Fórmula 1: Jean Todt sugere que FIA tem sido muito permissiva

Por a 17 Dezembro 2021 10:00

Depois da última corrida do ano ter terminado, a discussão sobre a decisão do diretor de corrida assumiu contornos épicos na comunidade da Fórmula 1 e depois a decisão dos comissários desportivos foi também altamente criticada, levando mesmo que a Mercedes não se apresentasse num evento pré gala da FIA e na própria gala, apenas foi representada por James Allison. As críticas ao diretor de prova e aos comissários desportivos, do lado da Mercedes bem como da Red Bull, foram recorrentes durante toda a época e por isso, o presidente cessante da FIA, Jean Todt, afirmou em entrevista depois do evento de entrega de prémios da federação internacional, que o órgão talvez esteja a ser demasiado permissivo.

“Estive a ler hoje na revista desportiva francesa l’Equipe, o presidente do clube de futebol de Lyon, que é uma das equipas mais importantes, foi banido por 10 [jogos] porque falou mal do árbitro. Por isso, talvez estejamos a ser demasiado permissivos”, afirmou Jean Todt, citado pela publicação The Race. 

Sobre a decisão da Mercedes de não participar na sessão fotográfica da FIA dos carros vencedores do campeonato mundial, quer de F1 quer de Fórmula E, bem como sobre a ausência de Toto Wolff e Lewis Hamilton na noite de entrega de prémios da FIA, Todt acrescentou que a gala é um evento para celebrar e não para criar controvérsia. 

“Esta noite devemos celebrar em vez de tentar entrar em qualquer tipo de controvérsia. De certa forma, lamento porque a Mercedes deveria ter melhor recompensa. Oito vezes campeão mundial entre os construtores e é único. Este jovem [Verstappen] fez um trabalho notável, é isso que devemos fazer em vez de dizer: vamos castigar porque ele não vem ou ele disse isso? Honestamente, não creio que seja essa a plataforma para falar sobre isso, deveríamos estar acima disso. Passei 12 anos como presidente da FIA e as pessoas perguntaram-me ‘qual é o seu sentimento?”, e eu sou muito sincero e digo 70% estou feliz por sair e entre os 70% é por causa de coisas como esta”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MP67
MP67
2 anos atrás

A FIA foi efetivamente muito permissiva com o Masi. Se o tivessem posto na linha depois das péssimas decisões que tomou e polémicas que criou ao longo da época para culminar na maior c@g@d@ alguma vez feita por um diretor de prova, talvez o Jean Todt saísse da FIA em grande.

Cágado1
2 anos atrás

O pequeno Napoleão a mostrar a sua verdadeira alma. Grande figura, com grande história de sucesso, mas um tiranozinho, a quem o poder comercial da FOM roubou espaço de manobra.

jbosco1958
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Fantástica leitura. Parabéns.

831ABO
831ABO
2 anos atrás

Jean Todt tem toda a razão em estar agastado com a conduta da Mercedes. Até conseguiu ser elegante, depois de tudo o que aconteceu após o GP de Abu Dhabi. As insinuações do Toto Wolff sobre a idoneidade da FIA foram longe demais e, se estivéssemos noutra modalidade qualquer, seriam punidas disciplinarmente. E já nem falo da birra de mandar o Allison em representação da Mercedes e da falta completa de desportivismo e fair-play que foi a ausência do Hamilton, às quais o Todt deu a melhor resposta que podia ter dado.

MP67
MP67
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Agastado? Depois do comunicado assegurando que tudo iria fazer para que esta trapalhada não se repetisse e no seu seguimento a Mercedes decidir não apresentar recurso, na cerimónia de ontem a FIA assobiou para o lado e não fez qualquer referência ao debate a ter com os pilotos e as equipas para que o regulamento não permita que o diretor de prova decida vencedores em provas e em campeonatos. Depois da cerimónia o Jean Todt faz uma alusão ao Futebol Francês para desculpar a borrada do Masi. A Mercedes deve agora recorrer uma vez que a FIA não demonstra qualquer… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
Pity
Pity
Reply to  MP67
2 anos atrás

Uma cerimónia de entrega de prémios não deve servir para abordar outros temas, nisso a FIA esteve bem.
Quanto à FIA não ter vontade de assumir o erro, é a sua interpretação, já que a FIA disse que iria analisar o que se passou em Abu Dhabi. Dê-lhes tempo, já que uma nova direcção acaba de ser eleita.

MP67
MP67
Reply to  Pity
2 anos atrás

Pelos vistos o Jean Todt não é da sua opinião ao manifestar que a FIA foi permissiva implicitamente não está de acordo com o comunicado de que iriam analisar o incidente de Abu Dhabi am conjunto com pilotos e equipas.

Pity
Pity
Reply to  MP67
2 anos atrás

Mas esse já não conta

Pascassio
Pascassio
Reply to  Pity
2 anos atrás

A nova direcção, tem como por exemplo a esposa de alguém que vem constantemente provocar o Hamilton.
Até em assuntos que não tem a ver com a F 1.
A nova direcção não será melhor.
Acredito que será bem pior.

ZeCambota
ZeCambota
2 anos atrás

Estas organizações desportivas sofrem de um grave déficit democrático. Alinham todas pelo diapasão, “baixa a bolinha senão levas tautau.” e não há quem os ponha no seu devido lugar.

anotheruser
Reply to  ZeCambota
2 anos atrás

Querer ser demasiado democrático foi o que meteu o Masi nesta trapalhada.

Osmane
Osmane
2 anos atrás

A FIA foi do ódio ao amor em sua ultima decisão!!! Campeonato mal acabado!!! Mas valeu a emoção!!!

Pity
Pity
2 anos atrás

A FIA foi muito permissiva e o presidente da dita FIA deixou que fosse.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

A FIA fez borrada e Todt sabe disso, estar agora a criticar a postura de quem foi prejudicado, quandoe stão a mostrar o seu descontentamento como podem, é de muito mau gosto por parte do ex-Presidente da FIA. Se não querem que isto aconteça, sejam mais acertados, especialmente quando essas decisões podem decidir campeonatos.

Querem penalizar ainda mais quem já perdeu um campeonato? Força. Mas depois não se queixem se eles continuarem a criticar abertamente a FIA.

pintinha
pintinha
2 anos atrás

… Incompetente … Quem era mesmo o presidente da FIA nos utimos 12 anos qeu permitiu essa balburdia?… aaahhh, desculpe não era voce, era um tal de “Jean Todt “

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado