GP Austrália F1: Pontos fracos do Ferrari SF-24 são “gestão dos pneus e equilíbrio”

Por a 20 Março 2024 11:07

Enrico Cardile, o diretor técnico de chassis da Ferrari, deu uma nova visão sobre o desempenho da equipa após as duas primeiras corridas da temporada de 2024 da Fórmula 1, identificando as áreas a melhorar no futuro. Com dois pódios no início de época, Cardile reconhece a progressão positiva do Ferrari SF-24 em comparação com o seu antecessor. No entanto, sublinha que ainda há trabalho a fazer, especialmente para reduzir a diferença para a equipa líder, a Red Bull. 

O técnico italiano da Ferrari salientou que depois de dois pódios “podemos estar satisfeitos com a curva de progressão do SF-24 em comparação com o carro do ano passado. Desde o teste de pré-temporada e as duas primeiras corridas, temos visto sinais positivos em comparação com o caminho de desenvolvimento traçado para o ano passado”. Ainda assim, Cardile sublinha a necessidade de alcançar melhores resultados nas próximas corridas. “É claro que queremos fazer melhor do que dois terceiros lugares. A Red Bull continua a ser mais rápida do que nós e, apesar de termos tido um melhor desempenho do que as outras equipas de topo, ainda não é suficiente”. 

Assegurando que as primeiras corridas mostraram “uma boa correlação com as ferramentas de simulação”, sem que houvesse qualquer surpresa negativa, Cardile admite, ao mesmo tempo, que “as limitações que observámos em fábrica foram confirmadas em pista. A partir de hoje, temos uma imagem bastante clara de onde estão os pontos fracos do carro, a começar pela gestão dos pneus e pelo equilíbrio”. 

Cardile sublinha a importância do desenvolvimento contínuo e identifica a gestão dos pneus e o equilíbrio como áreas chave que necessitam de atenção. À medida que a equipa se concentra em maximizar o pacote atual, enquanto procura actualizações, Cardile continua otimista quanto ao seu potencial para subir na grelha ao longo da época.

O responsável da Ferrari esclareceu que agora passou a haver a certeza, com uma melhor imagem dada pelas primeiras corridas, sobre as prioridades nos esforços de desenvolvimento do monolugar, colocando desta forma “o foco da fábrica em encontrar rapidamente o desempenho no túnel de vento e trabalhar arduamente para trazer atualizações para a pista o mais rapidamente possível, enquanto, entretanto, tiramos o máximo partido do pacote que temos”. 

Reforçando que a ordem de forças dentro do pelotão das primeira corridas pode ser enganador, até porque “no ano passado, vimos como a hierarquia pode mudar, de modo a que uma equipa possa subir ou descer”, Enrico Cardile insistiu que “estamos apenas no início de uma época muito longa e será vital melhorar o carro a um bom ritmo”. Por isso, nos próximos meses, “o único objetivo” da Ferrari “é recuperar terreno em relação aos atuais líderes”, a Red Bull.

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado