GP Abu Dhabi, F1: Lando Norris sentiu “muitas dificuldades com a degradação dos pneus”

Por a 26 Novembro 2023 16:32

A McLaren parecia estar na luta pelo pódio da corrida do Grande Prémio de Abu Dhabi ainda antes das primeiras paragens para troca de pneus, mas depois disso, o ritmo baixou e o desempenho do MCL60 foi diferente aos das primeiras voltas. Lando Norris terminou no quinto posto e Oscar Piastri sexto, não conseguindo a dupla aguentar Sergio Pérez e George Russell, que até tinha ficado para trás no arranque.

No final da corrida, Lando Norris explicou que ambos os carros tiveram dificuldades em gerir os pneus depois do primeiro stint. “Hoje tivemos um pouco de dificuldade com o ritmo e, por isso, esforcei-me muito para acompanhar os Mercedes e os Ferrari. E, por causa disso, tive muitas dificuldades com a degradação dos pneus”, esclareceu o piloto britânico da McLaren. “Fizemos um bom primeiro stint porque forcei muito o ritmo, mas depois tive muita degradação dos pneus. Foi uma boa luta, e era complicado esperar mais em termos de ritmo, não correu como queríamos, o que é uma pena”.

Apesar de não ter sido uma corrida com um bom ritmo após as primeiras paragens, tendo como resultado as posições que ambos os pilotos ocuparam na classificação no final da prova – quinto posto de Norris e sexto de Oscar Piastri – ainda longe da Mercedes, Ferrari e Red Bull, o piloto britânico sublinha que “fizemos o que tínhamos de fazer em termos de campeonato. Por isso, estou muito satisfeito com o resultado. Mesmo com o carro e o desempenho da equipa”. 

Pérez terminou a corrida no segundo lugar em pista, mas uma penalização acabou fazê-lo cair para o quarto lugar. Na origem da penalização esteve um toque no McLaren de Norris na curva 6 do traçado de Yas Marina, quando disputava a quarta posição com o britânico. O piloto mexicano deixou escorregar a frente do RB19 quando estava na trajetória interior, com vantagem sobre o piloto da McLaren, mas não foi capaz de evitar o contacto, com Norris a ter de seguir pela escapatória. Ambos queixaram-se, mas depois de analisado o incidente, o Colégio de Comissários Desportivos penalizou Pérez com a adição de 5 segundos ao seu tempo final. Questionado pela Sky Sports F1 sobre a sua opinião sobre o acidente após a corrida, Norris disse: “Tentei deixa-lo passar e ele bateu-me! Não sei o que ele estava a fazer, foi um pouco descuidado para ser honesto”.

Olhando um pouco para o que pode ser 2024, Norris esclareceu que o trabalho desenvolvido nesta fase final da temporada já é a pensar na próxima e a equipa está satisfeita “com os progressos realizados, mas não estamos satisfeitos com o ponto em que nos encontramos. Portanto, ainda temos muito trabalho a fazer. A Red Bull ainda está numa categoria diferente em comparação com todos nós. Por isso ainda há muito para fazer, muitas coisas em que nos devemos concentrar, mas sabemos onde temos de nos concentrar, por isso, estou entusiasmado, por muito que queira fazer uma pausa. Ao mesmo tempo, estou ansioso pelo próximo ano”, concluiu.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado