GP Austrália F1, Qualificação: Charles Leclerc bate os Red Bull e conquista pole position

Por a 9 Abril 2022 08:38

Charles Leclerc conquistou a pole position para o GP da Austrália, com o tempo de 1:17.868s, batendo Max Verstappen e Sergio Pérez, que ainda terá que visitar o colégio de comissários por alegadamente não ter reduzido a velocidade durante uma situação de bandeiras amarelas.

Carlos Sainz não conseguiu juntar-se a este trio e entre algum azar na Q3 (a equipa teve problemas com o motor do F1-75 e o carro demorou três minutos a ir para a pista, e por isso o espanhol não conseguiu aquecer bem os pneus), ficou-se pelo nono lugar da grelha de partida. Lando Norris foi o piloto que mais ganhou com isto, porque atingiu o quarto posto.

Charles Leclerc conquistou a primeira pole position da Ferrari na Austrália em 15 anos.

A última pole da Scuderia no GP da Austrália tinha sido conquistada por Kimi Raikkonen em 2007. Curiosamente, também Charles Leclerc foi convocado pelos comissários por ter conduzido desnecessariamente devagar na qualificação.

O piloto da Ferrari superou o rival Max Verstappen por 0,286 segundos numa sessão em Melbourne que terminou meia hora mais tarde do que o previsto devido a duas bandeiras vermelhas.

Uma delas, já na Q3, devido ao despiste de Fernando Alonso, que estava a ser muito rápido, provavelmente a caminho de fazer um tempo na primeira linha da grelha, mas saiu de pista, queixando-se depois de um problema hidráulico. Isso deixa-o em 10º lugar na grelha.

Os Red Bull de Max Verstappen e Sergio Perez ficaram logo a seguir a Leclerc, mas Carlos Sainz arranca de nono, o que é mau para a Ferrari, depois do azar que teve, que já referimos.

Lando Norris foi quarto e mostrou uma melhor McLaren, terminando a sessão na frente dos Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell, que continuam basicamente na mesma posição em termos relativos, de quando começaram o ano no Bahrein.

Seja como for, a McLaren melhorou muito e a Mercedes marca passo.

Daniel Ricciardo, no outro McLaren, é sétimo, ao lado do Alpine de Esteban Ocon.

Para a corrida de amanhã, os Red Bull podem concentrar-se em pressionar Leclerc, porque Sainz parte muito atrás e deverá demorar muito a chegar lá à frente, isto se o conseguir.

Vamos ver o que fará Norris, ele que tem dois Mercedes atrás. Provavelmente esta vai ser uma luta muito interessante na corrida.

Q1 – Fim de semana caro para a Aston Martin

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) foi o primeiro piloto a estabelecer o tempo de volta mais rápida, com 1:19.391s. Carlos Sainz (Ferrari F1-75), depois de ter completado duas voltas de saída, registou melhor tempo que o seu colega de equipa, assim como fez Sergio Perez (Red Bull RB18). No entanto, na segunda tentativa, Leclerc voltou ao topo da tabela de tempos, com 1:18.881s. 

Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes) teve uma pequena saída de pista, mas o piloto canadiano conseguiu segurar o monolugar para não fazer um pião e Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes) conseguiu manter-se junto dos Red Bull e dos Ferrari, finalizando as primeiras tentativas no quarto lugar, atrás de Sainz e à frente de Perez. 

Os dois pilotos da Mercedes apenas a 6 minutos do final da Q1 é que registaram um tempo, com George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) a ficar na frente de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes), que sentiu dificuldades na curva 11. Ambos muito afastados dos tempos do topo e mesmo na segunda tentativa, Hamilton melhorou e rodou mais rápido que Russell, no entanto na 8ª e 9ª posição, respetivamente.

Max Verstappen (Red Bull RB18) e Sergio Pérez saltaram para o topo da tabela de tempos. O neerlandês registou o tempo 1:18.580s, com 3 voltas rápidas completadas com o mesmo conjunto de pneus macios. Pérez ficou a 0.254s do colega de equipa. 

Nicholas Latifi e Lance Stroll (Aston Martin AMR22/Mercedes) protagonizaram um incidente que obrigou à suspensão da sessão de qualificação a 2 minutos do final. Inicialmente Stroll ultrapassou Latifi e parecia estar a iniciar uma volta rápida, mas não o fez. Poucos metros à frente, o piloto da Williams quis iniciar ele próprio uma volta rápida e enquanto Latifi tentou ultrapassar Stroll, o piloto da Aston Martin fechou a trajetória, possivelmente sem ter visto a tentativa de ultrapassagem, e bateu na roda traseira direita do Williams, levando-o a bater no muro. Nicholas Latifi ficou com o carro destruído e Lance Stroll parou um pouco mais à frente, com danos no Aston Martin. 

Com o azar de Lance Stroll, o seu colega de equipa Sebastian Vettel (Aston Martin AMR22/Mercedes), que ainda não tinha conseguido sair para a pista, com a equipa de mecânicos a trabalharem bastante para tentar recuperar o monolugar depois do acidente no treino livre 3, tinha um pouco mais de tempo para tentar registar uma volta rápida ainda na Q1. 

Os pilotos voltaram à pista com 2 minutos para o final da Q1, com Sebastian Vettel a conseguir mesmo juntar-se ao mini pelotão em pista (apenas os sete primeiros não voltaram a sair), com muito mérito para os mecânicos da equipa. 

Apenas Pierre Gasly (AlphaTauri AT03/Red Bull) conseguiu melhorar o tempo anteriormente registado na última saída para a pista. Ficavam de fora Alexander Albon (Williams FW44/Mercedes), que vai cumprir penalização por causa do acidente causado na ronda anterior, Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari), Sebastian Vettel, Nicholas Latifi e Lance Stroll. 

Q2 – AlphaTauri e Alfa Romeo eliminados

O início da Q2 foi atrasado, depois de Alexander Albon ter sido obrigado a parar o Williams na pista a poucos metros da entrada do pitlane depois do final da Q1. 

Max Verstappen foi o primeiro piloto a sair para a pista e registou a melhor marca na primeira tentativa, com 1:18.611s. Mais atrás, no setor 3, George Russell seguiu em frente pela escapatória numa das curvas, causando bandeiras amarelas. A direção de corrida avisou que iria investigar depois da corrida Sergio Pérez por possivelmente não ter abrandado nessa situação de bandeiras amarelas. 

Talvez por precaução devido à situação anterior, Sergio Pérez voltou a tentar nova volta rápida e conseguiu melhorar o seu tempo de tal forma, que saltou para a frente da tabela de tempos, com 1:18.340s. 

Fernando Alonso conseguiu uma boa volta, perdendo tempo apenas no setor 3, e alcançou o terceiro lugar da tabela de tempos, tendo sido batido apenas na segunda tentativa de Carlos Sainz e depois por Charles Leclerc, que subiu para o segundo lugar, à frente de Max Verstappen. 

O mais surpreendente, até por tudo o que tinham feito nas duas corridas anteriores, foi a eliminação dos dois pilotos da AlphaTauri  – Yuki Tsunoda saiu de pista na sua última tentativa – e dos dois Alfa Romeo no final da Q2. No último lugar da tabela de tempos ficou Mick Schumacher. Os dois McLaren conseguiram passar para a Q3, a primeira presença na fase final da qualificação para os carros de Woking em 2022, mas foi Fernando Alonso a passar para a Q3 na frente do segundo pelotão, com o quinto posto.

Q3- Azar espanhol

Max Verstappen veio com tudo para a fase final da qualificação, com os dois melhores primeiros setores, tendo errado na penúltima curva e perdido com isso algum tempo, saltou para a frente da tabela de tempos, com a marca de 1:18.399s, batido por Sergio Pérez por 0.001s, passando o mexicano a ocupar o primeiro lugar. 

Charles Leclerc, com uma volta muito boa, subiu ao primeiro lugar com 1:18.239s. Fernando Alonso, que esteve em destaque na Q2, vinha a fazer uma excelente volta, mas na curva 11 o piloto da Alpine perdeu o controlo do monolugar e seguiu em frente, batendo nas proteções do circuito australiano. Alonso explicou depois que perdeu o sistema hidráulico e não conseguiu mudar de velocidade. Terá sido essa a causa do acidente do espanhol que poderia ter conseguido um bom resultado na qualificação. 

Daniel Ricciardo, antes do incidente de Alonso, conseguiu o quarto posto da tabela de tempos, que possivelmente seria batido por Carlos Sainz, mas o piloto da Ferrari viu a bandeira vermelha originada pelo acidente do seu compatriota e não conseguiu estabelecer uma marca que o colocasse nas posições cimeiras.

Os dois pilotos da Mercedes foram os primeiros a sair para a pista no recomeço da sessão, com um pouco mais de 6 minutos para o fim, depois de ter sido interrompida em resultado do acidente de Fernando Alonso. 

Enquanto Sergio Pérez terminou a sua primeira volta rápida depois do reinício da sessão a 0.001s do tempo de Leclerc, Lewis Hamilton ficou atrás de Daniel Ricciardo no sexto lugar, mas George Russell bateu o tempo do colega de equipa, subindo ao quarto lugar da tabela de tempos. 

Carlos Sainz terminou a Q3 como um dos perdedores, ficando apenas com o 9º registo, depois de um erro cometido na curva 10. Não conseguindo juntar-se ao seu colega de equipa e aos dois Red Bull, foi Lando Norris que sorriu, pois sairá da segunda linha da grelha, no quarto lugar. 

Lewis Hamilton conseguiu uma melhor última tentativa e sairá do quinto lugar da grelha de partida na corrida de amanhã, na frente do seu companheiro de equipa George Russell, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Fernando Alonso, sem tempo registado, sairá do 10º lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

Tenho sido um crítico de Sainz. Mas desta vez foi demais nas horas mais complicadas quase sempre falha. Embora considere Lecrerc um bom piloto não é como Verstapen, só um grande Ferrari permitiu a pole. Amanhã apesar da pole não vai ser fácil para Lecrerc.

Pitão
Pitão
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Em qualificação o Leclerc já provou que não precisa do melhor carro para obter bons resultados e poles, já em corrida talvez o Max ainda esteja um pouco à frente, mas com carros semelhantes a coisa decide-se nos detalhes, a ver vamos como corre amanhã

Phil1971
Phil1971
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Será assim o Sainz tão mau? Não me parece correto afirmar isso. Na primeira tentativa da q3 foi penalizado pelo aparecimento de uma bandeira amarela, aliás na altura creio que nos parciais até estava mais rápido que o Leclerc. Na segunda tentativa após um problema de arranque do motor nas boxes não consegue ter tempo de por os pneus a temperatura ideal é sim falha na curva 10. Podemos não simpatizar com este ou aquele piloto mas este fórum creio que ganharia com comentários isentos.

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  Phil1971
2 anos atrás

Prezo a sua argumentação, não é nada contra Sainz. Eu sempre fui um grande fã de Sainz Pai. Mas no meu ponto de vista o seu nome tem peso.Terá que provar algo mais.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

O que vi foi um sainz com uma sorte parecida à de Perez. O sainz é um dos melhores pilotos no grid. De tal modo que a fazer uma volta lançada ia acabar numa das 3 primeiras posições quando mesmo em cima da linha da meta houve bandeira e o tempo nao foi contado. Quanto a isso nada a fazer. O piloto só controla o carro e não eventos externos. Aliás, Destas primeiras corridas, destaca-se na Ferrari um equilíbrio bastante significativo entre os pilotos. Relativamente ao leclerc vs verstappen… São realmente diferentes. O leclerc é mais cerebral, menos impulsivo. Vamos… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Finalmente uma pole position Ferrari na Australia no Albert Park pela primeira vez em 15 anos desde Kimi Raikkonen no GP da Australia de 2007, depois de mais de uma decada onde Mercedes esmagadora, Red Bull e Mclaren dominaram as poles neste circuito, a Scuderia a provar que fez um grande grande carro, o melhor chassis e pacote aerodinâmico em mais de uma decada, o que vai causar grande azia, sobretudo aos fãs dos engenheiros e mecânicos ingleses, que estão na sua esmagadora maioria nos Mercedes, Red Bulls e Mclaren, as 3 equipas protegidas e mais elogiadas pela CS inglesa… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Referências ao GOAT HAM?
“e salientar o facto do Hamilton bater o Russell para pisar o piloto jovem britânico da Mercedes(…)”
“o Lando Norris grande volta no MCL36, a bater os 2 Mercedes. Claro que só vão dar demerito à Mercedes.” Portanto, muita atenção, não confundam, quem é batido é o Mercedes, não o piloto.
A pérola: Já sei que muitos fanaticos do Hamilton vão criticar ou gozar com o Alonso”,
como se não fosses tu o maior fanático do Luisinho lol

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

Está tudo a dormir…Três comentários. Fonix. Eu gosto de F1 não de F.M

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Que grande qualificação do «Danny Ric»! Conseguiu ficar apenas a 7 décimos do colega de equipa. Não há dúvida que este futuro campeão do mundo brilhou «em casa». Não sei se este é o «Danny Ric» que todos esperam ver – como dizem os isentíssimos e imparcialíssimos redactores -, mas parece que isto é o que ele tem para mostrar. Amanhã há mais.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Nem uma palavrinha para os outros 19 pilotos? Não me diga que só tem olhos para o Ricciardo!

917/30
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Hulk não está lá…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
2 anos atrás

Haha grande comentário. Por norma o Sr só diz disparates mas esteve muito bem agora. O caro 831ABO faz marcação cerrada a estes dois pilotos ano após ano. Temos que lhe dar razão que o Norris seja melhor, mas isso não faz do Danny Ric um piloto que não mereça os elogios que tem.

top-sport
top-sport
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Na Q3
Lando Norris 1:18.703
Daniel Ricciardo 1:19.032
A minha calculadora dá uma diferença de 0,329 ou seja 3 décimas, a sua dá 7 décimas. Não sei qual é que está errada ! Mas a minha tem funcionado bem !

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Mais uma boa classificação com a luta ente Max e Leclerc a durar até ao fim. Perez andou sempre por perto mas arrisca uma penalização por não respeitar as bandeiras amarelas o que pode promover Norris à segunda fila, algo impensável à dois dias atrás. Azarado do dia para Sainz que viu uma volta rápida ser apagada por metros e depois problemas com o motor de arranque (lol sr. Futre) deixaram-no sem tempo para melhorar. Alonso ia a voar baixinho mas uma falha no motor, foi possível verificar na repetição que se calou quando Alonso começou a travar, deitou tudo… Ler mais »

Pity
Pity
2 anos atrás

Como esperado, a luta continua entre Ferrari e Red Bull, ou melhor, entre Leclerc e Verstappen, com Perez à espreita de “qualquer coisinha”. McLaren e Mercedes a melhorarem um bocadinho, mas ainda longe das duas equipas da frente. Sainz e Alonso azarados. Bottas a falhar a Q3, pela primeira vez, em mais de cem corridas e Schumacher a bater Magnussen, mas os Haas estiveram muito discretos, para evitarem destruir material. Destaque pela negativa: Aston Martin e Williams. Começando por esta: Latifi continua a dar prejuízo à equipa, se bem que, desta vez, sem culpa. Contudo, não se pode dizer o… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Transmissão televisiva: Já sabemos há muito que a Ferrari para vocês é menos simpática do que aquelas 2 carroças cinzentas que vocês enquadram mesmo que rodem lentamente, mas agora já mete verdadeiramente nojo. Chegaram a mostrar uma criança a jogar à play com um Marussia de 20120 enquanto o cinzento metia temperatura nos pneus, tudo em vez de enquadrarem o piloto Ferrari que ia para a pole. No ano passado ainda se aceitava, agora não. — Bem a directiva sobre os procedimentos atrás e depois do SC antes do reinício, e mal a decisão de tirarem uma zona DRS após… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado