GP Abu Dhabi, F1: George Russell foi o mais rápido no treino livre 3

Por a 25 Novembro 2023 11:46

George Russell foi o mais rápido do derradeiro treino do Grande Prémio de Abu Dhabi, com o seu melhor registo em 1:24.418s, batendo Lando Norris por 0.095s e Oscar Piastri por 0.392s na tabela de tempos.

Foi uma sessão onde se trabalhou muito com pneus macios, com os pilotos da Ferrari a apenas montarem esse composto no final do treino, tendo estado em pista sempre com pneus médios. Ainda assim, tiveram tempo para voltas rápidas, o que coloca algumas dúvidas sobre o que se passou com Carlos Sainz, que registou o tempo mais lento da sessão, depois de ter perdido grande parte do segundo treino por acidente. Por seu turno, Leclerc foi o quinto mais rápido, apesar de não ter parecido muito satisfeito nas mensagens trocadas com a equipa.

Também Max Verstappen e Sergio Pérez não estiveram muito à vontade no treino, com o neerlandês a queixar-se de novo do saltitar do RB19 durante a sessão – terminando com o sexto tempo do treino, a 0.735s de Russell – e o piloto mexicano a não ir além do 11º lugar da tabela de tempos com o registo de 1:25.259s.

Destaque positivo para a Mercedes e McLaren que estiveram rápidas no treino, ocupando as três primeiras posições. Ainda assim, Lewis Hamilton não esteve com um ritmo alto durante a sessão, terminando na tabela de tempos muito longe do seu companheiro de equipa, apenas com o 12º tempo e com uma diferença de 0.874s para Russell. Obviamente, não sabemos que combustível carregava o monolugar de Hamilton nas suas voltas mais rápidas, mas não é um bom sinal.

Os dois Aston Martin, os únicos a experimentarem pneus duros durante o derradeiro treino, não passaram do 14º e 15º postos da tabela de tempos, com Fernando Alonso na frente de Lance Stroll.

Em sentido contrário estiveram os dois pilotos da Williams. Alexander Albon registou uma volta muito rápida, ocupando o quarto lugar no final do treino (+0.511s), enquanto Logan Sargeant foi oitavo (+0.787s).

Depois de duas interrupções no segundo treino livre de ontem, as equipas colocaram os pilotos em pista na derradeira sessão antes da qualificação. Lewis Hamilton saiu para a pista com pneus macios, enquanto os dois pilotos da Aston Martin escolheram o composto mais duro da Pirelli para o início do treino. Carlos Sainz, que perdeu quase todo o segundo treino, entrou em pista com médios.

Hamilton começou prontamente para o programa de trabalho, enquanto Fernando Alonso e Lance Stroll passaram pela box depois de uma volta de saída. O piloto da Mercedes estabeleceu o primeiro registo de referência na sessão com 1:26.612s. Mas pouco depois, Sergio Pérez, com pneus macios, registou 1:25.417s, mais de um segundo de vantagem sobre os adversários em pista.

Os pilotos da Aston Martin regressaram à pista, trocando os pneus duros pelos macios. 

Lando Norris terminou o seu primeiro stint, apenas com 3 voltas realizadas com os pneus macios, com o segundo tempo mais rápido da tabela de tempos, fazendo cair Lance Stroll, que esteve brevemente nessa posição. No entanto, ainda longe do registo do piloto da Red Bull.

Enquanto Max Verstappen saía para a pista pela primeira vez na sessão, George Russell assumiu a liderança da tabela de tempos com 1:25.163s com pneus macios novos. O piloto britânico da Mercedes, ainda na primeira metade da sessão, melhorou o seu registo anterior, passando a referência a ser de 1:24.829s, com o adversário mais próximo na tabela de tempos a ser Verstappen, com uma diferença de 0.529s depois do neerlandês ter completado as suas primeira voltas. O tricampeão do mundo de Fórmula 1 esteve em pista até meio da sessão com dois jogos de pneus macios (seis voltas no primeiro jogo e mais 3 com o segundo, até ao final dos primeiros 30 minutos de treino). 

Ao chegar à passagem pela meia hora de treino, Oscar Piastri saltou para o terceiro posto da tabela de tempos, ficando a 0.566s do registo de Russell.

Até esse momento, os dois pilotos da Ferrari rodaram sempre com pneus médios, ocupando lugares mais modestos na tabela de tempos. 

À entrada dos últimos 20 minutos da sessão, os dois pilotos da Alpine passaram para os lugares de topo, com Esteban Ocon a ocupar o segundo lugar da tabela de tempos a 0.365s de Russell e Pierre Gasly no terceiro posto, a 0.474s. No entanto, nessa altura vários pilotos começaram as simulações de voltas rápidas. Deste modo, Alexander Albon subiu ao segundo lugar, passando a estar a 0.100s do tempo do britânico da Mercedes, com o seu companheiro de equipa, Logan Sargeant – que ainda não tem o lugar confirmado na Williams para a próxima temporada – a ocupar o quarto posto. 

Russell respondeu e melhorou o seu registo anterior, passando a ser a referência da sessão o tempo de 1:24.418s. Lando Norris tentou alcançar o melhor registo da sessão, mas o grande ‘drift’ na saída da última curva comprometeu a sua volta, subindo, mesmo assim, ao segundo posto da tabela de tempos, ficando a 0.095s de Russell. O seu companheiro de equipa terminou, instantes depois, a sua volta, subindo ao terceiro lugar, ficando a 0.490s da referência. O piloto australiano voltou a melhorar o seu registo, já dentro dos últimos dez minutos, ficando a 0.392s, não subindo na tabela de tempos. 

Já com pneus macios montados no Ferrari SF-23, Charles Leclerc ascendeu ao quinto posto da tabela de tempos, com uma diferença de 0.681s do registo de referência de George Russell, enquanto o seu companheiro de equipa não conseguiu sair do fundo da tabela de tempos. Carlos Sainz, dando continuidade ao mau momento de ontem, ficou a 1.295s do melhor tempo, ocupando o 20º lugar da tabela de tempos no final do treino.

A última sessão de qualificação do ano tem início marcado para as 14 horas (em Portugal continental), sem que a Red Bull conseguisse terminar qualquer treino no topo da tabela de tempos.

Foto: Philippe NANCHINO / MPSA

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado