Fórmula 1: Engenheiros da Williams queriam retirar por completo a pintura do FW44

Por a 2 Maio 2022 19:15

Os engenheiros continuam à procura de soluções para os problemas que a nova geração de monolugares apresenta. Seja o “porpoising” ou o peso excessivo dos carros, os engenheiros procuram soluções que ajudem as equipas a melhorarem os seus desempenhos, mas às vezes têm de ser parados por outros departamentos. Como aconteceu na Williams. 

A Williams juntou-se ao grupo de equipas que deixam de pintar algumas áreas dos seus carros, apresentando as peças com fibra de carbono em bruto numa tentativa de perder algum peso. A equipa de Grove deixou a fibra de carbono à vista à volta dos flancos e das entradas de ar que até estavam pintadas de azul e preto, mas os engenheiros queriam ter ido mais além: retirar por completo a pintura do FW44. 

No entanto, não houve permissão para usar um carro completamente preto, “nu” de qualquer tinta, admitiu Dave Robson, responsável da Williams. “A engenharia encontrou o marketing. Queremos que o carro tenha uma boa aparência porque isso faz parte do desporto. Não se trata apenas da pintura do carro, mas da identidade geral da marca, o que é muito importante”, salientou Robson. 

Quase todas as equipas têm problemas em atingir o peso mínimo definido nas regras, razão pela qual, afirmou Robson, ser necessário um compromisso entre ter um carro mais rápido e a identidade da equipa. “Sabemos que é extremamente difícil atingir o peso mínimo. Acrescentamos a isso o limite orçamental, o que torna tudo mais complexo”. 

O responsável da Williams admite ainda que a aparência continue como em Imola durante toda a época, porque “demoraria muito tempo se tentássemos reduzir o peso noutras zonas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Menos mal que agora os pilotos são obrigados, por regulamento, ter um peso mínimo. Senão era ver os engenheiros a dizer ao Latifi e ao Albon “bem, cada um de vocês vai ter de perder 90 kilos” e os pobres rapazes corriam com peso negativo.

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
chicanalysis
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Se há um peso mínimo para os pilotos o Ocon está ilegal, de certeza.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  chicanalysis
2 anos atrás

e o Tsunoda?

anotheruser
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Acho que o Latifi já corre com peso zero. Às vezes não está lá.

kmsdigitais
kmsdigitais
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

O Latifi corre com muita coisa a zero, não somente o peso :D. Somente a conta bancaria parece positiva 😀

Scirocco
Scirocco
2 anos atrás

O peso dos pilotos é importantíssimo. Basta ouvir o episódio do Podcast “F1 beyond the grid” c/ o Nigel Mansell para perceber como é que ele bateu completamente o Patrese (além do seu talento natural é evidente). No entanto os pilotos de agora têm uma preparação fisica e apoio na área completamente diferente do passado. Lembremo-nos de onde vêm a côr prateada dos Mercedes para perceber que este problema e esta solução já tem alguns anos.
Back to drawing board…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scirocco
2 anos atrás

O Mansell só se esqueceu de dizer que enganava o Patrese e a equipa alterando as configurações do carro para não ser copiado. Foi um excelente episódio da diva Mansell, é sempre brilhante e nunca fez asneira alguma na carreira. Compra quem quer.
Basta escutar as entrevistas do Newey, Head no motorsport. Nem falo do Dernie…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scirocco
2 anos atrás

E já que escutaste o episódio achas que alguém com o pé partido iria subir as escadas a correr e mover-se assim no pódio?
https://www.youtube.com/watch?v=Pc4Orp78EFk

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado