Fórmula 1 pode ter equipa nova em 2021: A Panthera continua a mexer

Por a 19 Março 2020 10:31

Por Jorge Girão

FOTOS Arquivo AutoSport

Em Agosto do ano passado surgiram notícias sobre uma nova equipa de Fórmula 1, mas desde então o silêncio acerca do projeto tem sido intenso. Contudo, o AutoSport soube que a Panthera Team Asia continua a trabalhar para marcar presença nas grelhas de partida da categoria máxima do desporto automóvel.

A formação que tem uma base em Silverstone e pretendia ingressar no mundo dos Grandes Prémios em 2021 é a ideia de Benjamin Durand, ex-diretor do projeto do WEC da SMP Racing e da BR Engineering, tendo como objectivo dar à nova equipa um certo élan asiático, daí o “Asia” no nome.

A SMP Racing tinha o apoio do SPM Bank, uma instituição de Boris Rothenberg, que tem vindo apoiar Sergey Sirotkin, ex-piloto da Williams e que no ano passado foi piloto de testes da Renault e da McLaren. Outro dos nomes ligado à equipa é o de Michael Orts, que no passado tentou montar uma estrutura para competir no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 com ligações à China.

A Panthera Team Asia confirmou já alguns nomes para cargos determinantes para edificação da equipa, sendo um deles Tim Milne – que passou pela Renault, Honda, Super Aguri, Toyota e Caterham e Manor.

Nos últimos meses, porém, assistiu-se a algum silêncio da parte da nova estrutura, mas em declarações prestadas ao Autosport, Durand assegura que continua a trabalhar para alcançar as grelhas de partida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. “O nosso projecto continua avançar, mas é ainda cedo para realizarmos um anúncio”, confidenciou-nos o co-fundador da Panthera Asia Racing, prosseguindo: “Estamos ainda em discussões com todas as partes envolvidas, a FIA e a Fórmula 1”.

Como foi avançado inicialmente, o objetivo da Panthera Team Asia passar por um modelo de negócio semelhante ao da Haas, o que implica adquirir motores, suspensões, caixas de velocidades a um construtor já existente – Ferrari, Honda, Mercedes ou Renault – ao passo que o chassis poderá ser, também, fornecido, tal como a Dallara faz com a equipa norte-americana.

Durand assegura que são diversos os contactos mantidos atualmente, muito embora não exista ainda uma decisão final quanto à opção a tomar. “Estamos em conversações com diversos fornecedores de motores que, para além disso, poderão fornecer certos elementos do carro, mas não foi ainda assinado um acordo formal”, sublinhou o responsável da equipa.

Apesar de todos os procedimentos para edificação da Panthera Team Asia como equipa de Fórmula 1 prosseguirem, Durand admite que a estreia em 2021, como originalmente foi preconizado, poderá não ser exequível. “A nossa temporada de estreia será determinada em função do momento em que teremos uma inscrição, portanto, todas as possibilidades estão a ser avaliadas”, admitiu o francês.

Contudo, o chefe de equipa da formação garante que “entretanto, continuamos a fortalecer a estrutura para podermos estar prontos”, esperando-se, portanto, novidades a curto trecho.

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado