Fórmula 1 de ‘palas’: teste em Silverstone ajuda a ‘perceber’ visibilidade

Por a 5 Julho 2023 14:02

Já sucedeu com a introdução do Halo na F1, agora vai suceder de novo a questão estética das ‘palas’ nos F1. Do Halo já ninguém fala, tantas foram as vidas que salvou. Como será com as ‘palas’?

Na próxima semana, Silverstone recebe um teste que pode salvar muitas vidas de pilotos para além de eventuais mudanças nos traçados. Mais um vez um jovem piloto perdeu a vida em Spa, em circunstâncias semelhantes a outros acontecimentos naquela pista. Desta vez não foi o local, a saída do Raidillion e a sua falta de visibilidade a fazer a diferença, mas sim a falta de visibilidade devido à muita chuva o que levou a F1 em 2021 naquela pista a ser um passeio de poucas voltas atrás do Safety Car.

Uma morte, a de Dilano van ‘t Hoff, que sucedeu há dias na mesma pista onde irá a F1 dentro de três semanas, quando a memória da morte de Anthoine Hubert em 2019 ainda está fresca, levou novamente à discussão sobre segurança.

Todos sabem que o desporto automóvel será sempre arriscado, mas é dever de todos minimizar ao máximo essas eventualidades. As escapatórias ao redor das pistas e as barreiras propriamente ditas evoluíram muito ao longo dos anos, mas pouco ou nada se fez quanto à visibilidade. É o grande terror de um piloto, chegar muito depressa a uma zona que não vê, e estar lá um carro atravessado. E não faltam zonas dessas nas corridas dos carros mais rápidos, F1, F2, F3, WEC, IMSA, etc…

O que sucedeu agora em Spa diz bem do que se passa um Diretor de Corrida quando hesita em mandar recomeçar uma corrida naquelas condições. E a F1 está a trabalhar para resolver o problema do spray, ou pelo menos atenuá-lo. Vamos ver o que resulta do teste após o GP da Grã-Bretanha de F1, já que as ‘palas’ nas rodas serão testadas pela primeira vez num monolugar em pista.

No dia 13 de julho, a Mercedes e a McLaren vão participar num teste em Silverstone, que envolverá o encharcamento da reta de Wellington e, em seguida, a circulação de um W14 e de um MCL60.

O Mercedes terá ‘palas’ nas rodas dianteiras e traseiras e será feita uma comparação com o que sucede à passagem do McLaren, sem ‘palas’.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

3 comentários

  1. Scirocco

    5 Julho, 2023 at 14:31

    Que a morte do infeliz piloto sirva pelo menos para despoletar o processo para evitar a morte de outros.

  2. Pity

    5 Julho, 2023 at 17:08

    Enquanto não surge uma (boa) solução, é preciso que o director de corrida, seja de que competição for, tenha a coragem de suspender ou anular uma corrida, se não houver condições mínimas de visibilidade.

  3. Luís Sampaio Howell

    5 Julho, 2023 at 20:25

    coragem, a seguir virão as fitas anti-estáticas!

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado