GP Áustria F1: Filme do primeiro treino livre

Por a 8 Julho 2022 13:50

O crucial primeiro treino livre do GP da Áustria foi a única oportunidade dos pilotos trabalharem nos seus carros antes da sessão de qualificação de mais logo. Assim sendo, os 20 pilotos foram rapidamente para a pista e num dos traçados mais curtos da temporada, não foi fácil reunirem condições para uma volta rápida. 

Sergio Pérez foi o primeiro piloto em destaque e não por bons motivos, tendo saído de pista e seguido pela caixa de gravilha na curva 4. Na mesma altura do treino, Max Verstappen passou a liderar a tabela de tempos com 1:07.720s com pneus médios.

O Aston Martin de Lance Stroll ainda não tinha completado uma volta rápida no final dos primeiros 10 minutos, com o canadiano a regressar à box para a equipa trabalhar no componente de ativação do DRS.

O vento dificultou a vida aos pilotos em pista ainda com poucos minutos na sessão de treinos. Longe do tempo de Verstappen estava Charles Leclerc, que subiu para o sétimo lugar da tabela de tempos, a 1.1s do registo do adversário. O piloto monegasco demorou apenas cerca de 20 minutos a estabelecer o segundo melhor tempo, ainda com pneus médios, a 0.5s do tempo de Verstappen. 

Pouco depois, Lando Norris teve de parar na escapatória da curva 5 com problemas no McLaren, o que obrigou à paragem da sessão por bandeiras vermelhas. Um mau indicador para a equipa britânica. Pouco antes, Pérez informou a Red Bull que o carro não estava como queria e entrou na box para a equipa alterar a afinação do monolugar. 

Quando a sessão recomeçou – recordamos que nos treinos livres o relógio não para em situação de bandeira vermelha – algumas equipas começaram as simulações de qualificação. Com pneus macios, Verstappen melhorou o seu registo de tempo, baixando para 1:06.302s. Também com pneus macios, os dois pilotos da Ferrari seguiam o neerlandês na tabela de tempos, com Leclerc à frente de Carlos Sainz. 

A sessão de treinos livres foi novamente suspensa com bandeira vermelha para permitir a limpeza de destroços em pista. Até à paragem, a cerca de 20 minutos do final da sessão, Verstappen continuava a liderar a sessão, seguido de Leclerc, Sainz, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, George Russell, Mick Schumacher e Sebastian Vettel. 

Aproveitando a segunda paragem da sessão, a McLaren conseguiu recuperar o monolugar de Lando Norris para a box, algo que ainda não tinha acontecido.

A sessão foi reiniciada com 15 minutos para o final e Hamilton,com pneus macios, saltou para o terceiro lugar da tabela de tempos, 0,6s atrás de Verstappen, mas com a maioria dos pilotos a sairem para a pista com pneus macios, Russell completou uma volta com um tempo mais rápido do que o seu companheiro de equipa. Ainda com pneus médios, Fernando Alonso completou o sexto melhor tempo, enquanto Daniel Ricciardo regressou à pista com uma placa superior da asa traseira nova, depois de ter estado quase todo o treino com problemas no DRS. Foi uma sessão complicada para a McLaren.

Vários pilotos queixaram-se de terem sido bloqueados, o que é muito normal no curto traçado do Red Bull Ring.

A sessão terminou sem mais sobressaltos, com Verstappen no topo da tabela de tempos e a deixar Leclerc a 0.255s de diferença. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado