GP Austrália F1: Ultrapassagem sob ‘regras diferentes’
Apesar dos monolugares em pista terem que cumprir as regras do Safety Car Virtual, ao rodarem a um tempo delta’, que é igual para todos e quem não a cumprir é penalizado, houve um pormenor que fez toda a diferença.
É que Sebastian Vettel vai às boxes nessa altura, e para além do tempo que ganha pelo facto de, em pista, se estar a rodar mais devagar devido ao VSC, ainda beneficiou de outro pormenor para sair das boxes na frente de Lewis Hamilton.
Como se pode ver na foto que ilustra este artigo, enquanto Hamilton tem que rodar em pista a uma velocidade determinada, ao entrar no pitlane, que não faz parte da pista, Vettel está não sob as regras do Safety Car Virtual, mas sim, a cumprir o regulamento do pit lane, e pode acelerar mais na entrada e na saída (até uma linha pintada à largura da pista que fica muito perto do final da longa linha branca que vem do pit lane), e isso também ajudou que ficasse à frente de Hamilton.
Até à linha de SC2 Vettel pôde acelerar o que quis sem ter de se guiar pelo tempo ‘delta’. E na entrada das boxes também, até atingir SC1. Entre a Linha SC1 e SC2 teve de respeitar o limite de velocidade do pitlane. Por tudo isto, vale muito a pena fazer uma paragem nas boxes com VSC, ainda mais se o incidente for no sector 1.
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E por todo este texto se nota o mau estar do jornalista José Luís Abreu!
Ontem era só alegria com a pole do Hamilton, agora é isto…
Quando a Mercedes perde a azia no mundo da F1 é enorme! Forza Ferrari vamos ser campeões!
Já agora, também podiam fazer um artigo sobre a forma como o Bottas “ultrapassou” o Ocon; só faltou este pôr o braço de fora para lhe indicar que passasse. Bem dizia ele em Monza ” eu sou um piloto Mercedes, se puder dou-lhes uma mão”. Há demasiados conflitos de interesse nesta F.1
Vergonha é a Ferrari controlar 4 Carros e não 2 como as outras equipas, as 2 “Avarias” da Haas após a paragem nas boxes deixam muito a desejar em relação ao que realmente se passou !!!
Rennie, rennie, rennie, rennie! Hahahahahahaaha muahahahahaahahahhaahahaahahaaha Forza Ferrari!
E então os Williams e Force India não são também Mercedes?! E a Renault também não tem RB e McLaren?! Concluindo, Ferrari, Mercedes e Renault equipam (“controlam” em seu entender) todas elas 3 equipas de dois carros cada.
Artigo perfeitamente elucidativo.
Agora que houve sorte às pazadas e um conjunto de coincidências que nunca se tinham verificado, além duma leitura espertíssima do regulamento, ninguém pode negar.
E claro as rodas mal apertadas dos Haas, sem o que nada seria possível.
Típico duma equipe “esperta” como a Ferrari.
Não cheira a coincidências a mais ?
A TVI está a recrutar argumentistas para a próxima novela.
oh sr. Can-Am… paciência!!! o sr. por vezes não sente a cabeça meia soltinha? …é isso mesmo, vá lá apertar os parafusos e veja se não perdeu nenhum… já agora… meta parafusos de inox e com porca freada que é para não enferrujarem e não se soltarem…
… a Ferrari controla 4 carros !! e logo os Hass… e os dois ? Como eles estavam em boa forma e às tantas foi tambem por receio de que lhe roubassem pontos !Juntaram o util ao mais util ainda. Serà que alguem tem um Fiat novo ?
É a verdade desportiva da F1, não se ganha na pista mas nos aproveitamentos das falhas dos regulamentos.
iceman7 está completamente eufórico! é só a 1ª prova!
Obrigado JLA pela explicação.
Realmente não tinha percebido como tinha sido possível o Vettel ter ultrapassado o Hamilton.
Adoro:
“Como se pode ver na foto que ilustra este artigo, enquanto Hamilton tem que rodar em pista a uma velocidade determinada…”
Então agora nas fotos consegue-se ver a velocidade???
Consegue sim ver quem vai à frente, Alen disso até pode ter sido na entrada da box mas na saida não foi de certeza, quando o Vettel chega à linha de saida da box já ia à frente.
https://youtu.be/SONGEiVMygg?t=222