Fórmula 1: McLaren e Force India querem Haas F1 investigada
Segundo o Motorsport, a Force India e a McLaren querem ver a parceria técnica da Haas F1 com a Ferrari investigada, depois da equipa norte americana ter confirmado em Melbourne o que já tinha mostrado nos testes. Se em Barcelona, como todos sabemos, as prestações podem ser mascaradas de diversas formas, já em Melbourne foi tudo perfeitamente às claras, e a Haas F1 deu mesmo um enorme salto de performance face a 2017.
Assegurou a terceira linha da grelha, na corrida, os seus carros eram quartos e quintos classificados antes dos erros que os ‘tramaram’ e que levaram Kevin Magnussen e Romain Grosjean ao abandono.
Como se sabe, a parceria da Haas F1 com a Ferrari inclui também a utilização por parte da Dallara, parceira da Haas no chassis, de utilizar o túnel de vento, mas os regulamentos desportivos proíbem a troca ou envio de informação relativas a peças que supostamente são fabricadas pela própria equipa. Por outras palavras, a Ferrari não pode dizer à Haas como fazer isto ou aquilo.
Para Otmar Szafnauer, Chefe de engenharia na Force India: “Não sei como eles fizeram, é mágico. Nunca foi feito na F1. Não sei como alguém que está no desporto há um par de anos, sem recursos, consegue produzir um carro daqueles. Será magia? Se for eu quero uma varinha dessas” disse, ao Motorsport.
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Pity
28 Março, 2018 at 11:52
Quando li o título, até me assustei. Pensei que era por causa das teorias conspirativas, mas não.
Acho que sim, que deve ser investigada. Se está dentro do regulamento, perfeito, se não está, tem de ser chamada à atenção e a FIA deverá tomar as medidas adequadas.
Iceman07
28 Março, 2018 at 16:48
As teorias só existem em algumas cabeçinhas cá do sitio. Na realidade investiga-se, não se mandam bitaites para o ar como nos cafés quando se está a discutir futebol.
so23101706
28 Março, 2018 at 12:51
Uns chamam a isto «dor de corno», outros «dor de cotovelo«.
João Pereira
28 Março, 2018 at 16:06
Espero que seja fumo sem fogo para o bem da F1, mas dava um cêntimo para ler os seus comentário se em vez de Ferrari e Haas, se falasse de Mercedes e Force India ou Red Bull e Toro Rosso. Aposto que a si lhe iam doer tanto o «corno» como o «cotovelo», provavelmente até incluía um ficheiro audio com os gritos de dor nos seus comentários.
A verdade, é que se tratando de Ferrari e da única equipa americana, todos sabemos que a Liberty e a FIA vão “cozinhar a coisa” e tudo vai acabar em águas de lavar uma certa iguaria norueguesa, da qual sou grande fan e até foi prato principal hoje ao almoço.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
28 Março, 2018 at 18:16
Oh forista ernie, essa até merece um: Muitíssimo bem escrito!
Só pecou num aspecto, tratando-se do forista so(i) o primeiro item que disse que lhe iria doer deve ser descrito no plural…
Cumprimentos
so23101706
28 Março, 2018 at 19:47
Que estupidez de comentário.
Roberto Caruso
28 Março, 2018 at 13:23
Pois é a Dallara só está há uns pares de décadas no automobilismo…
F1_4ever
28 Março, 2018 at 15:07
Sim a Dallara tem muita experiência na construção de chassis para muitas fórmulas com bons resultados, mas em termos de construção de bons chassis para a F1 não teve assim tanto sucesso. Pode realmente ter acertado na mouche esta época com o chassis da Haas.
João Pereira
28 Março, 2018 at 16:39
A Dallara tem feito muitos chassis para monolugares incluindo para várias equipas de F1 onde até já esteve como equipa, e até tem ganho muitas corridas e campeonatos, o problema é que esses sucessos são obtidos em campeonatos em que o chassis é único e como tal não tem concorrência!!!
Iceman07
28 Março, 2018 at 16:41
Se a Dallara é assim tão boa porque a Haas não ficou na terceira linha da grelha desde 2016? A Dallara copiou partes do Ferrari de 2017 e isso é óbvio, o nariz é igualzinho! Se fizeram sem querer ou com “ajudas” não sei, mas que é muito estranho, isso é!
F1_4ever
28 Março, 2018 at 15:03
Quando a Haas começou a fazer bons tempos nos testes pré-época correu logo o rumour que o carro deles deste ano seria o Ferrari de 2017 disfarçado com as cores da Haas, e como agora confirmaram a boa performance no GP da Austrália é claro que as outras equipas do segundo pelotão querem confirmar se isso é verdade ou não.
Speedway
28 Março, 2018 at 15:58
O que se passou na Austrälia foi uma vergonha que mancha ainda mais um desporto onde a sujidade é às descaradas.Principalmente por culpa duma ovelha ranhosa que estragou o rebanho todo !
Perdeu-se a pouca vergonha que restava.
A Sauber irá mostrar também seviço proximamente.Chegamos a isto.
João Pereira
28 Março, 2018 at 16:24
Espero que não se confirme, porque teria consequências graves para a F1. Porquê? Bem para a Ferrari seria apenas uma merecida multa bem pesada, mas o que se poderia fazer com a HAAS?
– Seria justo para as outras equipas deixá-los terminar o campeonato com este chassis?
– Seria suspensa ou correria sem pontuar até construir um novo chassis?
– Seria desclassificada do campeonato e a grelha ficaria ainda com menos carros? É preciso perceber que a grelha deveria ter 26 carros…
Certo é que se for confirmado, é uma grande mancha (só mais uma) no prestígio da F1, que como todos sabemos há muito recebeu um tratamento com scotchgard, se não se confirmar, ficarão sempre dúvidas, porque todos sabemos que a FIA tem lá em Paris um enorme tapete vermelho com o logo da Ferrari, levanta uma ponta e varre tudo lá para debaixo.
Frenando_Afondo™
28 Março, 2018 at 18:42
Quando se é ultrapassado em pista, accionam-se os cães da FIA, nem que seja para desestabilizar o adversário.
Iceman07
29 Março, 2018 at 16:28
Os cães da FIA? Mau… o Roscoe já está a ficar com ciúmes.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
28 Março, 2018 at 22:22
Não tem hipótese pois é fácil constatar que o carro-réplica da Ferrari não é totalmente igual pois as porcas que apertam as rodas são diferentes das que a equipa italiana usou durante o ano passado, não havendo registo de rodas “mal apertadas” em 2017.
Cumprimentos
anotheruser
29 Março, 2018 at 23:07
The gloves are off.