Fórmula 1: Quais as opções para Red Bull e Porsche?

Por a 9 Setembro 2022 10:47

Agora que as negociações entre Red Bull e Porsche terminaram oficialmente, a marca germânica continua interessada na Fórmula 1, da mesma forma como a competição quer atrair mais marcas que possam aumentar o seu valor nos vários mercados mundiais.

A Porsche garante que “a F1 continua no entanto a ser um ambiente atrativo para a Porsche, que continuará a ser monitorizado”. Existindo uma estrutura interessada e que tem chamado insistentemente a atenção para esse facto, a Andretti Autosport, a marca germânica pode juntar esforços com a estrutura norte-americana, mas surgem alguns problemas. Michael Andretti diz ter o dinheiro pronto para pagar a taxa de entrada na Fórmula 1, que será distribuída pelas restantes equipas, tendo um acordo inicial com a Renault para ser fornecido com o motor dos franceses. A Porsche por seu turno, não tem unidade motriz já que iria utilizar a base de trabalho da Red Bull Powertrains, mas tem a marca irmã Audi a trabalhar nisso para, ao que tudo indica, formar parceria com a Sauber.

Caso o projeto norte-americano não seja do agrado da Porsche, os alemães podem estudar a entrada noutra equipa do paddock atual. A compra de uma equipa da grelha, ou parte como aconteceria no caso da Red Bull, parece ser a saída mais óbvia para a Porsche. Com o orçamento que seria necessário para a aquisição de 50% da Red Bull, talvez a Porsche possa adquirir parte de uma equipa mais pequena, e que luta neste momento por outros objetivos que não os títulos mundiais, e entrar na mesma na F1.

Quanto à Red Bull, os rumores no paddock da F1 são que o proprietário da estrutura, Dietrich Mateschitz, tinha convidado e planeado o negócio com a Porsche, com a compra de 50% das ações de Milton Keynes. No entanto, parece que Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey foram sempre contra tal proposta e queriam manter a independência e a esfera da influência da Red Bull na F1 intactas. Tendo em conta o resultado final, parece que conseguiram. Agora a Red Bull pode manter-se tal como está, com a máquina afinada na nova divisão das unidades motrizes, com a aliança técnica com a Honda.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Pelo teor deste texto, parece que o trio Marko, Horner e Newey tem mais poder do que o dono da Red Bull… Talvez não seja a melhor política a médio / longo prazo. Talvez que o Mateschitz se canse e venha a vender a totalidade da equipa, em vez dos 50% planeados.
Eu, se fosse dona de uma empresa em que três directores mandassem mais do que eu, não iria gostar, mesmo nada.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado