GP de Abu Dhabi: Nico Rosberg é o novo campeão do mundo de Fórmula 1

Por a 27 Novembro 2016 14:41

 

Foi um ano de avanços e recuos. De recuperações incríveis, azares mecânicos e resultados desportivos que levaram os pilotos da Mercedes ao limite, do ponto de vista psicológico. Uma temporada em que Hamilton chegou a ter 43 pontos de desvantagem para o seu colega de equipa, depois de este vencer, de forma consecutiva, as quatro primeiras provas do calendário. E em que o piloto inglês deu azo a uma ‘remontada’ digna dos melhores contos de fadas, transformando, no início de agosto, um cenário preocupante num comando de 19 pontos.

A seguir foi a vez de Rosberg brilhar novamente, vencendo nos Grandes Prémios da Bélgica, Itália e Singapura de forma consecutiva. Duas corridas depois, a desistência de Hamilton na Malásia parecia ter entregado, em definitivo, o primeiro campeonato da carreira do alemão, que voltou a estabelecer a diferença em 33 pontos. Mas eis que um novo surto vitorioso do colega na Mercedes foi adiando esse sonho.

Chegámos à última corrida do ano, em Abu Dhabi, com tudo por decidir. Mas com Rosberg na dianteira, graças aos 12 pontos que separavam os escudeiros dos ‘Flechas Prateadas’. No momento decisivo, o alemão fez a corrida calma que lhe competia, e que no fundo marcou este fim de época. Qualificou-se em segundo, conseguiu manter a posição no arranque e não cometeu qualquer erro para emular o pai e tornar-se no segundo filho de um antigo campeão do mundo (Damon Hill foi o primeiro, repetindo o feito de Graham) a sagrar-se ‘rei’ da Fórmula 1.

CORRIDA INTERESSANTE, MAS COM POUCOS MOTIVOS DE INTERESSE

Se esperava um arranque estratosférico de Lewis Hamilton ou Nico Rosberg, desengane-se. Ambos fizeram partidas ‘normais’, mas o alemão teve a sorte de Daniel Ricciardo ter ‘patinado’ as rodas no momento em que engrenou a segunda velocidade do seu Red Bull, aguentando o ‘comboio’ liderado por Sebastian Vettel, que procurava desesperadamente ultrapassar o seu antigo colega de equipa em Milton Keynes.

Já Max Verstappen fez o favor de se despistar logo a seguir à travagem para a curva 1, não evitando um ligeiro toque em Sergio Perez. Um dos fatores – a prestação da Red Bull – que poderia ‘apimentar’ a decisão do título parecia estar descartado. Faltava saber o que iria fazer a Ferrari, com Raikkonen em terceiro. Mas o finlandês nunca conseguiu ‘atacar’ o Mercedes de Rosberg. Só quando os pilotos da frente efetuaram as suas primeiras paragens nas boxes é que a corrida ganhou alguma emoção, pois a Red Bull decidiu arriscar com Verstappen, pedindo ao holandês para se manter em pista. Tudo num momento em que apenas 5s separavam os seis primeiros – algo praticamente inédito ao longo de 2016.

No regresso ao traçado, Hamilton estava na frente, mas Rosberg ficou ‘entalado’ atrás de ‘Mad Max’, que, como é costume, não facilitou em nada a ultrapassagem. Até que na volta 20, o alemão, com tudo a perder (bastava-lhe ser terceiro para garantir o título), decidiu forçar esse momento, perante os aplausos do seu engenheiro. Com isso ganhou uma vantagem suficiente para parar novamente nas boxes à 30ª volta, retornando ao Circuito de Yas Marina com 3,7s de vantagem sobre Verstappen, que apenas tinha parado uma vez.

HAMILTON E VETTEL PROCURARAM SURPREENDER

Enquanto os dois Mercedes já tinham parado duas vezes a 25 voltas do fim, Vettel apenas tinha-o feito por uma ocasião, encontrando-se por isso na liderança. De forma inteligente, Hamilton, segundo à frente de Rosberg, procurou abrandar o ritmo da corrida – uma tentativa de fazer com que os pilotos que seguiam atrás do duo da Mercedes (Verstappen e Ricciardo) se aproximassem do líder do campeonato, colocando-lhe mais alguma pressão e retirando-lhe, eventualmente, preciosos pontos. Mas nada disso aconteceu, com a equipa anglo-germânica a pedir encarecidamente ao #44 para ‘abrir a pestana’.

O inglês voltou então a fazer o que melhor sabe, sempre com Rosberg no seu encalço, mas sem nunca perder o controlo. A diferença, que chegou a ser de 8,1s à volta 31, foi baixando paulatinamente até 4s, até Sebastian Vettel se dirigir finalmente às boxes à volta 38 para efetuar a sua segunda paragem e montar pneus ultramacios. Tudo na mesma – Hamilton regressava ao comando e Rosberg era segundo. Mas Vettel estava rapidíssimo.

A 12 voltas do fim, Palmer e Sainz tocaram-se no momento em que Verstappen e Ricciardo faziam as suas dobragens. O britânico falhou a travagem e acabou por embater no Toro Rosso do espanhol, ausente de qualquer culpa no cartório. Duas voltas depois, a Mercedes pede a Lewis Hamilton para aumentar o ritmo e fazer tempos “na casa do segundo 44”, avisando-o de que Vettel estava a apenas 7s. Mas essa recuperação era precisamente o que o ainda campeão em título queria, a ver se contava com uma ajudinha. As últimas cinco voltas foram de cortar a respiração. A Ferrari acertou na estratégia, mas faltava Vettel caçar Verstappen. Numa ultrapassagem emocionante, o #5 conseguiu o que procurava. Agora tinha Rosberg à sua frente, que era novamente abrandado por Lewis Hamilton, apesar dos pedidos de Paddy Lowe e da Mercedes para aumentar o ritmo e garantir a vitória. “Lewis, precisamos que andes mais depressa” “Agora não posso falar”, respondeu. A duas voltas do fim, “agora estou a perder o campeonato, deixem-me vencer a corrida”, voltou a dizer o inglês.

Apesar da pressão, tal não aconteceu, com Nico Rosberg a levar o carro até ao segundo posto e a festejar o primeiro título mundial da sua carreira, embora Lewis Hamilton tenha vencido 10 Grandes Prémios, contra nove do alemão.

 

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*RPMS*™
7 anos atrás

Rosberg campeão justíssimo e merecido! Uma palavra para Hamilton que foi um digno vencido e vendeu cara a derrota até ao fim. Quanto ao resto, a seu tempo será feito o balanço dos que ganharam algo e dos que nada ganharam esta época… Excelente ano de F1 que agora terminou! Cumprimentos

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

A Ferrari mais uma vez a estragar a corrida do Kimi nas boxes.
Palhaçada.

Pascassio
Pascassio
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

A Ferrari, não quer que o Vettel entre em depressão! Neste aspeto, a Mercedes conseguiu ser mais discreta!

iloveformulaone
iloveformulaone
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Mais do que se estar aqui a argumentar que a Ferrari com o Kimi faz sempre paragens muito demoradas nas boxes, forma raras as vezes em que as paragens ficaram abaixo dos 3 segundos, o que é uma eternidade na F1 acho que devia se pensar melhor nas estratégias pois vejamos o seguinte: com os ultra o Kimi estava à vontade mas com os soft estava a ter dificuldades e, então se estava com tantas dificuldades porque razão a equipa fica serena? Porque não optam por alterar alguma coisa? Até mesmo alterar para uma estratégia mais agressiva, qualquer coisa menos… Ler mais »

iloveformulaone
iloveformulaone
Reply to  iloveformulaone
7 anos atrás

Ferrari brought both drivers in for a switch to soft tyres on lap 8 and 9 but then kept Vettel out longer which enabled Vettel to finish on the faster SuperSoft rubber. “For sure it was a better choice,” said Raikkonen. “We should have stayed out, for sure, but we tried to put the two cars in different strategies, so it’s a bit easier when you are the car behind and you have the chance to jump somebody on the pit stops Although a tad frustrated with his race result, Raikkonen understood Ferrari’s split strategy calls. “Like I said it’s… Ler mais »

MVM
MVM
7 anos atrás

O Nico Rosberg é um piloto que se estreou na F1 com uma volta mais rápida na primeira corrida que disputou. Nunca se esqueçam disso. Este ano preparou-se psicologicamente para o embate com um colega de equipa rapidíssimo e fez um início de temporada brilhante. Diria que mereceu o título – mesmo que esteja longe de ser o melhor piloto do mundo (e não é certamente o meu favorito). Já o Lewis Hamilton fez uma corrida que, não sendo exactamente suja, foi muito pouco desportiva, tentando fazer com que o Nico fosse ultrapassado pelo Vettel e pelo Verstappen. Felizmente isto… Ler mais »

js1970
js1970
Reply to  MVM
7 anos atrás

suja ou pouco desportiva?! O que fez o Rosberg na Austria? O que fez o Rosberg em Espanha? Isso é o que uma corrida limpa?

noteam
noteam
7 anos atrás

Lá venceu o Rosberg, a justiça é relativa na F1 e por isso mais do que tudo o Rosberg está de parabéns. O Hamilton é mais piloto e hoje voltou a demonstrar isso mesmo, para batê-lo é preciso não falhar em nenhum momento e aproveitar tudo e mais alguma coisa quando este tem um dia mau, ora isso foi exactamente o que fez o Nico ao longo de toda esta época, acima de tudo foi constante. Não vi nada de antidesportivo e não percebo o falatório á volta do “abrandamento” da corrida, o Hamilton lidera e controla a corrida como… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  noteam
7 anos atrás

Punham Interlagos como última corrida e depois? Como é que faziam com o fogo de artifício, numa corrida diurna? 🙂
Falando a sério, completamente de acordo.

noteam
noteam
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pois, coitados dos bilionários, em Interlagos teriam de se misturar com o povinho, que maçada que seria!

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
7 anos atrás

surto vitorioso no final ? não acham estranho a mercedes nunca ter dobradinhas e ter 4 nas ultimas corridas? Penso que o Rosberg fez do Hamilton gato sapato, ficando em segundo que não precisava mais. a ultrapassagem do campeão ao Verstappen foi de Campeão!

Pascassio
Pascassio
Reply to  peudreot106rallye-220
7 anos atrás

És um Lol, com essa do gato sapato!

sky47
sky47
Reply to  Pascassio
7 anos atrás

Talvez não concorde com a frase “gato sapato” mas, que lhe pôs aquela cabecita a ferver com a sua postura de “deixa-te ir que te sigo de perto que para mim basta” isso não tenham duvidas que deixa um gajo puto da vida….mind games my friend mind games….Cumps

Fernando Cruz
Fernando Cruz
7 anos atrás

Quase sempre o Campeão é aquele que tem o melhor carro ao longo do ano. Este ano a Mercedes só não ganhou as corridas todas porque os seus pilotos bateram em Espanha e na Malásia o motor de Hamilton partiu. E entre os dois pilotos da Mercedes o Nico Rosberg foi aquele que teve o melhor carro (leia-se o mais fiável) e por isso acabou por ganhar o campeonato. Ao perder apenas por 5 pontos depois de tantos problemas que o Rosberg não teve, o Hamilton deixou também bem claro quem é o melhor piloto dentro daquela equipa. Quanto aos… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

Parabéns Nico fizeste por merecer , e como acontece sempre a inveja turva a mente irão criar mil e uma teorias da conspiração etc. e centenas de comentários idiotas etc. a esses respondeste na pista com classe e lisura assim só resta uma solução aos teus detratores…. RENNIE , KOMPENSAN
E para o ano há mais….
Parabéns campeão 2016.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Na minha opinião merece o titulo, o Hamilton é melhor piloto? É mais rápido, tem mais talento, tem aquele décimo debaixo do pé? Tem. Mas o Rosberg parece-me mais frio e calculista não é tão rápido, com as devidas ressalvas lembra-me um bocado o Prost e o Senna. O titulo para mim é a recompensa de ter ido para a Mercedes mesmo sabendo que o Schumacher também lá ia estar e ainda por cima ter sido aquele que mais pontos deu à equipa mesmo com o alemão lá, a sua passagem pela Williams também foi boa tendo em conta que… Ler mais »

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