Fórmula 1 tem que rever regra das conversas rádio com as boxes

Por a 20 Junho 2016 17:32

A questão ficou agora clara em Baku, quando durante o GP da Europa de F1 tanto Lewis Hamilton como Kimi Raikkonen tiveram problemas técnicos nos seus carros, e bastavam algumas palavras das boxes para se resolverem os problemas, mas com as novas regras que impedem agora que determinados assuntos sejam debatidos entre piloto e engenheiro eis que Toto Wolff já veio a público dizer que o que se passou deixou claro que a regra tem que ser revista. É lógico que o que sucedeu até ao ano passado, e especialmente depois da entrada na nova era das unidades motrizes híbridas era demais, quase que um engenheiro pilotava o carro pelo piloto, mas ter dois pilotos com problemas técnicos e ouvir o engenheiro a dizer para o seu piloto, passe o exagero e fique a ideia: “Sei qual é o problema, e como resolvê-lo, mas não te digo porque a FIA não quer” é demais.

Para além disso há a questão da segurança, pois a Mercedes revelou que o problema poderia ter custado a Hamilton 0.2s por volta, portanto em dez voltas perderia dois segundos, mas quando se olha para os tempos percebe-se que Hamilton perdeu muito mais do que isso, e logicamente tudo o resto é atribuído à desconcentração do piloto que perdeu foco a fazer outras coisas que não a pilotagem. No total a Mercedes atribui dois segundos com o problema e Hamilton perde pelo menos 12 segundos, o que significa que perdeu 10 com a desconcentração. É mau para o espetáculo…

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sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Os modos devem ser interiorizados pelos pilotos no que à pilotagem diz respeito, já a resolução de problemas técnicos deveria ser da competência do engenheiro.

ernie
ernie
7 anos atrás

O problema, era que os engenheiros enchiam os ouvidos dos pilotos com demasiada informação, e acho normal que por razões de segurança seja proibido “distrair” o piloto com tanta conversa, mas não acho normal que o engenheiro possa dizer a um piloto para deixar passar o colega de equipa, e não possa responder ás perguntas que o piloto lhe faz. Se o piloto pergunta ao engenheiro o que se passa com o seu carro, e como resolver, o engenheiro deve ser autorizado a responder. Ou será preferível ter pilotos desconcentrados e enervados como Hamilton, ou irritados como Raikkonen que felizmente… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

Gostei do esquecimento dos problemas idênticos no carro do ariano.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Cariocecus
7 anos atrás

O “problema” no carro do rosberg foi uma coisa mínima, nada comparável ao que aconteceu no monolugar do Hamilton e do Raikkonen. Mudar um botão e voltar a ter toda a potência disponível é um pouco diferente que outro monolugar que por mais que o Hamilton muda-se botões não havia maneira de a ter outra vez. Fora que ele voltou a ter a potência… Durante duas voltas e depois voltou ao mesmo.

ammc131178
ammc131178
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

De acordo com informação da Mercedes o problema era semelhante, o Hamilton é que não leu o “manual de instruções”

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Concordo que regra tem de chegar àquele ponto de nem 8 nem 80, nem o engenheiro dizer todos os modos e todas as curvas para ganharem microsegundos em todo o lado, nem serem tão proibidos que é uma questão de acertar os settings e fica resolvido, mas não podem… Parece um bocado exagerado, parece. É como ter uma empresa, que não podes chamar um gajo do departamento de IT para te resolver o problema no computador, tens que ser tu a resolvê-lo, mesmo que sejas só um secretário e não tens nada que saber resolver problemas de software… Mas enfim.

Pity
Pity
7 anos atrás

O piloto pergunta “em que modo tenho de pôr o motor para andar mais depressa?” resposta: “não te posso dizer”
O piloto diz: “o motor mudou o modo de repente, o que é que eu faço?” resposta: “clicas dez vezes no botao cor de rosa, se não resultar, clicas oito vezes no roxo”
Isto são duas caricaturas do que deveriam ser as conversas via rádio: zero ajudas à condução, todas as ajudas de apoio técnico.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Qualquer dia os pilotos só vão ser permitidos a dizer “Yes or No” no rádio.
Uma vergonha!

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Têm que se rever as regras porquê? Porque aconteceu à Mercedes? Ent

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Temos que mudar as regras porquê? Porque aconteceu à Mercedes? Eu até compreendo que seja chato perder 0,2 segundos por volta com uma avaria, são as corridas, mas se a secretaria der um jeito, poupa-se algum em R&D. Volta Ballestre, estás perdoado.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Não, porque aconteceu também à Ferrari, ou essa parte não lhe convém referir?

RedDevil
RedDevil
7 anos atrás

O pessoal anda esquecido de uma coisa… porque é que o problema não foi resolvido a partir da box actuando directamente nos sistemas de gestão e controlo do carro? Porque isso não é permitido pelos regulamentos e daí advir também a proibição das instruções a partir da box… o principio dos regulamentos é que a box não deve ter interferência sobre a performance do carro em andamento… se o Hamilton estava com um problema técnico tinha vindo à box resolver… muito simples… não é necessário alterar regras para resolver problemas ao Hamilton. Se ele precisa tanto desse apoio o melhor… Ler mais »

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