GP Abu Dhabi F1: Jolyon Palmer diz que Valtteri Bottas pode ter ‘tramado’ Lewis Hamilton

Por a 15 Dezembro 2021 11:30

Pode considerar-se um excesso, mas se fizermos uma comparação direta, não deixa de ter a sua verdade. Todos se lembram de ouvir via rádio Max Verstappen dizer “o Checo é uma lenda” quando percebeu que Sergio Pérez tinha aguentado Lewis Hamilton atrás de si bastante tempo, o suficiente para Verstappen ficar bem mais perto do seu adversário direto.

Jolyon Palmer, no podcast Chequered Flag da BBC, disse entender que Valtteri Bottas “deixou ficar mal” Lewis Hamilton quando chegou o momento da verdade no Mundial de Fórmula 1.

Enquanto Max Vestappen teve um colega de equipa que claramente contribuiu para o desfecho final, já de Bottas quase nem se ouviu falar na corrida. Assim de repente, lembramos-nos de uma ultrapassagem de Yuki Tsunoda ao piloto da Mercedes.

Numa corrida destas teria sido bem importante ter Bottas lá na frente, como esteve Pérez, a ajuda Verstappen. Mas de Bottas, nem vê-lo.

Logo por azar, nesta corrida em que arrancava de sexto, Bottas ficou preso no meio do pelotão, depois de cair da sexta para a oitava posição, logo após a partida, ficando impotente para ajudar o britânico, que curiosamente tinha dito dias antes: “é o melhor companheiro de equipa na história deste desporto”.

Fazendo-lhe justiça, sim, ajudou-o muitas vezes, e estendeu-lhe a passadeira tantas outras.

Mas no dia em que mais foi preciso, não esteve lá. Falando no podcast Chequered Flag da BBC, Jolyon Palmer foi cáustico: “Bottas esteve muito mal. Será que isso custou o título ao Hamilton? Se o Bottas estivesse dentro de uma janela de pit-stop de Verstappen, ele não tinha tido paragens ‘grátis’ nas boxes. Um grande piloto para a equipa durante tantos anos, mas na sua última corrida desapareceu e isso significou que Verstappen teve uma paragem ‘grátis’ no Virtual Safety Car, e outra no Safety Car.

Se tivesse outro Mercedes lá dentro de 23 segundos dele, num carro que fosse mais rápido com Lewis Hamilton ao volante, ele não o poderia fazer e Hamilton iria tirar partido disso. O Bottas foi sólido ao longo dos anos, mas quando contou, ele não ajudou o seu companheiro de equipa. Já o Perez fez tudo o que podia, porque estava lá…”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
2 anos atrás

Já sabíamos que o Jolyon Palmer foi o pior piloto que passou pela F1 a seguir ao Narain Karthikeyan. Agora ficamos a saber que é também um idiota. Como um tipo destes é pago para opinar sobre F1 é o que eu não percebo.

Pity
Pity
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Então e o Yuji Ide e o Giovanni Lavaggi, não eram ainda piores do que esses?

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
2 anos atrás

Esses são anteriores ao Narain Karthikeyan. O que eu quis dizer foi que, cronologicamente, o pior piloto antes do Palmer foi o Karthikeyan.
E o Lavaggi não era pior que Jean-Denis Délétraz…

Pity
Pity
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Ai não que não era. O Délétraz levava 6 segundos do colega de equipa numa volta?

jacinto-18
jacinto-18
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Amigo dar 20 pontos negativos por um comentário ajuizado é obra. Digámos quem passa por aqui ainda é pior que Jolyon Palmer. Cumprimentos

Pity
Pity
2 anos atrás

Os “ses” não alteram factos, mas é verdade que o Bottas não foi um grande apoio, não só na última corrida, mas em outras, quando não foi capaz de suster Verstappen atrás de si mais do
que uma curva.

alexis
alexis
2 anos atrás

Quando são seis contra um, é muito dificil e foi o que aconteceu, 2 RedBull, 2 Alpha Tauri, o Bottas que no Mexico ajudou o Max e de que maneira e para alem disso nunca conseguiu fazer jogo de equipa e por fim a cereja no topo do bolo, Michael Masi a tirar aquele coelho da cartola das meias “desdobragens” e a dar o titulo de mão beijada ao Max; nada que eu não estivesse à espera, desde SPA que se via o que estava preparado, a grande satisfação que eu tiro disto tudo, é que deu muito trabalho a… Ler mais »

Génesis
Génesis
Reply to  alexis
2 anos atrás

Que GRANDE comentário, parabéns

RedDevil
RedDevil
Reply to  alexis
2 anos atrás

A minha “leitura” da época é muito semelhante à sua… só não tiro nenhuma satisfação disso…
O que tiro é “?!?” em relação ao futuro, aparentemente, a F1 vai virar uma espécie de novela em que os espectadores podem ter influência no desfecho, porque, a FIA irá trabalhar o argumento de forma a produzir um “final feliz” de acordo com as redes sociais. Nunca o termo “circo da F1” foi tão perfeito como agora…

lemans1969
lemans1969
Reply to  alexis
2 anos atrás

Calma que este caso ainda não acabou.

Não me admiraria nada que após a FIA analisar escrupulosamente tudo o que se passou neste GP, principalmente os atropelos ao regulamento da FIA levados a cabo pelo Director da corrida, que o título seja retirado ao Verstapen e atribuído ao Hamilton.

Vamos esperar e ver as cenas dos próximos capítulos.

917/30
2 anos atrás

Palmer tem toda a razão! Bottas poucas ou nenhumas vezes ajudou LH ao longo do ano. Nesta corrida tinha obrigação de estar pelo menos perto do Checo, e assim poder interferir na estratégia da RB. Sobre Palmer…Haver quem o chame de “idiota” e que foi um dos dois piores da história da F1, ou é no “gozo”, ou é porque nunca se ouviu falar em (para não falar em pilotos dos anos 60/70) Alex Yoong, Inoue, Ide, Langes etc. e/ou não passa do mais completo e “idiota” ódio a JP…

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Efetivamente com Bottas nos quatro primeiros não havia essa capacidade de pit-stops a qualquer momento. Ainda não entendi se havia alguma problema com o seu carro.

Pity
Pity
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Havia. Foi detectado um problema qualquer no motor e tiveram de o substituir por um mais antigo.

MLS
MLS
2 anos atrás

Se formos ver a epoca toda Bottas esteve bem mais vezes que Perez nessa luta, o que ate fica evidente pela classificação entre estes dois

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

desde que anunciou a sua saída que se percebeu que deixou de jogar em equipa.
antes era só falta de capacidade, depois passou a ser falta de motivação. vai arranjar inimigos para o futuro para quê.

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Qual foi a vez em 101 GP pela Mercedes, é que Bottas ganhou posições no arranque ou não acabou preso ou mesmo engolido pelo pelotão? Isto quando não arrancou da primeira linha da grelha obviamente.
Quanto a Palmer, parece melhor observador do que foi piloto, mas isso também não é difícil.

Scb2
Scb2
2 anos atrás

A culpa é do Bottas. Na Mercedes mantiveram no muito tempo inclusive o Hamilton.

Hugo V.
Hugo V.
2 anos atrás

Palmer está só defendendo um conterrâneo.
E se o Bottas não dá um strike na dupla da RedBull na Hungria o Hamilton não estaria em igualdade de pontos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado