estão a lado a lado, a regra é bem clara: é obrigatório deixar a largura de um carro de espaço, coisa que não aconteceu em nenhuma das situações.

seven
seven
Reply to  ManelDasBombas
2 anos atrás

Lá está, a mesma apreciação de sofá a ver as imagens em super slow-motion. Não o estou a criticar, porque é isso que a televisão esmiúça hoje em dia, mas à velocidade real e não virtual, as coisas passam-se de maneira bastante diferente. Nas manobras entre Norris e ‘Checo’ e depois entre este e os adversários de ocasião, quem veio de trás nunca ganhou vantagem posicional nem primazia na trajéctoria. Na pista, isto dá-se em fracções de segundo e nós que estamos no sofá, achamos que os pilotos têm que decidir levantar o pé para dar mais espaço a quem… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  seven
2 anos atrás

É a mentalidade VAR dos foras de jogo por cm. Como se fosse possível à vista desarmada decidirmos se estamos bem ou mal. Foi por isso que deixei de ver futebol.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  seven
2 anos atrás

Não tem nada a ver com slow-motion nem nada do género.
Nestas batalhas, quem veio de trás já não estava mais atrás, estava lado a lado em pé de igualdade, não há cá primazias na trajetória!
Se estão lado a lado tem de ser deixado um carro de largura, e esta regra já existe desde que eu vejo F1 (sensivelmente 30 anos), não é nada de novo

Titaniium
Titaniium
Reply to  ManelDasBombas
2 anos atrás

Uma Regra estupida feita por gente Estupida, os mesmo que aplicaram as penalizaçoes. o carro que esta a defender nao tem de maneira nenhuma de tirar o pé. O carro que esta a fazer a manobra de ultrapassagem sim, nao dá,trava e volta a tentar mais frente.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
Reply to  Titaniium
2 anos atrás

Não é uma regra estupida, é uma regra que serve para promover as lutas justas e sobretudo a segurança dos pilotos.
Volto a repetir, esta regra só se aplica caso os pilotos estejam lado a lado, que foi exatamente o que aconteceu nas 3 situações ontem.
Caso um piloto esteja mais trás do que o outro, concordo plenamente consigo, não dá, trava e tenta mais à frente. Mas se estão os dois em pé de igualdade, a linha de corrida não serve para justificar absolutamente nada!

F1_4ever
2 anos atrás

“De todas, as penalizações de Lando Norrris e Sergio Perez, foram as que mais chamaram à atenção, porque leventaram mais dúvidas aos adeptos, aos pilotos e às equipas. ” leventaram????!!!! deve ser uma nova palavra resultante do acordo ortográfico….

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