GP Arábia Saudita F1: Red Bull poderá ter uma margem curta para Ferrari em qualificação

Por a 8 Março 2024 10:45

Os primeiros dois treinos da Fórmula 1 em Jidá, na Arábia Saudita, mostraram margens curtas entre todo o pelotão em termos de ritmo de volta rápida, antevendo uma sessão de qualificação muito disputada, com dois claros blocos: uma luta pela pole position que pode envolver quatro equipas – Red Bull, Ferrari, Mercedes e Aston Martin – e a discussão pelos lugares mais próximos do top 10, que poderá ter outras três equipas na discussão – Williams, RB e Haas.

Entre as equipas da ‘frente’, a Red Bull destaca-se na sequência rápida, mas parece precisar de alguns ajustes a zona de velocidade mais baixa e mudanças de direção acentuadas a velocidades médias, onde a Ferrari demonstra estar um pouco mais à vontade. A Mercedes, por outro lado, mostra sinais positivos na velocidade na reta da meta, embora lide com as consequências dessa configuração nas curvas de alta velocidade.

As curvas de alta velocidade colocam uma pressão considerável no eixo traseiro dos monolugares, exigindo um equilíbrio delicado entre a configuração para a aceleração a baixa velocidade à saída das curvas e as curvas de média velocidade. Apesar de Max Verstappen não liderar a tabela de tempos, o piloto da Red Bull mantém-se calmo, reconhecendo que a sessão de qualificação pode ser muito competitiva. Surge a preocupação dos rivais utilizarem mapas de motor mais agressivos. 

Surpreendentemente, é Fernando Alonso no Aston Martin que liderou a tabela de tempos no segundo treino, seguido de perto por George Russell, com Verstappen a garantir o terceiro lugar.

O desempenho da Red Bull numa única volta mostra que há espaço para melhorias, mas em ritmo de corrida, o RB20 mantém a sua posição de referência. Verstappen registou consistentemente tempos abaixo de 1 minuto e 34 segundos, demonstrando superioridade com pneus médios.

Apesar de se antever uma qualificação muito discutida, a satisfação geral da Red Bull com o equilíbrio do carro é evidente. Verstappen debateu-se com algumas questões durante algum tempo, o que levou a ajustes para encontrar o equilíbrio certo entre a carga aerodinâmica máxima e evitar o saltitar problemático, batendo com o fundo do monolugar no asfalto de Jidá. A equipa abordou essa questão para a segunda sessão de treinos, resultando numa configuração mais estável.

Os dados recolhidos da Fórmula 1, a Red Bull tem uma ligeira vantagem de pouco mais de um décimo de segundo por volta em comparação com os rivais Ferrari, Mercedes e Aston Martin nas simulações de qualificação. A margem estreita sugere que todos os pormenores e a condução dos pilotos serão cruciais para garantir as melhores posições de partida para a corrida.

Em contraste, as simulações de ritmo de corrida da Red Bull pintam um quadro mais confortável. A equipa apresenta uma vantagem de 0,2 segundos sobre o resto do pelotão em corrida, duplicando a sua vantagem na qualificação. A Red Bull tem um historial de aumentar a sua vantagem no dia da corrida, o que é um bom presságio para as suas perspectivas na Arábia Saudita.

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leandro.marques
2 meses atrás

0,11s em qualificação e 0,20s em ritmo de corrida (que deverão ser, na prática, quase meio segundo). Nada mau para um conceito novo que ainda estão a aprender.

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