Fórmula 1: FIA anulou penalização de Austin a Alonso e restabelece 7º lugar

Por a 28 Outubro 2022 09:25

A FIA anulou a penalização pós corrida a Fernando Alonso no Grande Prémio dos EUA após o pedido da Alpine de revisão da sanção previa e restabeleceu o piloto espanhol para o 7º posto da classificação, somando seis pontos. Logo após a corrida norte-americana, a Haas apresentou um protesto alegando que o monolugar de Alonso tinha estado em pista de pista sem os índices de segurança adequados, depois deste ter perdido um espelho retrovisor em sequência do acidente sofrido com Lance Stroll.

Os comissários desportivos na altura aceitaram o protesto e penalizaram Alonso com de 30 segundos, o que o fez cair na classificação para fora dos lugares pontuáveis. No entanto, a Alpine, por sua vez, apresentou um protesto com base no facto da Haas ter apresentado o protesto inicial 24 minutos após o prazo legal. Uma primeira audiência no final da tarde de quinta-feira com todas as partes no Autodromo Hermanos Rodriguez resultou inicialmente na rejeição do protesto da Alpine devido a este ter sido, curiosamente – apresentado fora de prazo, 68 minutos depois da decisão do CCD. Isto levou imediatamente a Alpine a apresentar um pedido de revisão, com os representantes da equipa de Enstone a alegarem que estavam na posse de novas provas, que era o facto de “só às 20h53 do dia da corrida é que a equipa tomou conhecimento de que o protesto original foi apresentado 24 minutos após o prazo normal de 30 minutos”. Uma segunda audiência teve lugar na quinta-feira à noite, durante a qual ficou estabelecido que a Haas poderia ter apresentado um protesto em tempo útil ou dentro do prazo legal de 30 minutos.

Assim, os comissários desportivos no México decidiram anular a penalização de Fernando Alonso e ainda salientara que o piloto foi autorizado a permanecer em pista com um carro com um espelho retrovisor solto que acabou por cair, e “recomendam vivamente que sejam postos em prática procedimentos para monitorizar tais questões”. Além disso, diz o documento que “o Presidente da FIA iniciou uma revisão sobre a utilização da bandeira preta e laranja”.

A equipa francesa publicou um comunicado nas redes sociais, afirmando que “agradece aos comissários da FIA por se terem reunido e chegado a uma conclusão positiva sobre o assunto envolvendo o carro nº 14 do Grande Prémio dos Estados Unidos do fim-de-semana passado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Fia trapalhões! Claro que depois da fantástica corrida que o Alonso fez era injusto esta penalização para mais quando não lhe foi mostrada em prova a bandeira ou feita qualquer advertência. Agora a Haas não deixa de ter razão já que por situações menos graves diria eu o procedimento seguido foi outro. Enfim os responsáveis federativos ou são muito amadores, incompetentes ou tem agendas por detrás das decisões 😞

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Uma vez que não lhe mostraram a bandeira quando o espelho começou a abanar, quando caiu, não o desclassificaram nas verificações técnicas. Quando nunca ninguém foi penalizado por perder espelhos, quando durante a corrida não houve nenhum incidente com o Alonso devido à falta de espelho, não vejo argumentos pós corrida para dizer que o carro era inseguro, só mesmo um grupo de comissários que de repente pensavam que eram agentes da GNR.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Não me chateies
1 ano atrás

Ah ah ah ah. Agentes da GNR. Brilhante analogia.

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Isto foi uma trapalhada do começo ao fim…

917/30
1 ano atrás

Escreveu-se direito por linhas tortas…se numa mesma corrida as asas de uns abanam, caem e não são consideradas perigosas não se pode considerar perigosos os espelhos de outros que abanam, e caem…reafirmo Bauer e Tombazis são uns comediantes!

Pity
Pity
1 ano atrás

Toda esta situação seria cómica, se não fosse tão triste. Uma vez mais ficou provado que a FIA anda à nora e que dois directores de corrida alternados não resulta. Não está em causa a justiça ou injustiça de uma penalização ao Alonso, mas sim a dualidade de critérios. Magnussen levou três vezes bandeira preta e laranja porque o director de corrida, Eduardo Freitas, considerou que havia risco Alonso (e não só) não viu a bandeira porque o director de corrida Niels Wittich, não achou importante. Ou seja, um é mais rigoroso do que o outro. Para terminar, ainda bem… Ler mais »

Peter Parker
Peter Parker
1 ano atrás

Bem… depois de mais umas cambalhotas hilariantes que os responsáveis deste autêntico Circo deram, vá lá que desta vez fez-se justiça, e (re)colocaram o Alonso no lugar que muitos imaginariam inalcançável após o ocorrido com Stroll, tendo sido de longe o melhor piloto do dia por tudo o que lhe aconteceu, demonstrando que ele e o Alpine são feitos de uma robustez impressionante. A Fábula 1 desta vez não tinha muito o que fazer, até porque se afastassem este diretor (como fizeram com o outro em Suzuka) não tinham mais nenhum no banco de suplentes… 🏎🆘 O Circo está de… Ler mais »

*RPMS*™
1 ano atrás

Houve logo quem tivesse escrito por aqui, por ódio ao Alonso, que esta decisão já não podia ser anulada.
Mas, como o que os haters desejam e o que é justo são duas coisas diferentes…voilà!

Cumprimentos

917/30
Reply to  *RPMS*™
1 ano atrás

Leclerc e Hamilton no GP do Japão de 2019 acabaram a corrida apenas com um espelho e não se passou nada…agora lembraram-se todos dos espelhos!

2020
2020
1 ano atrás

Outra argola da Fiense.”..

917/30
Reply to  2020
1 ano atrás

Vai ver com quantos espelhos Leclerc e Hamilton acabaram a corrida em Suzuka 2019…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

Vou deitar foguetes e fazer uma grande festa aqui em casa. É noite branca. 👃🍚

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado