Fórmula 1: Domenicali vai apresentar formato de fim de semana intenso às equipas e pilotos

Por a 25 Agosto 2022 14:00

A Fórmula 1 atravessa uma época de mudanças. Os detentores dos direitos comerciais da competição, a Liberty Media, querem montar um espetáculo sem precedentes para atrair cada vez mais mercados. Para além dos novos regulamentos técnicos e financeiros, a Fórmula 1 apresentou no ano passado um novo formato de Grandes Prémios, testando as corridas sprint. Em 2022 deveriam realizar-se seis corridas deste género, mas a falta de consenso levou a que fossem apenas agendadas três, com a pretensão de na próxima época conseguir ter mais deste tipo de corridas. No entanto, as alterações ao formato de cada Grande Prémio podem não se ficar pelas sprint.

Stefano Domenicali, o CEO da Fórmula 1, pretende apresentar às equipas e pilotos um novo formato que designa de “agressivo”, onde apenas existe um treino livre e todas as restantes sessões ‘contem para alguma coisa’.

“Penso que da perspectiva dos fãs, [assegurar que] todos os dias há algo por que lutar em pista é muito importante”, disse Domenicali na Bélgica no regresso à atividade na Fórmula 1 após as férias. “O treino livre é muito interessante para os engenheiros ou para os pilotos, mas, no final do dia, no desporto, é preciso lutar por algo. Já existem limitações no calendário para [deixar de ter] três sessões de treino no fim de semana. Por isso, ter uma sessão de treinos livres na sexta-feira de manhã e, depois, sempre que entramos em pista, premiar-se algo, seria algo agressivo. Temos sempre ação. Sempre que estivermos em pista, deve haver algo porque lutar em termos de pontos ou para premiar”.

O responsável máximo da disciplina acrescentou ainda que “gostaria de ver qualquer sessão em pista, exceto a primeira, talvez, a premiar algo. Isto é algo que estou muito interessado em discutir com os pilotos e as equipas e com a FIA, porque penso que irá acrescentar intensidade” aos fins de semana.

Será mais uma alteração que leva à discussão entre as partes, mas também entre os fãs e adeptos da Fórmula 1. Não é uma pequena mudança neste caso, é querer transformar por completo o fim de semana de um Grande Prémio, que pode ser do agrado dos novos, e necessários, novos admiradores da competição, mas que pode ter forte oposição daqueles que já a seguiam.

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Esta conversa deve ter sido depois de uma refeição bem regada, só pode.
O que é que ele quer? Transformar os treinos livres numa competição? Não acredito que os pilotos e, principalmente, as equipas aceitem isso.

Scb
Scb
Reply to  Pity
1 ano atrás

Até parece que este gajo não sabe o que é F1 ou competição automóvel

Pity
Pity
Reply to  Scb
1 ano atrás

Exacto. Vindo de alguém que já dirigiu uma equipa, estas declarações ainda fazem menos sentido.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado