Fórmula 1 está ‘boa’ e recomenda-se…

Por a 23 Abril 2017 13:31

Decorridos que estão três Grandes Prémios de Fórmula 1, já se percebeu que a temporada de 2017 prometer ser fantástica. Para já, parecem existir muitas batalhas por várias posições, mas a que chama mais a atenção é a pelo primeiro lugar, como não podia deixar de ser. Sebastian Vettel e Lewis Hamilton estão a lutar pela conquista do título da Fórmula 1, eles que entre si contam com sete títulos mundiais e 98 vitórias em Grandes Prémios. Para já a vantagem vai para o alemão da Ferrari, depois de vencer na Austrália e Bahrein, tendo sete pontos de vantagem sobre o inglês da Mercedes, que venceu na China.

A Mercedes, que vinha a dominar a F1, viu a Ferrari intrometer-se na luta pelos títulos, estando a construtora italiana na frente do campeonato, com uma vantagem de três pontos. Esta é a primeira vez que a Ferrari está à frente do campeonato na era híbrida. Ainda que para já signifique pouco, é um sinal de que as coisas mudaram…

Antes do início da época, a Red Bull era supostamente a equipa mais próxima da Mercedes, isso não aconteceu, mas depois do Bahrein parece que a diferença para as duas equipas da frente pode vir a diminuir. Estão previstos vários melhoramentos no RB13 para o GP da Espanha, fala-se mesmo num grande upgrade. “Penso que no meio da temporada teremos seis potenciais vencedores diferentes (Os dois pilotos da Ferrari, Mercedes e Red Bull). Vamos ver as corridas sem saber que equipa ou piloto vai vencer, é perfeito”, disse Martin Brundle.

O ‘medo’ da falta de ultrapassagens depois do início da competição, na Austrália também já foi de algum modo ultrapassado, pois existiram mais de 80 ultrapassagens na China e no Bahrein, ainda que esses sejam circuitos dos melhores para haver trocas de posição, o que já não irá acontecer nas corridas que se seguem: “É preciso relembrar que a China e o Bahrein são tradicionalmente os dois GP com mais ultrapassagens na temporada. Está-se a tornar um pouco como uma jogada de xadrez, vemos um comboio de carros e esperamos que alguém faça algo”, disse Brundle.

O campeão mundial de 1996, Damon Hill, está a desfrutar das batalhas entre todos os monolugares e acredita que a relativa ineficácia do DRS devido aos novos regulamentos deste ano acrescentou uma nova dimensão à F1. “Toda a grelha parece estar em harmonia, acho que a diferença entre a frente e a retaguarda é menor do que tem sido e está a configurar-se para ser uma temporada fantástica”, disse Hill.

“O DRS agora está a forçar os pilotos a fazer outros tipos de ultrapassagens, o que é muito melhor para a F1. Os monolugares mais agressivos de 2017 são mais desafiadores de pilotar e Paul Di Resta acredita que os desenvolvimentos serão fundamentais. Tradicionalmente, isso começa aquando da chegada da caravana da F1 à Europa, no GP da Espanha, mas a Ferrari já usou uma nova asa dianteira no Bahrein: “Na Austrália, a meio da corrida, podia-se ouvir o Hamilton na rádio e ele estava sem fôlego. As equipas também precisam de estar em plena forma e isso vai continuar, só vai ficar melhor à medida que a temporada se desenrolar”, disse Di Resta.

Importante relembrar que em três Grandes Prémios, já oito das 10 equipas pontuaram, ficando a faltar apenas a Sauber e a McLaren. O próximo GP é na Rússia, já a partir de dia 28 deste mês. A Mercedes venceu as três corridas desde que o Grande Prémio voltou em 2014, Hamilton venceu nos dois primeiros anos e Nico Rosberg triunfou o ano passado. A Ferrari terminou no pódio em Sochi nos últimos dois anos e por isso é muito difícil prever quem vai ganhar.

“Acho que vamos certamente ver uma batalha Ferrari-Mercedes. É um bom circuito para as duas equipas nos últimos dois anos.” Espero que a Red Bull possa voltar lá. Eu sei que eles estão à espera do GP da Espanha para as suas atualizações, mas eu quero ver uma corrida a três”, disse Symonds.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Não em Portugal. Acabei de ver o anúncio da Movistar em Espanha, dois canais específicos de F1 e de moto GP por 10 euros por mês, ou seja 5 por cada um. Só no nosso país é que tentam roubar-nos e temos de ficar calados. E são canais reais a tempo inteiro, não como o aborto ESP xtra.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Basta passar a fronteira e já se nota diferenças. Portugal em muitos assuntos está parado no tempo.

Binha
Binha
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

O problema não é Portugal mas sim os diretores (cujos rostos desconheço) de estações de tvs e rádios que inundam e manipulam as pessoas com anos de pomadas de futiLboyadas.
Basta ver o deporto na rtp memória de elite ignorando o sucesso das transmições de wrc e Fórmula 1 glorificando cegamente a bola e os mesmos intervenientes deturpando a verdade…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Binha
7 anos atrás

Se a RTP Memória passasse repetições de corridas antigas ia ser espectacular.

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Tipo Indianápolis 2005
Primeiro pódio português na f1

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Tipo Nurburgring 1999 ou Spa não sei que ano em que na largada espetaram-se quase todos.

F1_4ever
7 anos atrás

O texto deste artigo é reprodução integral de parte do que foi a transmissão da Sky Sports F1 no último GP de F1, que eu vejo sempre seja em streaming ou posteriormente por já haver disponível na net, e que é de uma excelente qualidade e esta época ainda se tornou melhor pois contam também com a presença de Pat Simonds o ex-projectista da Williams e que tem dado explicações formidáveis acerca do funcionamento da aerodinâmica dos carros de F1 e que são do desconhecimento da maioria dos adeptos, sugiro a todos que se puderem vejam estas transmissões pois as… Ler mais »

Binha
Binha
7 anos atrás

A fórmula 1 estará boa quando pilotos do meio e fim do pelotão forem ao podium, porque isso era comum na formula 1 e vai se recomendar quando o piloto fizer diferença e não a eletrônica…

Quanto a realidade do presente está aceitável sem dúvidas antes mercedes e depois ferrari e agora temos… Mercedes e Ferrari…
Mas estar aos gritos eufóricos que temos um desporto imprevisível e agora vão voltar a ter os milhares de adeptos boa tentativa mas é falso.
É preciso eperar para ver quase no fim do campeonato não com 3 corridas…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Binha
7 anos atrás

Isso sempre foi difícil, a não ser em corridas à chuva (que agora não têm tanta influência como antes) ou no Mónaco. Já para não dizer as corridas esquisitas que ficavam carros sem gasolina ou desistiam quase todos da frente.
A electrónica infelizmente têm muita influência, mas o piloto já teve menos influência, quando por exemplo havia controlo de tracção e outras coisas do tipo. Felizmente têm sido adoptadas algumas medidas para dar mais influência aos pilotos, como o procedimento das largadas e a limitação da informação via-rádio.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado