GP Arábia Saudita F1: A figura do dia

Max Verstappen era o candidato “natural” à pole position, mas um problema de transmissão do RB19 abriu espaço à entrada em cena de Sergio Pérez, que acabaria por vencer o Grande Prémio da Arábia Saudita, com todo o mérito, diga-se de passagem. Tirando a perda de posição no arranque, o piloto mexicano não tremeu um minuto e alcançou aquilo que injustamente perdeu na época passada, a vitória em Jidá. No entanto, a figura do dia tem de ser Max Verstappen. Se o seu companheiro de equipa não cometeu (quase) nenhum erro, o neerlandês demorou um pouco a subir na classificação vindo do 15º posto da grelha de partida, mas depois do Safety Car alcançou com alguma facilidade o segundo posto da classificação. Foi feliz com a entrada do SC, mas a probabilidade disso acontecer durante a corrida no circuito citadino saudita é bastante grande, por isso estaria na equação de todas as equipas e pilotos. Uns ganharam mais do que outros – Yuki Tsunoda foi um caso em que ganhou posições na classificação com a entrada do SC, por exemplo – e isso não retira qualquer mérito ao que Verstappen foi capaz de fazer, que novamente provou que com este RB19 é muito forte.
A vitória de Sergio Pérez acaba por colocar alguma pressão na equipa e na gestão interna entre este e Max Verstappen, mas isso são outros quinhentos.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Não é viável suportar uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo (Sem publicidade) e ajude-nos a manter esta máquina em andamento. Assina agora desde 2,5€ por mês AQUI
Nada de acordo, a figura do dia tem que ser Checo. Além de MV ter recuperado muito tempo com o SC (cerca de 20 segundos), Checo lutou de para igual aguentando perfeitamente o ritmo de MV quando este ficou em 2º. Figura do dia: Sérgio Pérez!
De acordo. O Checo esteve bem e aguentou bem o ritmo do Max no fim.
Por acaso não estou de acordo. O Max estava nitidamente a atacar o Perez até se começar a queixar dos barulhos na transmissão. Tudo leva a crer que preferiu não arriscar um DNF, porque tinha ritmo suficiente para se colar ao Perez, como se pôde ver pela facilidade com que sacou a VMR já com pneus em fim de vida.
MV chegou a P2 a meio da corrida 5.5seg atrás de Pérez e mesmo a atacar a diferença esteve sempre entre os 4.5/5 seg…quanto à VMR os pneus ainda estavam bons e acima de tudo o tanque estava quase vazio mas tudo se resume ao facto de MV ter tentado enquanto Checo (e muito bem) não arriscou, o que não se diria se com a corrida ganha o mexicano batesse ao tentar fazer a VMR…
Quanto à história da VMR,
o Checo foi enganado pela própria equipa.
“Me dijeron que tenía la vuelta rápida y que mantenga el ritmo, y después me enteré que Max nos la sacó.
Habrá que discutir eso con el equipo para que queden las cosas más claras…”
https://m.youtube.com/watch?v=NbbbQDdOl-A&feature=youtu.be
Horner disse que Pérez também tentou VMR mas abortou a tentativa ao fim de algumas curvas.”he knew that Max was going to have a crack at it, and Checo gave it up after the first couple of turns, he was already a tenth and a half down and then you saw him back out of it.”
Então 1 dos 2 está a mentir.
Completamente ao lado…
A(s) figura(s) do dia foram o Alonso e a FIA… um, por ter sido excelente, e, a outra por ter sido “excelentemente” incompetente…
A FIA tem de voltar para as mãos de Europeus e para a Europa… senão… vamos perder a F1…
😂 Como diria o Faustão: Errrrooouuuu… A figura do dia foi, pela enésima vez, a Federação Internacional da Aldrabice, vulgo FIA! Mas onde é que alguma vez o local onde o Stroll estacionou o bólide era motivo de SC?! Nem VSC sequer!!! Numa corrida que até estava a ser animada pela recuperação do Max, vêm estes iluminados e tratam de dar o seu próprio show circense, ou não fosse a F1 denominada de Circo! 🤡 Definitivamente, com o carro que tem este ano, o talentoso holandês não merecia, e muito menos necessitava, esta manobra de bastidores! A continuarem assim, o… Ler mais »